Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial sem Tabaco: cigarro pode matar 8 milhões de pessoas até 2030

Organização Mundial da Saúde classifica o fumo como um dos fatores que mais contribuem para as doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema


O dia 31 de maio foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial sem Tabaco, e segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o Brasil é um dos 172 países signatários da data. Para comemorar, hospitais e policlínicas realizam programas educativos durante toda a terça-feira.

A Policlínica Regional Sérgio Arouca informou, em nota, que participará da comemoração a partir das 9 horas, em atenção aos termos estabelecidos na Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

“Para conscientizar as pessoas de que o fumo só faz bem aos que comercializam o cigarro, a policlínica programou palestras sobre os malefícios do fumo e a exibição de vídeos”, informou.

Já o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) distribuirá, durante todo o dia, panfletos educativos, além de uma exposição de cartazes e apresentação de vídeos sobre o combate ao tabagismo. Alunos da medicina que participam da iniciação científica e do programa de extensão relacionados ao tabagismo estarão envolvidos nas atividades.

Para muitos, programações como essas podem ser um incentivo a mais para obterem uma vida mais saudável.
“Pretendo passar a terça-feira sem fumar, e quem sabe, depois da data, parar de vez com o vício.”, afirmou o fotopaginador Silvio Cezar da Silva Barros de 43 anos.

De acordo com a FMS a terça-feira pode mobilizar até mesmo autoridades para que Leis contra o tabagismo sejam aprovadas.

“A Coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tabagismo, Cristina Cantarino, fará palestra sobre o tema, nesta terça-feira para os deputados, em Brasília. Os congressistas estarão votando diversas Leis sobre o assunto”, informou a Fundação.

Segundo dados estatísticos da OMS, o tabagismo mata cerca de seis milhões de pessoas a cada ano, sendo 200 mil brasileiros. Segundo os organizadores, a informação, aliada à educação, é a ferramenta mais poderosa para proteger a população dos males provocados pelo hábito de fumar.

Porém, mesmo com informações, algumas pessoas admitem que largar o vício não é tão fácil.

“A iniciativa é ótima, mas duvido que o fumante largue o cigarro por conta da data. Porém apoio essas programações, pois mesmo que por pressão, percebo que os fumantes estão ficando cada vez mais reprimidos com o habito”, avalia a aposentada Márcia Regina Azevedo, de 61 anos.

Para os que querem realmente parar de fumar, a FMS divulgou listagem das unidades de Niterói que estão oferecendo tratamento aos usuários tabagistas. Os serviços podem ser encontrados na Policlínica Comunitária de Jurujuba, na Policlínica Regional Sérgio Arouca, e no Hospital Universitário Antonio Pedro.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada