Pular para o conteúdo principal

Reduza cicatrizes pode ser mais fácil que você imagina

O inverno chega nesta sexta-feira e essa é a época perfeita para tratar cicatrizes e queloides. Tratamentos para essas “marquinhas” exigem que a pessoa evite a exposição ao sol para obter resultados positivos. Caso contrário, se perde tempo e dinheiro e o problema pode ser agravado. A médica Eloisa Ayres, da EZskin Dermatologia, fala um pouco mais sobre o assunto e dá dicas de tratamentos estéticos que ajudam a diminuir as marcas.

Por que algumas pessoas têm queloides e outras não?

Quando ocorre algum dano na pele mais profundo, a cicatrização envolve o estímulo de células chamadas fibroblastos, que serão responsáveis pelas novas fibras de sustentação. Geralmente, a produção destas fibras ocorre até o limite necessário para fechar o ferimento. Entretanto, em algumas pessoas as fibras de colágeno continuam a ser produzidas, apesar da ferida estar totalmente cicatrizada. Nesses casos se formam os queloides.
Quais tipos de tratamentos são aplicados em queloides e cicatrizes?
Cicatrizes sem queloide podem ser tratadas com medicações tópicas, como o ácido retinoico ou com peelings e lasers. Quando ocorre o queloide, é importante primeiro frear o processo. Para isso, usamos algumas medicações injetáveis dentro da lesão. Cirurgia ou lasers também poderão ser indicados, a depender da peculiaridade de cada caso.
Há a possibilidade do desaparecimento total dos queloides e das cicatrizes?
Geralmente é muito difícil acabar totalmente com as cicatrizes e queloides. Porém, na maioria das vezes, é possível diminuir as lesões e tornando-as menos evidentes e esteticamente mais aceitáveis.
Qual a melhor época de cuidar das cicatrizes e dos queloides?
Durante a cicatrização e o tratamento é muito importante evitar a exposição solar, pois a radiação retarda o processo cicatricial e ainda deixa a cicatriz já existente mais escura. Muitas pessoas gostam de aproveitar o inverno.
O que se deve fazer para evitar as estrias?
As estrias são consideradas cicatrizes que ocorrem sem um ferimento aparente. Elas se formam a partir de um dano direto das fibras de sustentação da pele. Quando o tratamento é realizado durante o processo inflamatório (enquanto as estrias estão vermelhas), as chances de deixá-las menos visíveis são maiores. Quando as estrias se tornam brancas e atróficas, como cicatrizes, os tratamentos são semelhantes aos das cicatrizes, como peelings e lasers fracionados.
Existe algum segredo para se ter uma pele sem marcas?
Não é possível prever quem terá estrias ou como uma cicatriz vai se formar. Porém, indivíduos com história pessoal ou familiar de estrias, cicatrizes inestéticas e queloides devem se cuidar, buscando evitar os ferimentos mais profundos, o estiramento excessivo da pele e o sol. Quando ocorre um ferimento, podemos iniciar um tratamento preventivo durante o processo de cicatrização, evitando assim que as cicatrizes se tornem inestéticas ou com quelóide. Não é possível prever como essa cicatriz ficará. Tudo vai depender de uma combinação de fatores, como a tendência individual, o tamanho do dano na pele e o local do corpo acometido.

Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial