Pular para o conteúdo principal

Artrose: saiba como tratar a dor com a medicina intervencionista

A artrose pode afetar as articulações de várias partes do corpo. Mas tem tratamento


Doença articular das mais conhecidas, principalmente por idosos, a artrose, que afeta o quadril do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,é um dos assuntos do livro “Existe vida além da dor”, da médica intervencionista em dor Drª. Amelie Falconi. Na publicação, ela destaca a importância da medicina intervencionista para o tratamento da doença.

— Esses procedimentos representam um degrau importante no tratamento, antes mesmo de se considerar a cirurgia, por darem oportunidade para que o paciente fique mais confortável e consiga realizar uma reabilitação de maneira adequada — comenta a médica.

Amelie explica que tais técnicas aliviam as dores atacando os nervos sensitivos que inervam as articulações e desempenham um papel importante na transmissão da dor. Segundo ela, isso acontece de duas formas: realizando o bloqueio desses nervos (as chamadas infiltrações), visando ao alívio imediato da dor; e através de neurólises ou radiofrequências, ambos procedimentos de alívio mais duradouro.

Tais procedimentos podem ser combinados com outras técnicas, como a viscossuplementação, que é a infiltração de ácido hialurônico, por exemplo. Drª. Amelie diz que este procedimento busca melhorar a viscosidade do líquido que fica dentro das articulações, o chamado líquido sinovial, funcionando como uma lubrificação das articulações.

— Como consequência a inflamação articular diminui e o paciente sente menos dor, diminuindo o inchaço e melhorando a mobilidade da articulação — comenta.

A viscossuplementação oferece ainda melhores resultados, segundo a médica, se for guiada por ultrassom.

— A técnica permite melhor visualização da agulha e seu posicionamento correto durante o procedimento — avisa a especialista.

Além disso, é recomendada aos pacientes por ser uma intervenção pouca dolorosa, que pode ser realizada após anestesia local, caso haja necessidade. Outros tipos de tratamentos, que, se combinados com procedimentos intervencionistas, geram bons resultados para a mitigação da dor resultante da artrose são as terapias biológicas. Elas fazem parte da medicina regenerativa, cujo intuito é regenerar tecidos e órgãos danificados no corpo. Drª. Amelie explica que a terapia biológica consiste no uso de produtos ou células obtidas do próprio paciente ou de pessoas doadoras, visando regenerar ou cicatrizar lesões teciduais por meio da ação reparadora destas células, do controle da resposta inflamatória e do estímulo na formação de novos vasos sanguíneos.

De acordo com a médica, essas células ou produtos biológicos são obtidos com técnicas minimamente invasivas e aplicados nos pacientes por meio de infiltrações locais ou aplicações articulares conforme a dor e/ou lesão do paciente. Dentre as técnicas utilizadas pode-se destacar aquela que aproveita o aspirado da medula óssea (BMA).

— O BMA contém células-tronco mesenquimais, pluripotentes, que possuem a habilidade de se diferenciar em outras células.


Degradação da cartilagem


A artrose ou osteoartrose é uma doença articular degenerativa caracterizada pela degradação da cartilagem articular, esclerose do osso subcondral, inflamação e formação de osteófitos. Segundo a doutora, a doença é uma das principais causas de dor e limitações da população idosa. Sendo assim, uma de suas causas é o próprio envelhecimento, mas não só: traumas articulares, e obesidade (inflamação e excesso de peso) também o são.

— Tanto que pacientes jovens podem apresentar artrose, geralmente em razão de doenças inflamatórias ou traumas secundários ao esporte — alerta ela.


Exercício físico e dieta

No que diz respeito à inflamação como causa da artrose, a médica explica que os mediadores inflamatórios que estão aumentados no paciente com este tipo de doença levam à degradação da cartilagem articular por meio de diversos mecanismos. Portanto, o controle da inflamação crônica é indispensável para o tratamento e prevenção da artrose. E uma das melhores maneiras de fazer esse controle é por meio de modificações no estilo de vida, que incluem exercício físico e dieta. De acordo com a médica, exercícios de fortalecimento muscular, por exemplo, além de protegerem a articulação articular, que evita o desgaste do osso e o surgimento da artrose, são importantes para a manutenção da massa magra, que auxilia no controle do peso e no tratamento da obesidade e da inflamação crônica.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/