Quais são os riscos da celulite bacteriana? Doença matou dublador de 'Chapolin' e 'Game of Thrones'; entenda
O dublador Flávio Back, conhecido por emprestar sua voz a personagens de séries como "Chapolin", "Game of Thrones" e "Emily in Paris", morreu no último domingo (24), aos 52 anos, por complicações da diabetes. Ele estava internado com um quadro de celulite bacteriana, uma infecção que, apesar de relativamente comum, pode trazer consequências fatais.
Back estava no CTI do Hospital Casa de Portugal, no Rio de Janeiro, e já enfrentava problemas sérios de saúde relacionados a diabetes, incluindo a perda da visão no olho esquerdo, em 2023.
“Como diabético sem-vergonha, eu achava que resolveria só tomando remédio, mas precisei prestar atenção na alimentação. Minha falta de cuidado com saúde me trouxe problemas sérios de saúde”, contou ele em entrevista em fevereiro deste ano.
Amigos dubladores, atores e seu filho, Luke Back, também dublador, prestaram homenagens ao artista. Na TV, ele dublou personagens de Carlos Villagrán, conhecido por fazer o Kiko de "Chaves", como o Quase Nada de "Chapolin"; deu voz ao Lorde Gendry Baratheon na primeira temporada de "Game of Thrones"; e, em 2020, começou a dublar Emcee em "Emily em Paris".
O que é a celulite bacteriana?
Ao contrário da celulite popular, conhecida pelos “buraquinhos” na pele devido ao acúmulo de gordura, a celulite infecciosa é uma doença grave que atinge as camadas mais profundas da pele e pode se espalhar pelo organismo.
Quais são os sintomas?
A doença, apesar de relativamente comum, é grave e precisa de atenção médica imediata. Como explicou a médica Maria Fernanda Spada, dermatologista titulada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao site de Drauzio Varella. Os principais sinais são:
- Vermelhidão;
- Dor e calor na região afetada;
- Inchaço;
- Mal-estar;
- Febre.
Como é feito o tratamento?
Ao perceber algum dos sintomas, é essencial procurar um médico para diagnóstico adequado. Dermatologistas e infectologistas são os especialistas indicados para tratar a doença.
Para casos leves, o tratamento geralmente é feito com antibióticos. Em situações mais graves, a internação hospitalar pode ser necessária.
Quais são os riscos?
Se não for tratada, a celulite bacteriana pode se espalhar rapidamente pelo organismo, evoluindo para abscessos e até sepse, uma infecção generalizada grave que pode levar à morte.
Fonte: Jornal Extra
Comentários
Postar um comentário