Pular para o conteúdo principal

Saiba como notar os sintomas e se prevenir de anemias

Palidez, sensação de fraqueza, falta de ar ao realizar pequenos esforços. Esses são alguns dos sintomas da anemia, problema que afeta principalmente mulheres em idade reprodutiva e crianças em fase de crescimento. A condição é caracterizada pela diminuição dos níveis de hemoglobina (proteína responsável por distribuir oxigênio pelo corpo) no sangue.
— A anemia pode surgir rapidamente, de um mês para o outro, ou pode durar meses para ser desenvolvida. Na maioria das vezes, ela não é uma doença em si, mas a manifestação de que algo errado está acontecendo no corpo. Se a mulher menstrua mais que o normal, por exemplo, ela tem mais chance de ter anemia — explica Eduardo Mellen, hematologista do Hospital Quinta D’Or.
A principal causa de anemia é a deficiência de ferro no organismo. O nutriente é o grande responsável pela formação da hemoglobina e sua falta prejudica a produção da proteína. A manutenção do mineral no corpo pode ser feita através de uma alimentação balanceada que inclua carne vermelha, ovo, hortaliças verde escuro (brócolis e agrião), beterraba crua, feijão e aqueles ricos em vitamina C (como laranja, acerola, morango) que ajudam na absorção do ferro pelo organismo.
O diagnóstico é feito por meio de um hemograma, exame que detalha a quantidade de cada componente do sangue. A anemia é constatada quando há menos de 12g/dl (gramas por decilitro) de hemoglobina no sangue quando mulher, 13g/dl quando homem e 11g/dl quando gestante ou criança.
Problema eleva risco de doença cardiovascular
O tratamento vai depender da causa da anemia.
— Se for por carência de nutrientes, basta corrigir o fator carencial, aumentando o consumo de alimentos ricos em ferro, vitamina B12, vitamina B6, ácido fólico e vitamina C, que são os principais fatores e cofatores na produção de sangue — orienta o endocrinologista Jorge Jamili, da clínica Medicina Preventiva e Regenerativa.
Um dos grandes riscos de quem está anêmico é sofrer de problemas cardiovasculares.
— Quando temos anemia, nosso corpo tenta compensar a falta de hemoglobinas sobrecarregando o coração, que vai ter que bombear sangue mais rápido para que o oxigênio chegue a todas as partes do corpo. Isso pode aumentar a pressão sanguínea do paciente — alerta Eduardo.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial