Pular para o conteúdo principal

Hospital federal celebra 30 anos de transplante renal

O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) comemora nesta quinta-feira os 30 anos da criação da Unidade de Transplante Renal, com a realização de mais de 1.850 procedimentos. Somente este ano foram 101 transplantes de rim realizados. Para a ocasião, está programado um evento que contará com homenagens e a participação de profissionais da unidade, pacientes transplantados, doadores e seus familiares.


A Unidade de Transplante Renal possui 16 leitos pós-operatórios e uma equipe multidisciplinar com 30 médicos (entre nefrologistas, urologistas e cirurgiões vasculares), 43 profissionais de Enfermagem, dois assistentes sociais e um psicólogo.

"O Hospital Federal de Bonsucesso é um grande centro transplantador com destaque nos cenários estadual e nacional. No Estado do Rio, o HFB ocupa o primeiro lugar na realização de transplantes renais e, no ranking do Brasil, ocupa a quarta colocação. Os resultados também são de excelência, quando comparados aos principais centros de transplante do mundo", destaca o diretor-geral Flávio Silveira.

O transplante renal no HFB teve início em 1981, por iniciativa de médicos do Serviço de Nefrologia, visando oferecer aos pacientes em diálise uma perspectiva de melhora na qualidade de vida e sobrevida. "Começamos a transplantar devido à demanda de pacientes que atendíamos com insuficiência renal. Eles ficavam o tempo inteiro em diálise e acabavam morrendo sem uma perspectiva maior", explica a coordenadora geral de transplantes do Bonsucesso, a nefrologista Deise De Boni Monteiro de Carvalho.
 
Os avanços possibilitaram à equipe realizar, em 1987, o primeiro transplante renal infantil. Atualmente, o HFB é a única unidade no Rio de Janeiro que realiza esse tipo de cirurgia em crianças. Em termos gerais, a Unidade atende, hoje, mais da metade da fila de espera para transplante de rim no Rio de Janeiro, que é de cerca de três mil pessoas. O número de transplantes varia conforme o número de doadores falecidos. As cirurgias são realizadas sempre que há o doador morto e, semanalmente, é feita uma cirurgia programada com doador vivo.

Atualmente, no Estado do Rio, além do HFB, somente os hospitais universitários Pedro Ernesto e Antônio Pedro realizam o procedimento. Para fazer o transplante, os pacientes necessitam ser referenciados pelo serviço de diálise da unidade ou serviços de outros hospitais.

Comentários

  1. Depoimento emocionante de um transplantado renal: http://naninho.blog.br/saude/transplantes/depoimento-de-um-transplantado.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada