Pular para o conteúdo principal

Mudanças simples melhoram a visão do idoso dentro de casa


Trocar o copo transparente por um copo colorido, escolher uma toalha que contraste com os pratos brancos, usar uma pasta de dente colorida... algumas pequenas mudanças na casa podem melhorar a vida do idoso.

O idoso quer manter a independência, sentir-se útil e ainda capaz de fazer as atividades simples do dia a dia. Por isso, é muito importante para ele conseguir tomar banho sozinho, colocar a pasta de dente na escova, pegar o próprio remédio, escolher a roupa.

O consultor do Bem Estar Jorge Félix, especialista em questões de envelhecimento, visitou a telespectadora Maria do Carmo, de 60 anos, que está perdendo a visão. Com a ajuda da terapeuta ocupacional Ana Paula Nylander, eles deram dicas para a casa.

Maria do Carmo era diarista e está afastada do trabalho por causa de problemas na coluna. Mas o que mais incomoda é a vista: ela tem degeneração macular e enxerga tudo embaçado. Isso faz com que ela quebre frequentemente as louças. A falta de independência incomoda a diarista. “Eu queria sair sozinha, queria fazer minhas coisas sem pedir ajuda”.

“A solução pode ser usar os contrastes, cores diferentes para enxergar melhor. A parede branca, por exemplo, é da mesma cor da barra. Então, coloque uma fitinha de sinalização colorida para contrastar. Fita antiderrapante para sinalizar o degrau também é importante”, alerta a terapeuta ocupacional.

Na descarga, micro-ondas e TV, a terapeuta colocou botões coloridos. Nos potes de comidas: letras grandes, para não confundir os temperos, o sal com açúcar. Faça a mesma coisa no banheiro - etiqueta nos frascos de shampoo e condicionador.


Anote as dicas:

  • No piso claro do banheiro ou da cozinha, coloque um tapete antiderrapante colorido
  • Não deixe os remédios na caixinha transparente. Escolha uma caixinha que contraste com a cor do comprimido
  • Se os pratos são brancos, escolha uma toalha que contraste
  • Prefira copos coloridos. Os idosos têm dificuldade em enxergar louças transparentes
  • Escolha uma pasta de dente colorida para contrastar nas cerdas da escova
  • Se o sabonete for branco, coloque numa saboneteira colorida e vice-versa
A visão do idoso sofre alterações fisiológicas e naturais do envelhecimento — Foto: Arte/TV Globo


Degeneração macular
A visão do idoso sofre alterações fisiológicas e naturais do envelhecimento. Uma das doenças é a degeneração macular. “Ela é degenerativa e progressiva e acomete a área central da retina. O principal fator de risco é o aumento da idade”, explica a oftalmologista Marcela Cypel.
A degeneração não cega, mas atrapalha muito a visão, principalmente na hora da leitura, de fazer um tricô e de digitar no celular.

Veja as causas:
  • Envelhecimento (pode aparecer a partir dos 50 anos, mas é mais comum após os 80 anos)
  • Herança genética
  • Hábitos de vida (fumar piora a oxigenação do corpo e também dos olhos)
Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia