Pular para o conteúdo principal

Estudo da Fiocruz mostra que atividade física pode reverter hipertensão mesmo sem dieta

Fazer atividade física, mesmo sem se submeter a restrições alimentares, pode ser suficiente para reverter a hipertensão e diminuir as taxas de colesterol e açúcar no sangue, sugere estudo do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicado na revista científica “Metabolic Syndrome and Related Disorders”. Em teste com ratos, pesquisadores descobriram que aqueles que praticaram exercícios de intensidade moderada conseguiram melhores índices de saúde apesar de manterem uma dieta rica em gordura.

Animais com quadro equivalente ao da síndrome metabólica (conjunto de alterações que elevam o risco de enfarte e acidente vascular cerebral) se exercitaram na esteira uma hora por dia, cinco vezes por semana, durante 12 semanas. Ao fim do programa, os níveis de glicose e insulina no sangue e o percentual de gordura corporal atingidos foram semelhantes a de ratos que tinham uma alimentação saudável.

Apesar disso, o farmacologista cardiovascular Eduardo Tibiriçá, pesquisador em saúde pública do Laboratório de Investigação Cardiovascular da Fiocruz e responsável pelo estudo, ressalta que o experimento foi feito com ratos e que os resultados não podem ser extrapolados para humanos. Ou seja, para pessoas hipertensas e com colesterol e glicemia altos, a melhor terapia ainda é aliar dieta a exercício.

Prejuízo sobre microcirculação foi revertido

De acordo com Tibiriçá, as conclusões da pesquisa apenas sugerem que, na medicina, a atividade física pode ser benéfica mesmo sozinha.

— A mensagem que fica é que, se a pessoa praticar exercícios, ela já está fazendo muita coisa pela saúde dela — afirma o cientista.

O ideal é mexer o corpo de três a cinco vezes por semana, de 30 minutos a uma hora por sessão, sempre com atividades aeróbicas de intensidade moderada, como caminhadas. A regularidade é importante para que os efeitos dos exercícios sejam cumulativos, e não isolados.

No estudo, a atividade física mostrou ser capaz de reverter prejuízos causados pela obesidade sobre os vasos da microcirculação, responsáveis por entregar oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo.



Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Você sabia?