Pular para o conteúdo principal

Teste de colesterol deve ser feito cedo a partir de 25 anos

Pratos saudáveis, com baixo colesterol e gordura, ajudam a reduzir o nível do LDL

Jovens a partir de 25 anos de idade precisam conhecer o nível de colesterol em seu sangue para que possam se prevenir contra ataques cardíacos e derrames no futuro. Essa foi a conclusão de um estudo divulgado na semana passada pela revista médica britânica “The Lancet”.


Os autores, que analisaram os dados de mais de 400 mil pessoas de 19 países ocidentais por um período muito longo — até 43 anos, em alguns casos —, confirmam o vínculo entre uma taxa de colesterol excessivamente alta e o maior risco cardiovascular a longo prazo.
Eles também demonstram que esse risco aumentado é maior em pacientes relativamente jovens (menos de 45 anos) do que naqueles com mais de 60 anos.
Assim, as mulheres com menos de 45 anos com um nível de colesterol LDL (o “mau”) um pouco alto — entre 1,45 e 1,85 gramas por litro —, que apresentam pelo menos dois fatores de risco para doenças cardiovasculares (como obesidade, diabetes, hipertensão ou tabagismo), têm 16% de chance de acidente cardiovascular antes dos 75 anos, de acordo com o estudo.
No caso de mulheres acima de 60 anos com o mesmo perfil, o risco é de 12%, segundo os resultados do estudo.
Nos homens com as mesmas características, as chances são de 29% e 21%, respectivamente, afirmam os pesquisadores.
— O que se sugere é que não é apenas o nível de colesterol, mas a duração da exposição a um colesterol alto que coloca a saúde em risco — ressalta Paul Leeson, professor de Medicina Cardiovascular da Universidade de Oxford (Reino Unido), em um comentário independente sobre o estudo.
Com taxa menor, riscos diminuem
Com a ajuda de um modelo estatístico, os pesquisadores demonstram que, se metade da taxa de colesterol ruim for reduzida, o risco cardiovascular em mulheres com menos de 45 anos cairia para 4% e nos homens, para 6%.
O HDL, descrito como “colesterol bom”, é constituído por lipoproteínas que transportam o excesso de colesterol para o fígado, impedindo assim seu acúmulo nos vasos sanguíneos.
O LDL — contabilizado pela diferença do colesterol total e HDL — está associado ao risco de aterosclerose, um endurecimento dos vasos sanguíneos devido à formação de ateromas, placas de gorduras que grudam nas paredes das artérias.
— Esses resultados consolidam a ideia de que o controle do nível de colesterol o mais rapidamente possível no decorrer da vida pode produzir melhores resultados do que esperar tratamento em uma idade avançada — diz Leeson.
No entanto, antes de deduzir recomendações médicas, é preciso fazer mais pesquisas sobre como reduzir efetivamente o colesterol em pessoas relativamente jovens, especialmente sobre a relevância de fazer o tratamento continuamente por décadas.
Os dados atuais sobre as estatinas — remédios usados no tratamento de aterosclerose — “não avaliam tratamentos há várias décadas; portanto, o risco de efeitos colaterais que modificam a relação benefício-risco não está claramente estabelecido” , estima Jennifer G. Robinson, professora do Departamento de Epidemiologia da Universidade de Iowa (Estados Unidos), em outro comentário independente sobre o estudo.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada