Pular para o conteúdo principal

Alimentos ricos em vitamina C ajudam a evitar doenças nos olhos

Segundo o oftalmologista Samir Bechara e a pediatra Ana Escobar, a catarata não é uma doença, mas consequência natural do envelhecimento humano. O cristalino (uma das lentes) do olho se torna opaco, o que embaça a visão. E é possível operar a catarata assim que surgir o desconforto. Troca-se, então, a lente turva por uma artificial, feita de silicone ou acrílico.

No glaucoma, a visão periférica é comprometida, o que está diretamente ligado ao aumento da pressão ocular. Pode ser facilmente prevenido, com exames de rotina a partir dos 40 anos – ou menos, se houver casos na família.

Já na degeneração macular, a pessoa vê uma imagem através de uma espécie de “peneira”. Dependendo de onde está o foco, enxerga-se a imagem limpa ou com manchas pretas – que ocorrem mais na área central da retina, responsável por captar detalhes.

Uma alimentação rica em vitamina C (frutas como acerola, goiaba, kiwi e laranja) e medicamentos ajudam a prevenir a mácula. Proteger os olhos do sol também é importante, tanto contra essa doença quanto contra a catarata. E a cor da lente dos óculos não interfere no bloqueio dos raios ultravioleta, e sim os filtros e materiais de que ela é feita.

Olhos vermelhos
Os olhos ficam vermelhos e lacrimejantes quando o organismo envia sangue e água para eliminar agentes agressores. Como os vasos dessa região são cobertos por uma película transparente, após uma simples batida o sangue pode extravasar e surgir na parte branca (esclerótica).

Em geral, o vermelho causado por um trauma some após alguns dias, da mesma forma como um hematoma na pele. Esforço físico demais, asma e álcool também podem causar o rompimento de pequenos vasos sanguíneos nos olhos.

Já uma vermelhidão com coceira pode ser sinal de infecções e quadros alérgicos. Em caso de olhos vermelhos, não use colírio sem orientação médica.

Ceratocone
O ceracotone é uma doença degenerativa em que a córnea fica pontuda. Provoca distorção semelhante à do astigmatismo. Pode ser congênito ou adquirido, consequência de maus hábitos como coçar os olhos.

Casos graves podem precisar de transplante de córnea, mas grande parte é corrigida com lente de contato ou cirurgia.

Descolamento da retina
No descolamento de retina, há um afastamento da retina, que é o tecido nervoso no fundo do olho, onde as imagens se formam. Pode ser consequência de um trauma ou da diabetes.

Em caso de levar uma pancada no olho e perder parte da visão, procure imediatamente o serviço de emergência. Se houver descolamento de retina, é preciso operar rapidamente para evitar a perda do tecido.

Fonte : Bem Estar

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada