Pular para o conteúdo principal

Dez hábitos que fazem mal à visão

Ler dentro do carro em movimento, assistir TV de muito perto, dormir com lente de contato, não retirar a maquiagem antes de dormir, usar colírios sem prescrição médica e cutucar o olho sem lavar as mãos são hábitos comuns do dia a dia. A questão é que estas práticas podem prejudicar a saúde dos olhos e fazer mal à visão.

Este é um dos sentidos mais usados na rotina e mais suscetíveis a problemas produzidos pelo próprio indivíduo. Um bom exemplo é que quem precisa de óculos ou lentes de contato fica absolutamente dependente da correção, mas não presta atenção nos devidos cuidados de higiene e saúde até que algum problema ocorra.

— É comum que se force a vista, não se cuide da saúde dos olhos e não se faça o acompanhamento com o oftalmologista, mesmo que se sinta dores de cabeça ou enjôos, por exemplo — observa o oftalmologista clínico Richard Yudi Hida, colaborador e membro do Grupo de Estudo em Superfície Ocular do Departamento de Oftalmologia da USP.

O médico explica que quando se faz um exercício exagerado, a musculatura do corpo fica cansada. Com os olhos é a mesma coisa: ficar dez horas na frente do computador e forçar a vista para enxergar no escuro ou em movimento provocam a fadiga dos olhos. Ele oriente sobre a importância de preservar hábitos saudáveis como alimentação balanceada, higiene e exames preventivos para preservar a saúde ocular.

Sobre lentes de contato, Dr. Richard diz que elas devem ser higienizadas com produto adequado com a frequência indicados pelo oftalmologista, retiradas para tomar banho e para dormir. O médico reforça que os olhos devem relaxar e respirar para que não sejam mais um problema para a saúde.
Para garantir o relaxamento dos olhos, a recomendação é fechá-los levemente por algum tempo e depois olhar para longe, na paisagem, pelo menos seis metros a frente. Esta distância deixa o foco no infinito, por isso o olho não fica focando em nada e consegue relaxar.




Usar muito o celular faz mal?

Considerando que ver TV de muito perto, ler no escuro ou ler no carro ou no ônibus em movimento são hábitos listados como prejudiciais à saúde dos olhos, é quase automático imaginar que as horas que se passa na frente da tela do celular ou do tablet sejam a condenação dos olhos. O oftalmologista Richard Yudi Hida explica que não existe nenhuma comprovação de que o uso dos celulares faça mal à vista. Sua principal observação sobre o assunto é a respeito da emissão da luz azul pela tela do aparelho.

— O corpo humano regula o ciclo do dia a partir da emissão de luz azul no ambiente. Por emitir essa cor nas telas, o uso exagerado dos celulares não causam um tipo de problema nos olhos, mas podem ajudar a bagunçar o sono — diz.

O médico explica que é como se o organismo perdesse a referência de quando é dia e noite e desregulasse o descanso. Por isso, reduzir o uso dos celulares à noite é bom para controlar o estresse e regular a vida social e também para tranquilizar o sono.




Não enxergo 3D, e agora?
O Dr. Richard Yudi Hida afirma que pessoas que não enxergam 3D na verdade têm baixa de visão em pelo menos um dos olhos. Ele explica que a noção de profundidade acontece com a integração da boa visão nos dois olhos. Por isso, ter o grau desregulado em um dos olhos ou mesmo um princípio de catarata podem prejudicar o entretenimento 3D.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial