Pular para o conteúdo principal

Pesquisa usa própolis no tratamento de doença renal crônica


Própolis pode ser a esperança para seis milhões de pessoas que sofrem de doença real crônica no Brasil. A doença ou insuficiência renal crônica é a perda lenta e gradual das funções renais. Quando não identificada e tradada, pode levar à paralisação dos rins.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo tiveram a ideia de estudar o uso de própolis no tratamento da doença, que provoca a inflamação dos rins. Inflamados, os rins não conseguem realizar uma das principais funções: eliminar as toxinas do sangue. Com a ajuda da indústria, se chegou ao tipo e a quantidade ideais de própolis para ser tomada pelos participantes do estudo.

Trinta e duas pessoas com perda de 30% a 60% da função renal foram divididas em dois grupos: um recebeu quatro comprimidos com própolis por dia. Outro grupo recebeu cápsulas de placebo, sem efeito ativo. Depois de 12 meses, o resultado foi bastante animador.

“Quem recebeu própolis acabou reduzindo a perda de proteína. Significa uma redução da inflamação renal e uma redução dessa perda de proteína, que é um indicador da progressão da doença renal crônica”, explica o nefrologista e pesquisador Marcelo Silveira.

O cineasta Agenor Alves, de 74 anos, participou do estudo. Em doze meses, a doença foi estabilizada e ele não teve perda da função renal. “Durmo e levanto na hora certa. Eu segui tudo o que o médico falou. Espero que eu consiga chegar até os 100 anos”.

Os pesquisadores ainda estão estudando própolis.

Os benefícios da própolis e do mel para a saúde

Ela é um excelente produto para regulação do sistema imunológico, um poderoso antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano, cicatrizante, antiviral. O uso contínuo de própolis previne o envelhecimento das células, tecidos, melhora a resposta imunológica, exerce atividade frente a microrganismos patogênicos e não compromete a flora bacteriana positiva.

E o mel? Ele também é um excelente produto para a saúde. Fonte de energia, disposição, vitaminas, minerais e óleos essenciais que vem das flores que foram visitadas pelas plantas. Ele também auxilia em diversos processos metabólicos. Um excelente emoliente, laxante, umectante, acalma tosse, auxilia na melhora da qualidade do sono.

A pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar falou sobre os benefícios da própolis e do mel. Veja o vídeo

Mel alivia a tosse? Ele tem uma substância que puxa água, deixando a mucosa da garganta hidratada. Isso alivia a irritação, diminui a tosse seca e reduz a inflamação. O mel deve ser dado para crianças acima de um ano, alerta a pediatra. Ele é indicado tanto para a tosse seca quanto para a tosse com secreção.

Mel com leite quente: resolve? Ele ajuda muito na tosse, mas o mel ainda é mais potente que o leite.

Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada