Pular para o conteúdo principal

Nossos serviços


 Usuários:

Professores, alunos e funcionários da Universidade e comunidade em geral. Atendemos aos cursos de graduação e especialização em medicina, residência médica e cursos de mestrado e doutorado nas diversas especialidades da área médica.

Inscrições: documentos necessários

     
* Alunos de Graduação: Confirmação no IdUFF da inscrição do aluno ou plano de curso ou declaração da Coordenação de curso que comprove sua matrícula em disciplinas, CPF e identidade;

* Alunos de Pós-Graduação: Declaração que comprove que o aluno está regularmente matriculado e constando a validade do curso ou que na listagem fornecida pelas Coordenações dos cursos seja localizado o nome do aluno, identidade, CPF para cadastro;

* Estagiários: Declaração da chefia imediata constando o prazo do estágio;

* Residentes: Caso a listagem de residentes ainda não tenha sido entregue à biblioteca, o aluno deverá trazer uma Declaração da COREME constando o prazo e a especialidade da residência;

* Funcionários e Docentes: Último contracheque, identidade e CPF para cadastro;

* Professores Substitutos: Declaração da Coordenação com data de início e fim do contrato;

* Comunidade externa: Está restrita à consulta local, e só poderá fazer a retirada do material bibliográfico para cópia mediante apresentação de identidade para arquivar junto à ficha do livro até a devolução do mesmo.

 OBS: A validade da inscrição permanece durante o tempo de vinculação do inscrito com a Universidade.

Empréstimo de livros:

→ O limite / usuário é de 3 livros e o prazo é de 7 dias.
→ Os livros com tarja vermelha (consulta) são emprestados somente na sexta-feira, a partir das 12h, e devem ser devolvidos na segunda-feira seguinte até 12h.
→ O atraso no prazo de devolução do livro acarretará em suspensão. Para cada dia de atraso serão computados 5 dias de suspensão. Em caso de livros de consulta, para cada dia de atraso, 15 dias de suspensão.
→ Na época da matrícula serão encaminhadas às coordenações dos cursos as listas dos devedores e estes só poderão fazer a matrícula com o "nada consta" da biblioteca.

Empréstimo de chave (Escaninho):

É um empréstimo diário cujo usuário requisita uma chave para colocar seus pertences e é permitido para utilização do espaço interno da Biblioteca para estudo, leitura.

A chave deverá ser devolvida até às 19:45h para que não haja penalidade.

Extravio:

      O usuário é responsável pela chave em seu poder. Em caso de extravio e/ou dano da chave, o usuário deverá indenizar a biblioteca com outra chave.

 Reservas:

Os usuários poderão efetuar reservas das obras de seu interesse que estiverem emprestadas, para isto, deverão se dirigir ao balcão de empréstimo, fazer a solicitação ou a própria pessoa pode entrar no sistema pergamum , fazer a reserva e aguardar email de aviso do sistema para retirar o livro, que estará separado  e disponível no prazo de 48 h.

OBS: Se o usuário não procurar o livro no prazo, a reserva será cancelada e transferida para o próximo usuário da reserva.

Atraso na devolução:

Será aplicada suspensão para o usuário que não entregar a obra no prazo previsto.

* Para cada dia de atraso na devolução da obra emprestada, serão contados 05 (cinco) dias de suspensão.

* No caso de livros de consulta, serão contados 15 (quinze) dias de suspensão para cada dia de atraso.

* Será aplicada suspensão de 05 (cinco) dias, vide 01 (um) dia de atraso de devolução de livros, para o usuário que não devolver a chave do escaninho no mesmo dia do empréstimo.

OBS: O usuário que estiver com obras em atraso não poderá utilizar o serviço de empréstimo em nenhuma outra biblioteca do sistema SDC/UFF.


Extravio:


      O usuário é responsável pela obra em seu poder. Em caso de extravio, danos, etc., o usuário deverá indenizar a biblioteca com outro exemplar ou obra de valor equivalente, por indicação da biblioteca.

Consulta

Não será permitida a entrada de usuários portando bolsas, sacolas, pastas ou similares, na área destinada ao acervo da BFM. O livre acesso às estantes é permitido somente ao acervo de livros, teses, monografias e à sala de referência. Os títulos de periódicos deverão ser solicitados para consulta e xérox ao funcionário responsável. Pede-se ao leitor não colocar a publicação consultada na estante, e sim deixá-la sobre qualquer mesa.

A Biblioteca oferece

→ Levantamento bibliográfico;
→ Normalização de Documentos;
→ Ficha catalográfica (monografias, dissertações e teses);
→ COMUT - cópia de teses, artigos de periódicos, capítulos de livros etc;
→ CCN - localização de títulos de periódicos em outas instituições;
→ Empréstimo domiciliar;
→ Consulta na Biblioteca;
→ Serviço de referência.

→ Treinamento e orientação de usuários para utilização dos recursos de informação abaixo:

→ Para acessar o Catálogo eletrônico:

Autenticação Meu Pergamum - <https://app.uff.br/pergamum/catalogo/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php>

Meu Pergamum Mobile - <https://app.uff.br/pergamum/catalogo/mobile/index.php>

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada