Pular para o conteúdo principal

Sancionada a Lei do Dia do Doador de Sangue, que incentiva doação regular

A lei, de autoria do vereador Rodrigo Farah, institui meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, esporte e lazer em Niterói

Sancionada no Dia do Doador de Sangue, 25 de novembro, a lei que incentiva a doação de sangue, de autoria do vereador Rodrigo Farah (PMDB), é mais uma forma de conscientizar a população da importância desse ato. A lei 2871/11, institui meia entrada para doadores regulares de sangue em todos os locais públicos de cultura, esporte e lazer em Niterói. A meia entrada corresponde a cinquenta por cento do valor do ingresso cobrado, sem restrição de data e horário. 

Para participar, a pessoa precisa comprovar ser doador regular (pelo menos duas  vezes por ano), por pelo menos dois anos. Após, deve ir até a prefeitura e efetivar um cadastro. O documento comprobatório da condição de doador será emitido pelos hospitais e bancos de sangue e pela Secretaria Municipal de Saúde e terão validade de dois anos.

De acordo com Márcia Veríssimo, coordenadora de enfermagem do Serviço de Homoterapia do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), a iniciativa é validada, desde que, não se esqueçam de que a informação verdadeira é de suma importância para doação. “Quem vem doar sangue, deve ser verdadeiro perante as informações sobre sua saúde. Acredito que, a intenção é boa e pode dar certo, mais o doador precisa estar ciente de que, se não falar a verdade pode prejudicar uma pessoa. Há pessoas de má fé, que escondem alguma promiscuidade, e doam, achando que se houver algo, logo o sangue será descartado. A situação pode ser complicada, pois os exames sorológicos podem revelar-se falso negativo, e com isso pode colocar a vida do outro em risco”, ressalta a coordenadora.

O vereador Rodrigo Farah, espera que o incentivo estimule não só os doadores regulares como também quem ainda não é doador. “A lei, visa a estimulação da doação voluntária de sangue. Cada dia que passa diminui mais ainda os número de doadores, precisamos evitar que essa situação continue e elevar os estoques dos bancos de sangue, para salvar vidas”, pontuou o vereador.

Doação – No dia 25 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Na semana passada, o Huap, estendeu o horário da coleta de sangue, nos dias 24 e 25. A idéia fez parte da campanha “Procura-se um Doador”, onde a recompensa desse gesto de solidariedade é salvar vidas. Ao todo 130 pessoas foram ao hospital participar da iniciativa.

Para doar sangue é necessário levar documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 Kg, não estar em jejum (evitando alimentos gordurosos), não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de não estar grávida ou amamentando.


Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial