Pular para o conteúdo principal

Degeneração macular, principal causa de cegueira após os 65 anos, tem tratamento

Um dia, ela acordou e percebeu que não podia mais ler as notícias no jornal. Uma mancha turva no centro da visão impedia a leitura. Apesar de vir ignorando os sinais há alguns meses, agora tinha certeza: alguma coisa estava errada. Procurou um oftalmologista e, numa quarta-feira de setembro do ano passado, Wanda Pereira, de 67 anos, recebeu o diagnóstico de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A doença é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 65 anos. A boa notícia é que mais uma droga para desacelerar sua progressão e melhorar a visão chega ao Brasil no ano que vem.

- A DMRI não apenas priva a pessoa de enxergar. Ela rouba a independência do paciente e acaba dobrando os riscos de morte - disse William Li, diretor-médico da Fundação Angiogênese, uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA.

Decorrente de múltiplos fatores, a doença ocasiona perda da visão central de um ou de ambos os olhos. Isso porque compromete a mácula, região da retina responsável pela visão detalhada e pela percepção das cores.

- Se não é diagnosticada precocemente e tratada em tempo hábil, a doença gera prejuízos à qualidade de vida do paciente - disse Bram Rutgers van der Loeff, presidente da Dutch MD Association, uma associação holandesa que apoia portadores de DMRI.

Há duas formas da doença: a seca e a úmida. Esta última, a mais grave, se caracteriza por um crescimento anormal de vasos sanguíneos no tecido que fica atrás da retina, danificando-a.

- Os remédios, aplicados por injeções dentro do olho, fazem com que os vasos sanguíneos sequem e cicatrizem, minimizando os danos - explica o oftalmologista Alexandre Pereira, membro titular da Sociedade Brasileira Retina e Vítreo.

Prevenção à mesa

Ao contrário da córnea, que pode ser trocada por transplante, e do cristalino, substituído por uma lente nas cirurgias de catarata, a retina, uma vez danificada, não pode ser recuperada. É lá que estão os fotossensores que captam a luz. Por isso, apesar dos tratamentos disponíveis para barrar a progressão da lesão, o melhor é prevenir seu aparecimento.

- A primeira coisa a fazer é parar de fumar. O cigarro prejudica a irrigação sanguínea nos olhos - alerta William Li.

Além de visitar o oftalmologista periodicamente, fazer exercícios e ter uma alimentação balanceada podem fazer toda a diferença.

- A visão sofre alterações ao longo dos anos, mas o indivíduo saudável costuma apresentar uma perda de acuidade visual normal - destaca o diretor médico da área de oftalmologia da Bayer, Oliver Zeitz.

Estudos mostram que determinadas vitaminas, como C e E, podem retardar o desenvolvimento da degeneração macular. Outros aliados são os betacarotenos, presentes principalmente em vegetais de folhas verdes, o selênio, encontrado em nozes, e o ômega-3, que pode ser obtido nos peixes.



Fonte : Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde