Pular para o conteúdo principal

Radiação solar no couro cabeludo pode causar câncer ou perda de cabelo

O couro cabeludo muitas vezes é uma área negligenciada em nosso corpo. Na maioria das vezes, só nos preocupamos com ele quando aparece alguma ferida. Neste período de praia, piscina e intensa exposição ao sol, é preciso tomar alguns cuidados com esta região.
— Essa área é mais sensível e, por isso, precisamos do cabelo para protegê-la — diz Tatiana Gabbi, Assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Quem tem pouco cabelo ou é careca precisa tomar ainda mais cuidado com o couro cabeludo, já que a região fica mais exposta às radiações ultravioleta A e B.
— As pessoas que tem pouco ou nenhum cabelo nessa área correm mais risco de desenvolver um câncer de pele nesta região. Então, quem é calvo ou careca deve proteger o couro cabeludo da mesma maneira que protege todo o resto do corpo — recomenda Márcio Crisóstomo, cirurgião plástico especializado em transplante capilar.
E mesmo quem tem cabelo deve se preocupar em proteger o couro cabeludo. Caso contrário, pode acelerar processo de queda de cabelo.
— A alopecia senescente é a perda de cabelo que acontece com o passar dos anos e uma das causas que adiantar este problema é a exposição ao sol — alerta Tatiana.
Para evitar queimaduras e desenvolvimento de feridas e outras doenças, é preciso tomar alguns cuidados com o couro cabeludo antes e depois de ir à praia ou à piscina (confira no infográfico ao lado).
É comum, quando ficamos expostos sem proteger nossa cabeça, que a região fique avermelhada. Caso a queimadura apresente uma ardência que incomode demais o paciente, é preciso procurar ajuda médica para solucionar o problema.
Como não se queimar
Protetor solar
Do mesmo jeito que o protetor solar deve ser usado no corpo, ele deve ser passado no couro cabeludo. Os carecas devem passar em toda a região, enquanto quem tem cabelo deve proteger as áreas que ficam expostas. O protetor deve ter, pelo menos, 50 de Fator de Proteção Solar (FPS)
Bloqueio físico
Recomenda-se usar bonés e chapéus para proteger a área. Não há problema se o cabelo ou a cabeça estiver molhada. Dê preferência aos acessórios que contenham proteção contra os raios ultravioletas
Barracas
Caso você não tenha chapéu ou boné ou queira aumentar a proteção, fique debaixo da barraca na praia ou na piscina
Lave os fios
Assim que sair da praia ou da piscina, lave os cabelos. A água salgada e o cloro da piscina agridem os fios e o couro cabeludo
Hidrate a área
Se você perceber que a região do couro cabeludo está avermelhada, hidrate a área borrifando água termal
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada