Pular para o conteúdo principal

Couve, repolho e brócolis ajudam a evitar câncer de cólon, mostra pesquisa

Substâncias químicas produzidas por vegetais como couve, repolho e brócolis podem ajudar a manter um intestino saudável e prevenir o câncer de intestino e de reto, segundo um novo estudo do Instituto Francis Crick, no Reino Unido.
A pesquisa, publicada na revista "Immunity", mostra que camundongos alimentados com uma dieta rica em indol-3-carbinol (I3C) — substância produzida quando digerimos alguns vegetais — foram protegidos da inflamação intestinal e do câncer de cólon (que envolve o intestino e o reto).
Embora os benefícios para a saúde dos vegetais estejam bem estabelecidos, muitos dos mecanismos por trás deles permanecem desconhecidos. Este estudo oferece a primeira evidência concreta de como o I3C na dieta pode prevenir a inflamação do cólon e o câncer, ativando uma proteína chamada de receptor de hidrocarboneto de arila (AhR).
Essa proteína atua como um sensor ambiental, enviando sinais para as células do sistema imunológico e para células epiteliais no revestimento intestinal para nos proteger de respostas inflamatórias aos trilhões de bactérias que vivem no intestino.
— Nós estudamos camundongos geneticamente modificados que não podem produzir ou ativar essa proteína em suas entranhas, e descobrimos que eles desenvolveram prontamente a inflamação intestinal que progrediu para o câncer de cólon — conta a primeira autora da pesquisa, Amina Metidji. — No entanto, quando os alimentamos com uma dieta enriquecida com I3C, eles não desenvolveram inflamação ou câncer. Curiosamente, quando os camundongos cujo câncer já estava em desenvolvimento foram transferidos para a dieta rica em I3C, eles acabaram tendo menos tumores. Esses tumores também eram, com mais frequência, benignos.
Ao estudar tanto camundongos quanto organoides intestinais de camundongos — "mini-intestinos" feitos de células-tronco —, os pesquisadores descobriram que a tal proteína é vital para o reparo de células epiteliais danificadas. Sem a AhR, as células-tronco intestinais não conseguem se transformar em células epiteliais especializadas que absorvem nutrientes ou geram muco protetor. Em vez disso, elas se dividem incontrolavelmente, o que pode levar ao câncer de cólon.
— Ver o profundo efeito da dieta na inflamação intestinal e no câncer de cólon foi muito impressionante — diz a autora sênior Gitta Stockinger, líder do grupo no Instituto Francis Crick Institute. — Muitas vezes, pensamos no câncer de cólon como uma doença promovida por uma dieta ocidental rica em gordura e pobre em conteúdo vegetal, e nossos resultados sugerem um mecanismo por trás dessa observação. Muitos vegetais produzem substâncias químicas que mantêm o receptor AhR estimulado no intestino. Descobrimos que a presença dessas substâncias na dieta pode corrigir defeitos causados ​​pela estimulação insuficiente de AhR, o que pode restaurar a diferenciação das células epiteliais, oferecendo resistência às infecções intestinais e prevenindo o câncer de cólon.
A pesquisadora Gitta Stockinger se diz otimista com o achado:
— Essas descobertas são motivo de otimismo. Embora não possamos mudar os fatores genéticos que aumentam nosso risco de câncer, provavelmente podemos mitigar esses riscos adotando uma dieta apropriada com muitos vegetais.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

COREMU 2012

Concurso de seleção para residência multiprofissional Período de inscrições: 17/10/2011 a 24/10/2011 Data da prova: 06/11/2011 ESPECIALIDADES   NÚMERO DE VAGAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENFERMAGEM FARMÁCIA EDUCAÇÃO FÍSICA ATENÇÃO EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA 03 02 03 ATENÇÃO EM ONCOLOGIA 04 02 01 ATENÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA 04 01 02 Site do curso: http://www.coseac.uff.br/coremus.htm COSEAC - tel: (21)2629-2805 ou (21)2629-2806 COREMU - tel: (21)2629-9330 ou (21)2629-9414 ou (21)2629-9415