Pular para o conteúdo principal

Campanha de Doação de Leite Materno

O Dia Nacional de Doação de Leite Humano é comemorado em 1º de outubro. Para celebrar a data, o Ministério da Saúde lança a campanha “Para você é leite. Para criança é vida”. O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Com ele o bebê se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegido de infecções, diarréias e alergias. Quem está amamentando pode procurar o banco de leite mais próximo e ser uma doadora. Este gesto pode salvar vidas. A doação de leite humano é incentivada e apoiada e pelo SUS.


Quem pode doar leite humano?

Toda mulher saudável com excesso de leite e que não use medicamentos que impeçam a doação. Para isto, é só procurar o banco de leite mais próximo de sua casa e se informar sobre como fazer a doação.

O que fazer para a doação?

Procure um banco de leite pessoalmente, através de um telefone de contato ou através da internet para agendar uma visita domiciliar do corpo de enfermagem para cadastro e/ou orientações.

Preparo do frasco para guardar o leite

Leve um frasco de vidro com tampa de plástico, retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa. Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água. Ferva por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura. Escorra sobre um pano limpo até secar. Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa. O ideal é deixar vários frascos preparados ou utilizar os frascos fornecidos pelo Banco de Leite que já estão esterilizados e prontos para o uso.

Higiene pessoal antes de iniciar a coleta

Prenda os cabelos ou coloque uma touca. Colocar a máscara sobre o rosto. Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão. Lave as mamas apenas com água. Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.
Obs.: a máscara e a touca são fornecidas pelo próprio banco de leite.

Local adequado para retirar o leite

Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo. Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa. Evite conversar durante a retirada do leite.

Qual é a forma correta para fazer a retirada de leite (ordenha)?

Massageie as mamas com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares, no sentido da parte escura (auréola) para o corpo. Coloque o polegar acima da linha onde acaba a auréola. Coloque os dedos indicador e médio abaixo da auréola. Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo. Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite. Despreze os primeiros jatos ou gotas. Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo com abertura para cima. Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da auréola. Após terminar a coleta, feche bem o frasco.

Como guardar o leite coletado?

Anote na tampa do frasco a data em que iniciou a coleta do leite. Guarde imediatamente o frasco no congelador da geladeira ou freezer por até 15 dias. Se o frasco não ficou totalmente cheio, você pode completá-lo em outro momento. Para completar o volume de leite no frasco, sob o congelamento utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos e escorra sobre um pano limpo até secar. Coloque o leite recém-ordenhado sobre o que já estava congelado, até faltarem dois dedos para encher o frasco. Guardar imediatamente o frasco no freezer ou no congelador. O frasco com o leite congelado deve ser transportado refrigerado para o banco de leite humano antes de completar 15 dias da data da primeira coleta, ou deverá ser entregue ao profissional do banco de leite no agendamento da visita domiciliar.

Como conservar o leite congelado?

Na geladeira: leite cru até 12 horas.
No freezer: leite cru até 15 dias.

Curiosidades

Você sabia?

  • A produção de leite depende do esvaziamento da mama e quanto mais a mulher esvazia, mais leite ela será capaz de produzir.
  • Todo leite doado será analisado antes de sua distribuição.
  • Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente.

O que mais o banco de leite pode fazer por você?

  • Orientações das intercorrências da mama, tais como: seios empedrados, rachaduras no mamilo.
  • Orientações sobre amamentação, tais como: pega, posição correta do bebê da mãe e oferta do leite ao bebê.
  • A importância da amamentação até os seis meses exclusiva.
  • Problemas de desmame relacionados ao uso de bicos (chupetas e mamadeiras).
  • Relactação e desmame.

Em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Materno, a Biblioteca de Medicina da UFF visitou o Banco de Leite Humano/HUAP. A entrevista foi realizada com a residente Thaís em colaboração com a enfermeira Rosângela. Nossos agradecimentos à equipe do BLH/HUAP/UFF.


Clique aqui para baixar o áudio da entrevista.

Interessadas em agendar uma visita podem entrar em contato com o telefone (21) 2629-9234 ou enviar um e-mail para bancodeleite@huap.uff.br. Quem preferir visitar pessoalmente, o endereço do BLH do Huap é Avenida Marquês do Paraná, 303, térreo, Centro, Niterói.

Lembrando que o BLH do HUAP está aceitando doação de vidros com tampa plástica para coleta de leite e avisa que recebem doações espontâneas, isto é, mães que não tiveram seus filhos no próprio Hospital Antônio Pedro.

Funcionárias do BLH
Clique aqui para ver mais fotos do BLH/HUAP.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

COREMU 2012

Concurso de seleção para residência multiprofissional Período de inscrições: 17/10/2011 a 24/10/2011 Data da prova: 06/11/2011 ESPECIALIDADES   NÚMERO DE VAGAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENFERMAGEM FARMÁCIA EDUCAÇÃO FÍSICA ATENÇÃO EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA 03 02 03 ATENÇÃO EM ONCOLOGIA 04 02 01 ATENÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA 04 01 02 Site do curso: http://www.coseac.uff.br/coremus.htm COSEAC - tel: (21)2629-2805 ou (21)2629-2806 COREMU - tel: (21)2629-9330 ou (21)2629-9414 ou (21)2629-9415