Pular para o conteúdo principal

Instituto do Cérebro começa a prestar atendimento no Rio de Janeiro

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer inicia atendimento ambulatorial nesta segunda-feira. Pacientes cadastrados na Central Estadual de Regulação pelos municípios de todo o Rio de Janeiro estão sendo contatados para dar início às consultas. O neurocirurgião e diretor do serviço do instituto, Paulo Niemeyer Filho, conta que o novo centro vai oferecer o que há de mais moderno no campo da neurocirurgia de alta complexidade, incluindo a possibilidade de confirmação da remoção de tumores via exame de ressonância magnética dentro do próprio centro cirúrgico, tratamento da epilepsia e UTI exclusiva do protocolo do AVC isquêmico.
Serão oferecidos mais de 200 leitos entre internação, UTI e estabilização e a previsão é realizar de 8 a 10 cirurgias por dia. O projeto integral recebeu quase R$ 80 milhões em investimentos, feitos integralmente pelo Governo do Estado. O novo hospital vai concentrar o tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico, como tumores e doenças vasculares e degenerativas.
São quatro centros cirúrgicos, dos quais dois têm capacidade de realizar cirurgias neuronavegacionais, operação menos invasiva feita por computador e espaço de fisioterapia que reproduz uma residência para a readaptação dos pacientes após AVCs.
“Esse projeto é a esperança de podermos atender à população carente em melhores condições, preocupados somente em resolver o problema do doente. Os serviços de emergência acabam fazendo essas cirurgias eletivas, operando tumores, pois existe a dificuldade de para onde mandar esse paciente. Mas os tumores mais graves, os aneurismas, exigem profissionais mais experientes e há dificuldade de encontrá-los na rede pública. Acho que o hospital fará uma diferença enorme na medicina carioca”, explicou Paulo Niemeyer, destacando que o instituto terá papel fundamental na formação de novos neurocirurgiões.
Unidade modelo- A nova unidade de saúde não terá atendimento de emergência. O serviço será referenciado pela Central Estadual de Regulação. Após o primeiro diagnóstico de necessidade de neurocirurgia, o paciente será encaminhado via Central para realização de consulta para avaliação de exames e risco cirúrgico. O modelo de agendamento de consulta é o mesmo já utilizado há um ano e meio no Rio Imagem – Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Governo do Rio. Cada município terá cota de consultas em um sistema online, de acordo com a sua população.
 
Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial