Pular para o conteúdo principal

Huap realiza atividades no Dia Mundial sem Tabaco

O Huap participa amanhã, dia 31 de maio, da campanha pelo Dia Mundial sem Tabaco, com base na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). Durante todo o dia será feita a distribuição de panfletos, exposição de cartazes e apresentação de vídeos educativos sobre o combate ao tabagismo.  Alunos da medicina que participam da iniciação científica e do programa de extensão relacionados ao tabagismo estarão envolvidos nas atividades.

O hospital conta com o programa de controle do tabagismo que é coordenado pela assistente social, Regina Célia Siqueira Silva. O fumante interessado em participar do grupo recebe o encaminhamento do hospital e deve procurar a assistente social no ambulatório todos os dias pela manhã.

O paciente inicialmente passa por um atendimento individualizado com a assistente social e com a médica, quando são obtidas informações para se traçar seu perfil, classificando-o segundo o grau de dependência. Ao final dos encontros, os pacientes que conseguem parar de fumar são acompanhados quinzenalmente para manutenção. Aqueles resistentes ao fumo continuam a receber tratamento individualizado semanalmente.

Para a professora Ângela Santos Ferreira, médica pneumologista do projeto só com a utilização de medicamentos não se obtêm resultados efetivos. o tabagismo é classificado pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental que causa dependência física, química e psicológica, explica a professora.Ao parar com a medicação, os pacientes, em sua maioria, retornam ao vício. Devido às atividades que promove para combater o fumo, o Huap é uma das três unidades em Niterói credenciadas pelo MS para tratar pacientes tabagistas.

 O Huap, é localizado na Rua Marquês do paraná, 303, Centro, Niterói.

Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT)

O objetivo principal da CQCT é preservar as gerações, presentes e futuras, das devastadoras conseqüências sanitárias, sociais, ambientais e econômicas do consumo e da exposição à fumaça do tabaco. Ela estabelece como algumas de suas obrigações a elaboração e atualização de políticas de controle do tabaco, o estabelecimento de um mecanismo de coordenação nacional e de cooperação com outros Estados Partes, e a proteção das políticas nacionais contra os interesses da indústria do tabaco.

Ao ratificarem a CQCT, os Estados Partes assumem o compromisso da construção de uma Agenda de Estado com vistas à implementação de medidas legislativas, executivas, administrativas e/ou outras medidas adequadas para prevenir e reduzir o consumo de tabaco, a dependência da nicotina e a exposição à fumaça do tabaco, além de cooperar com outros Estados Partes na elaboração de políticas, protegendo estas dos interesses comerciais da indústria do tabaco.

Os Estados Partes devem cooperar  com organizações intergovernamentais internacionais e regionais e com outros órgãos competentes para alcançar os objetivos da Convenção e dos protocolos aos quais tenham aderido. Também devem auxiliar  na obtenção de recursos financeiros para a implementação efetiva da Convenção por meio de mecanismos de financiamento bilaterais e multilaterais, tendo em conta os recursos e os meios a sua disposição.
Fonte: HUAP

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada