Pular para o conteúdo principal

Pilates ajuda a aliviar dores do crescimento em crianças

Ser surpreendido por uma dor intensa nos braços ou nas pernas, geralmente no fim da tarde ou no início do sono, é uma situação comum para muitas crianças e adolescentes. Conhecido como dor do crescimento, o problema atinge de 6% a 32% dos pequenos e dos jovens na fase do estirão. Para quem sofre com as crises, o pilates pode ser uma opção para ajudar a amenizar o desconforto.

Por se basear em movimentos de amplitude máxima, o método proporciona ganho de flexibilidade, o que diminui o encurtamento da musculatura responsável pelas dores.

— Dessa forma, a criança tem um crescimento mais saudável — defende a fisioterapeuta Eliane Coutinho, PhD em pilates.

Segundo a fisioterapeuta Andréa Mandel, o pilates fortalece e alonga a musculatura sem promover hipertrofia, que é contraindicada nessa etapa da vida.

— O ganho de massa exacerbado é prejudicial porque encurta mais a musculatura e favorece novas crises de dor — afirma.

Há um ano, o estudante Enzo Pachá, de 10 anos, começou a sentir os efeitos da fase do estirão. O desconforto nas pernas, perto dos joelhos e dos tornozelos, e nas costas era tão grande que ele, muitas vezes, não conseguia se manter de pé. Depois que passou a fazer sessões de pilates duas vezes por semana, o menino praticamente deu adeus ao problema.

— Agora, as dores só aparecem esporadicamente, quando ele faz um esforço maior nas aulas de educação física ou jogando futebol — conta a educadora física Juliana Krieger, de 38 anos, mãe de Enzo.

Diagnóstico correto

De acordo com o reumatologista e fisiatra Arnaldo Libman, do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, o pilates só é indicado contra dores do crescimento quando elas estão relacionadas a alterações musculares ou da pisada. Por isso, é importante consultar um médico antes, para obter o diagnóstico correto. Em casos em que há inflamação do núcleo de crescimento (área próxima às articulações, responsável pelo desenvolvimento ósseo), o repouso é a melhor terapia.

Já para a pediatra Melissa Mariti Fraga, da Sociedade Brasileira de Pediatria, o pilates é benéfico para a saúde dos pequenos em geral, mas não ajuda no alívio das dores do crescimento.

— O único jeito é esperar passar essa fase. Toda criança precisa ser ativa, e o método serve para isso, além de refletir em outras áreas, como no aumento da concentração. Mas, na infância, ele precisa ser trabalhado de forma lúdica — diz.

Segundo o fisioterapeuta Rodrigo Nascimento, coordenador de pilates da rede Metacorpus, a prática também ajuda na melhora da respiração, do equilíbrio e da postura.

A partir dos 7 anos

De acordo com a pediatra Melissa Fraga, a dor do crescimento não deixa sequelas nas crianças. Em geral, atividades físicas intensas, como balé e futebol, servem de gatilho para as crises de dor do crescimento, alerta a fisioterapeuta Andréa Mandel.

Segundo Eliane Coutinho, o pilates pode ser praticado a partir dos 7 anos, quando as crianças já têm maturidade psicomotora para entender os comandos durante a aula, o que gera melhor resultado. O ideal é que o atendimento seja individualizado ou feito, no máximo, em grupos de três alunos.

—Nem todos os aparelhos são adaptados para crianças de baixa estatura, sendo o pilates solo o mais indicado nesse caso — diz Rodrigo Nascimento.

A hidroterapia é outra opção de reabilitação para aliviar as dores do crescimento, já que também melhora a qualidade muscular dos pacientes, orienta o reumatologista Arnaldo Libman.


Fonte:  Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Você sabia?