Pular para o conteúdo principal

Transtorno obsessivo compulsivo é diferente de mania; saiba as diferenças

Para um desavisado, hábitos como lavar muito as mãos ou checar repetidas vezes se fez determinada coisa podem ser vistos apenas como manias. Mas esse tipo de comportamento pode ir bem além disso e configurar um transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Os sintomas, em geral, trazem sofrimento e limitam atividades cotidianas.
As manias não trazem necessariamente tais prejuízos. Segundo especialistas, é algo construído social ou culturalmente, um jeito, como não sair de casa sem arrumar a cama ou organizar as roupas sempre da mesma forma.
— Manias são comportamentos que se tornam habituais, mas que não incapacitam do ponto de vista psíquico ou comportamental — diz Márcia Stanzione, professora de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa. — Quando o comportamento consome um tempo importante do dia ou traz desconforto, com prejuízos à vida pessoal ou profissional, pode ser considerado TOC.
Ciclo vicioso
O médico Thyago Azevedo, coordenador técnico da psiquiatria do Grupo Prontobaby, dá um exemplo de comportamento compulsivo ligado ao TOC: lavar a mão 15 vezes sempre que apertar a mão de alguém ou for ao banheiro.
— O comportamento compulsivo vem para amenizar o pensamento obsessivo. É um ciclo vicioso que se retroalimenta — pontua o médico.
Márcia ressalta ainda que o indivíduo que tem TOC sabe dos prejuízos de suas ações, mas não consegue evitar comportamentos repetitivos.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada