Pular para o conteúdo principal

Residência em Saúde da Família: inscrições abertas

Um dos cursos mais procurados da ENSP, o de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, está com inscrições abertas até 13/10. São 21 vagas destinadas a enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos. O curso, com duração de dois anos, está em sua oitava edição e tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e atributos das equipes multiprofissionais de saúde de nível superior. Para conferir o edital e fazer a inscrição, basta acessar a Plataforma Siga LS.

Os profissionais selecionados deverão atuar em cuidado, supervisão e gestão junto às Equipes de Saúde da Família nas áreas de competência da organização do processo de trabalho, cuidado à saúde e também nos processos de educação e formação em saúde, visando melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas de forma individual, de suas famílias e da comunidade.

Coordenado pela pesquisadora Maria Alice Pessanha de Carvalho (DCS/ENSP), o programa abrange atividades teóricas e teórico-práticas, além de atividades práticas de formação em serviço. A formação em serviço, que representa 80% do curso, será feita sob a supervisão de preceptores e desenvolvida junto às Equipes de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Com carga total de 20% das atividades, os processos teóricos e teórico-práticos serão desenvolvidos principalmente nas dependências da ENSP, sendo acompanhados por docentes e pesquisadores.

De acordo com a coordenação do curso, essas atividades são estruturadas para possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas, exposições e outras formas de ensino. Ainda segundo Maria Alice, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família vem trabalhando na proposta de maior integração com o curso de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, ligado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola, e da residência médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a fim de fortalecer os respectivos programas.

As 21 vagas oferecidas estão divididas da seguinte maneira: cinco para graduados em Enfermagem, cinco para Odontologia, quatro para Psicologia, quatro para Nutrição e três para Serviço Social. A carga horária total do curso é de 5.760 horas, com atividades de segunda a sábado, em horário integral. O início das aulas está previsto para março de 2012. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível na Plataforma Siga. Depois, deverá imprimir, assinar e encaminhar, via postal, para a ENSP, junto com os outros documentos detalhados no edital. Os alunos matriculados receberão bolsas de estudo fornecidas pelo Núcleo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Saúde (Nerj/MS).

Este é o quarto ano em que a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP forma profissionais residentes e não mais especialistas, como acontecia até 2008. A seleção dos candidatos se dará em duas etapas: na primeira, haverá a prova discursiva de caráter eliminatório. Já na segunda fase, acontecerá a análise de currículo, da carta de intenção e a entrevista de caráter classificatório. A prova está marcada para o dia 6 de novembro. Vale lembrar que não será indicada bibliografia de referência. Os resultados serão divulgados na Plataforma Siga, por número de inscrição, a partir do dia 28/11/2011. A segunda etapa acontecerá entre os dias 5 e 9 de dezembro, e o resultado final será disponibilizado no dia 16 de dezembro de 2011 também na Plataforma Siga.

Fonte: Informe ENSP

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial