Pular para o conteúdo principal

Toda dor de cabeça é enxaqueca? Veja mitos e verdades sobre a doença


A enxaqueca atinge um bilhão de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde e é a sexta doença crônica que mais incapacita pessoas. No Brasil, 5% da população tem enxaquecas crônicas, ou seja, com crises que ocorrem por 15 dias por mês ou mais.

Apesar de muita gente confundir a enxaqueca com dor de cabeça, elas são diferentes. A dor de cabeça é sintoma de muitas doenças e desaparece após o tratamento. Já a enxaqueca é a própria doença. Mesmo tratada, a dor pode ser sentida, porque são pessoas que têm um cérebro mais sensível.

A enxaqueca deve ser tratada com muita seriedade e controle porque aumenta o risco de AVC e infarto, assim como a hipertensão, o colesterol alto e o tabagismo. De acordo com a neurologista Thais Villa, convidada do Bem Estar desta segunda-feira (15), a enxaqueca é hereditária e, na maioria dos casos, a automedicação pode ser uma cilada.

A dica é registrar as manifestações e crises em um caderno de anotações. Fatores como duração e horários predominantes, intensidade e localização da dor, sintomas acompanhantes, situações desencadeantes, entre outros, devem ser observados.

Sintomas típicos

  • Dor latejante, unilateral, de forte intensidade e duração
  • Náusea ou vômitos
  • Intolerância à luz, cheiros e som

Os principais gatilhos da enxaqueca

  • Estresse
  • Mudança hormonal
  • Privação do sono
  • Jejum prolongado
  • Mudança climática

Tratamento

  • Medicação oral
  • Toxina botulínica (trata a enxaqueca crônica)
  • Fisioterapia
  • Biofeedback
  • Mudança de hábitos
Analgésico: amigo ou inimigo?


Estudos mostram que usar mais de 12 doses de analgésicos por mês causa um efeito rebote da dor. Quem faz uso de vários tipos na tentativa de encontrar um que tenha efeito, muda as características da dor, o que dificulta o tratamento da enxaqueca.
O tratamento para enxaqueca é específico. Quando tratada, as crises são reduzidas. Mesmo exposta aos gatilhos, a pessoa consegue evitar a dor.

  1. MITOS E VERDADES SOBRE ENXAQUECA
    Toda dor de cabeça é enxaqueca?MITO
    Analgésicos podem ser tomados livremente?MITO
    Enxaqueca pode levar à depressão?VERDADE
    Alguns alimentos pioram a enxaqueca?VERDADE
    Jejum provoca enxaqueca?VERDADE
    Só os adultos têm enxaqueca?MITO
    Mulheres sofrem mais de enxaqueca crônica?VERDADE
    Não tem remédio para enxaqueca?MITO
    A enxaqueca não tem cura?VERDADE
    Enxaqueca não requer especialista para tratar?MIT
  2. Fonte: G1
Enxaqueca atinge um bilhão de pessoas no mundo
Bem Estar
--:--/--:--

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia