Pular para o conteúdo principal

Uso diário de maquiagem detona a pele? Veja cuidados básicos para usar a make sem culpa ou riscos

 

Sandy em entrevista ao Fantástico — Foto: Reprodução/TV Globo


A cantora Sandy, da dupla Sandy e Júnior, afirmou no primeiro episódio do programa Angélica: 50 & Tanto", exibido no Fantástico, que não consegue ficar sem usar maquiagem. Durante a conversa com Maísa, Fernanda Souza e Angélica, ela disse que não se sente à vontade de mostrar o rosto limpo.

“Eu estou desacostumada da minha cara normal, lavada (...) minha cara é aquela. A minha cara é essa que as pessoas veem pronta”, afirmou Sandy.

Mas, afinal, usar maquiagem todos os dias como a Sandy pode prejudicar a pele? A maquiagem envelhece? Tem como usar maquiagem todos os dias e ainda assim ter a pele saudável?

O g1 conversou com dermatologistas para entender melhor quais são os efeitos que o uso constante de maquiagem pode causar na pele e quais são os cuidados ideais para ter uma pele saudável sem abandonar a make.

Maquiagem envelhece a pele?


Segundo a dermatologista Elisete Crocco, coordenadora do setor de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), usar maquiagem todos os dias não necessariamente envelhece se o uso, a limpeza e a hidratação da pele forem feitos como indicado.

“Ao fazer uma grande cobertura, você não permite a irradiação solar na superfície da pele como se você não tivesse [passado] nada. Então, uma grande cobertura não permite a incidência dos raios de sol diretamente”.

Por outro lado, se a maquiagem não for usada de forma adequada, pode trazer danos para pele e causar desequilíbrios que podem aumentar os sinais de envelhecimento, como explicado pela dermatologista Marcelle Nogueira, médica dermatologista pela USP, especialista em envelhecimento da pele e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Sinais de envelhecimento na pele [aparecem] principalmente quando o paciente usa produtos que não são adequados para o tipo de pele dele”, explica Marcelle.

Como a pele pode piorar usando maquiagem todo dia?


Os dermatologistas afirmam que, geralmente, produtos que não condizem com a pele do usuário podem prejudicar a pele causando:

  • Obstrução dos poros;
  • Mudança na qualidade da pele e no pH;
  • Espinhas e cravos;
  • Alergias;
  • Aumento da oleosidade;
  • Comedões (lesões de acne que surgem principalmente na zona “T” (testa, nariz e queixo); e
  • Doenças de pele.
Produtos sem oleosidade: Para que isso não aconteça, Elisete Crocco indica não comprar produtos que tenham muitas bases e componentes de muita oleosidade.

Remoção correta: A dermatologista acrescenta que "a grande questão é se a pessoa não faz uma remoção correta da maquiagem”.

Higienização dos pincéis: Outro ponto reforçado por Vitor Bechara, dermatologista especialista pela SBD e professor de cosmiatria na UFRJ, é a higienização dos pincéis ou esponjinhas que podem transmitir infecções bacterianas e causar infecções na pele.

Ele indica lavar pelo menos uma vez na semana ou a cada 15 dias os utensílios com água morna e sabonete líquido neutro.

“As infecções de pele podem se apresentar como pápulas avermelhadas e até mesmo pústulas”, que são bolinhas de pus, explica Vitor.

Qual a rotina de cuidados ideal antes e depois da maquiagem?

➡️ Antes

1 - O primeiro passo antes da maquiagem é lavar o rosto. A dermatologista Elisete indica passar também água micelar para garantir que nenhuma sujeira ficou na pele.

“A água micelar tem uma capacidade de captar a sujidade da pele, jogar para dentro das micelas e remover. Então, isso vai fazer muita diferença ao longo fazer essa obstrução”, explica Elisete.

2 - Em seguida, vem a hidratação de acordo com o tipo de pele, então se a pele é oleosa, o produto utilizado tem que ser próprio para ela.

➡️ Depois

1 - Para retirar todo resquício de produto, o ideal é usar um demaquilante aplicando suavemente com um algodão.

Marcelle, dermatologista e especialista em envelhecimento da pele, também sugere usar um demaquilante bifásico para limpeza antes de dormir quando a pessoa está com maquiagens que fixam mais, como máscara de cílios à prova d'água.

“O demaquilante bifásico vai ter um poder maior quimicamente de tirar esse tipo de fixação das maquiagens nos momentos antes de dormir”, afirma.

Água micelar pode ser usada de novo e o sabonete também. Depois, basta hidratar com um produto adequado para o tipo de pele e, se quiser, usar um tônico facial para equilibrar o pH da pele.

Como cuidar da pele gastando pouco?

Para quem tem um orçamento máximo para gastar com a pele, produtos para priorizar são:

  • Sabonete adequado para a pele do rosto;
  • Água micelar ou tônico;
  • Hidratante leve;
  • Esfoliante.
Se a pessoa cumprir todas as etapas corretamente de sempre remover e fazer o seu cuidado de renovação celular, ela poderia usar maquiagem todos os dias, não tem problema nenhum.
— Elisete Crocco, dermatologista

Para a dermatologista Marcelle, opções de uma rotina de cuidado mínima podem ser lavar o rosto com sabonete de manhã e ao final do dia, hidratar a pele ou escolher um tônico e usar filtro solar.

“Importante trazer o tratamento que aquela pele precisa de manhã e à noite”, explica Marcelle sobre usar produtos que tenham mais de um objetivo, como hidratar e equilibrar o pH.

Maquiagens mais caras são melhores para a saúde da pele?

Não. Isso é consenso entre os dermatologistas ouvidos. Eles explicam que um produto pode ser muito bom para uma pele e péssimo para outra. Depende do que a pessoa precisa e não necessariamente da marca - ou do preço.

Elisete diz que, “em geral, elas [maquiagens mais caras] têm uma cosmética mais agradável”.

A dermatologista Marcelle dá dicas para escolher cosméticos dependendo do tipo de pele:

Para peles mais oleosas e jovens, propensas a ter espinhas ou cravos, é indicado que a pessoa procure cosméticos não comedogênicos, ou seja, que não gera cravos. Essa indicação geralmente está no rótulo do produto.

Para peles mais maduras ou secas, é melhor usar produtos que possam hidratar a pele. Um exemplo são cosméticos cremosos ou mais líquidos, e que não sejam pós-matificantes, ou seja, que deixam um aspecto seco depois de aplicado.

O ideal para peles maduras ou secas, segundo Marcelle, é não utilizar produtos que contenham álcool na formulação.

“Além de ressecar, pode também irritar a pele que é mais seca e aumentar esse aspecto de rugas”, explica.

E para as peles sensíveis, é recomendado não usar produtos que tenham fragrância e evitar conservantes.

“Eles podem trazer um pouco mais de irritação para essas peles que são sensíveis”, conclui Marcelle.

Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

Anvisa suspende lote de paracetamol e de outros 3 remédios de laboratório

Quatro medicamentos produzidos pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A. tiveram lotes suspensos por determinação da Anvisa, entre eles o Paracetamol 500 mg, indicado para febre e alívio de dores. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20). O lote 1998101 do Paracetamol 500 mg, com validade em 11/2015, foi suspenso depois que um consumidor contatou o Procon para denunciar  que havia um parafuso no lugar de um dos comprimidos, em uma das cartelas do medicamento. Após notificação do Procon, o laboratório já iniciou o recolhimento voluntário do lote, que foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. O medicamento Cetoconazol 200 mg, indicado para tratamentos de infecções por fungos ou leveduras, teve suspenso o lote 1048105, com validade em 6/2015.  O motivo da suspensão foi uma queixa de um consumidor feita ao SAC do laboratório. Ele afirmou que encontrou um outro medicamento, o Atenolol 100 mg, na cartela do Cetocona...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...