Pular para o conteúdo principal

Trânsito de Niterói para com manifestação perto do Antônio Pedro

Cerca de 200 alunos da Universidade Federal Fluminense protestaram contra a privatização de hospitais universitários. Engarrafamentos atrapalharam toda rotina de vários bairros.

A sexta-feira foi muito complicada para quem precisou chegar a Niterói ou circular pelos bairros da cidade. Uma manifestação de estudantes de medicina e enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) desencadeou diversos pontos de congestionamento durante toda a tarde e início da noite de sexta-feira.

A lentidão teve reflexos nas avenidas Roberto Silveira, Marquês de Paraná, Contorno e Alameda São Boaventura. A Rodovia BR-101, no trecho Niterói-Manilha, registrou cerca de sete quilômetros de congestionamentos, chegando nas imediações do Shopping São Gonçalo.

Os alunos se reuniram em frente ao Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), com a finalidade de cobrar melhorias na saúde e na educação. Como a unidade de saúde fica em uma das principais vias de acesso da cidade, a Avenida Marquês de Paraná, a diminuição do fluxo de veículos no local acabou gerando reflexos.

Segundo a Niterói Transporte Trânsito (NitTrans), por volta das 10h30, horário que a manifestação começou, oito agentes de trânsito foram deslocados para a via. Ao mesmo tempo, em todos os nove cruzamentos da Avenida Roberto Silveira tinha um operador de trânsito. Mesmo assim, por volta das 13h, o trânsito começou a ficar complicado e a faixa seletiva foi aberta para escoar o fluxo. Mas não foi o suficiente.

Com o nó no trânsito da cidade, houve redução na circulação de ônibus e os pontos ficaram lotados. Além disso, muitas pessoas preferiram descer dos coletivos e seguir a pé até o destino desejado. Para o engenheiro Marcelo Campos, de 34 anos, que saiu de Icaraí e pretendia chegar ao centro da cidade, foi uma surpresa desagradável.

“Geralmente faço este trajeto em 15 minutos, talvez meia-hora. Mas hoje (ontem) já tem quase uma hora que estou no trânsito e ainda não cheguei ao Centro. Acho que vou perder meu compromisso. O trânsito na cidade é ruim e qualquer coisa colabora para gerar um caos”, afirmou.

Manifestação – Cerca de 200 alunos fizeram parte do protesto. Com cartazes em punho e gritando palavras de ordem como: “O SUS é nosso, é um direito, Antônio Pedro não vai fechar nem mais um leito”, os estudantes questionavam o fechamento de 50% dos leitos da unidade e a possibilidade de privatização dos hospitais universitários.

De acordo com um dos coordenadores do diretório acadêmico e estudante de medicina da UFF, Barros Terra, 240 funcionários entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem tiveram seus contratos rompidos. Com isso, segundo ele, metade dos leitos foram fechados, havendo apenas 134 leitos para atender a uma demanda de 2 milhões de pacientes de Niterói, São Gonçalo e outras nove cidades no entorno.

“As pessoas não são números! Atualmente, 134 leitos estão disponíveis para atender a população de 11 municípios. Queremos concurso público, funcionários estatutários para que o hospital não feche suas portas”, completou.

A administração do Huap confirmou que 50% dos leitos do hospital foram fechados, já que não há profissionais suficientes para atender a demanda da população, mas afirmou que a medida é temporária e foi tomada depois que os contratos de alguns profissionais tiveram que ser cancelados. A direção do hospital afirma, ainda, que será realizado um novo concurso público para provimento de algumas vagas na área da saúde e que luta para que um outro concurso público seja aberto o quanto antes. não presidencial.

Fonte : O Fluminense


Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde