Pular para o conteúdo principal

Entenda o anticoncepcional masculino que funcionará como ‘vasectomia reversível’

Quase seis décadas após a comercialização da pílula anticoncepcional, em 1960, que abriu portas à revolução sexual feminina, um novo contraceptivo pode trazer avanços ao dividir a responsabilidade entre o casal. Só que, dessa vez, é direcionado aos homens. A promessa é que o “Vasalgel” esteja no mercado a partir de 2018, mas já vem levantado a curiosidade de muitos. Nos últimos dias, uma matéria do EXTRA de 2014, que explicava o anticoncepcional masculino, voltou a ser muito compartilhada nas redes sociais.

— Não chega a ser uma pílula masculina, funciona como uma vasectomia reversível. É uma ideia bem atraente, mas ainda é cedo para dizer, porque só foram feitos estudos em animais — explica Eduardo Bertero, chefe do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia.



O remédio, diferente da pílula, não leva hormônios e não exige que o homem faça uso diariamente: uma injeção única faria efeito por longo período. Comparado à vasectomia, o novo método parece ter a preferência dos homens: 87,3% disseram que prefeririam o Vasalgel, mesmo se o produto não fosse reversível, segundo uma pesquisa conduzida pela organização que investe na sua produção, a Parsemus Foundation.

— A vasectomia, embora 100% eficaz, é tabu, muitos homens têm medo de ficar impotente, embora isso não seja verdade — diz o médico.

Segundo a Parsemus, a indústria farmacêutica “não tem interesse em um medicamento com efeitos de longo prazo”. Esse seria um dos motivos para que, mesmo com o avanço da ciência, até hoje ainda não se tenha criado um contraceptivo masculino. Eduardo destaca que os produtos testados até hoje falharam:

— O grande dilema da pílula masculina é que os medicamentos já testados interrompiam a fertilidade do homem, mesmo quando ele parava com o uso.



O Vasalgel é inspirado no Risug, tecnologia da Índia em fase de testes avançados que também utiliza gel injetado nos vasos deferentes, mas com outra fórmula. Há, ainda, mais contraceptivos para homens em fase de teste. Um deles é a gendarussa, planta que poderia interromper a fertilização impedindo que o espermatozoide libere uma enzima capaz de romper o óvulo.

Outro, menos avançado, é o “clean sheets pill” (“pílula dos lençóis limpos”, em português), que impede que o homem ejacule na hora do orgasmo. Esse último, porém, é polêmico: 20% dos homens disseram, a uma pesquisa americana, que não usariam “de jeito nenhum” o método, por acreditarem que um orgasmo sem ejaculação não seria tão prazeroso. Outros 60% disseram que precisam saber mais sobre este contraceptivo.

Benefícios também para as mulheres

A psicóloga e sexóloga Priscila Junqueira afirma que a revolução do anticoncepcional masculino favoreceria até o relacionamento entre o casal.

— O homem poderia ir para a relação mais tranquilo e a mulher teria a liberdade de decidir não entupir seu corpo com hormônio — diz a especialista, que afirma que a responsabilidade recair só sobre a mulher é um resquício do machismo: — É muito fácil falarem que não querem ter o filho, mas não usam a camisinha e jogam a responsabilidade todinha na mulher.

O risco, segundo Tomás Accioly, chefe do serviço de Urologia do Hospital Federal da Lagoa, é que o homem abandone o uso do preservativo, aumentando os riscos de o contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs):

— O perigo disso seria diminuir o uso da camisinha. A coisa já está complicada com a juventude achando que só acontece com os outros.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

COREMU 2012

Concurso de seleção para residência multiprofissional Período de inscrições: 17/10/2011 a 24/10/2011 Data da prova: 06/11/2011 ESPECIALIDADES   NÚMERO DE VAGAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENFERMAGEM FARMÁCIA EDUCAÇÃO FÍSICA ATENÇÃO EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA 03 02 03 ATENÇÃO EM ONCOLOGIA 04 02 01 ATENÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA 04 01 02 Site do curso: http://www.coseac.uff.br/coremus.htm COSEAC - tel: (21)2629-2805 ou (21)2629-2806 COREMU - tel: (21)2629-9330 ou (21)2629-9414 ou (21)2629-9415