Pular para o conteúdo principal

Amamentação : um ato de amor

O leite humano é um alimento vivo, que funciona como uma vacina natural para o bebê, devido à grande quantidade de anticorpos que são transferidos de mãe para filho durante o ato da amamentação. Além de ter em sua composição propriedades nutricionais específicas para atender as necessidades do bebê, o leite materno atua no fortalecimento do sistema imunológico e é altamente eficaz na prevenção de doenças, como obesidade infantil e hipertensão.

Segundo o coordenador de maternidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Flávio Monteiro, as contra-indicações para a amamentação são raras, mesmo que as mães sejam portadoras de enfermidades ou façam uso de medicamentos.

- Um exemplo de contra-indicação é a contaminação da lactante pelo vírus HIV. Contudo, a maior dificuldade no aleitamento é provocada pela adoção de técnicas incorretas de alimentar o bebê -, destaca.

O trabalho de orientação quanto às técnicas de amamentação correta devem começar no período de pré-natal, para que os problemas recorrentes possam ser combatidos precocemente. A coordenadora do Banco de Leite Humano do HEAPN, Carla Rocha, que irá ministrar a palestra no evento, explica que alguns bebês não nascem sabendo mamar e que o aleitamento materno é uma decisão importante que a mãe precisa tomar, já que demanda paciência e disponibilidade de tempo.

- A amamentação traz incontáveis benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe, atuando como uma poderosa ferramenta de prevenção ao câncer de mama. Além disso, o ato contribui para o estreitamento do vínculo afetivo entre mãe e filho -, resume.

O primeiro passo para a amamentação bem sucedida é a pega correta do seio, que evita rachaduras e permite melhor sucção. Carla explica que isso significa que o bebê deve estar posicionado de frente para o seio, com a barriga encostada na da mãe, e precisa estar com a boca bem aberta e, assim, abocanhar o máximo da aréola e não só o mamilo.

- Se começar a doer, é sinal de que o bebê não está corretamente posicionado. Ao contrário do que muita gente pensa, amamentação não dói -, alerta ela, que ensina que passar o próprio leite na aréola ao final da mamada é uma forma eficaz de se prevenir fissuras.

Há algum tempo, pregava-se que a mãe deveria amamentar o filho de três em três horas. Hoje, especialistas defendem uma maior flexibilidade dessa regra e acreditam que o seio pode ser oferecido com um intervalo menor de tempo ou sempre que o bebê solicitar – livre demanda. O parâmetro ideal para constatar se a criança está sendo adequadamente alimentada é o ganho de peso e a quantidade de fraldas sujas ao longo do dia – aproximadamente oito -, que demonstra se a criança está sendo corretamente hidratada.

- A composição do leite muda ao longo da mamada. Nos primeiros minutos, é mais rico em água e depois, no fim da mamada, passa a ter mais gordura. É por isso que o bebê precisa esvaziar uma mama antes de começar a outra -, ensina Carla.

Para finalizar, Flávio Monteiro explica que não existe leite fraco e que o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida da criança. Segundo ele, é importante estimular a produção extraindo o leite com frequência e evitando situações de estresse, que podem dificultar a ejeção.

- A circulação de adrenalina, hormônio liberado pelo organismo em momentos de estresse, pode neutralizar a produção da ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite, e com isso causar o endurecimento da mama -, diz ele, que recomenda a adoção de hábitos como massagear os seios com frequência, manter uma alimentação balanceada e descansar nos períodos de sono do bebê como formas eficazes de prevenção.

Banco de Leite Humano no HEAPN – O Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes completa quatro anos em agosto deste ano como um importante aliado na recuperação de bebês prematuros internados na unidade.

- O propósito é fornecer alimentação de excelente padrão para os bebês internados na UTI, que apresentam seu sistema de defesa ainda imaturo, para auxiliar na recuperação – esclarece Carla.

A unidade coleta leite tanto de pacientes internadas quanto de doadoras externas, que devem apresentar boa saúde e ter leite suficiente para o próprio filho, para que possam doar o excesso. O leite é coletado no local e congelado imediatamente. No caso de doadoras externas, a unidade recolhe o alimento na casa da lactante às terças, quintas e sábados. Além disso, funcionários do local também ficam à disposição para orientar as mães e esclarecer dúvidas sobre amamentação. Mais informações podem ser obtidas através do SOS Amamentação, que funciona no número: 3675-0910.

Comentários

Populares

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários ...

Histerectomia: quando a remoção do útero é necessária e quais problemas ela pode trazer para a saúde física e mental

  As indicações de cirurgia de remoção do útero (histerectomia) estão diminuindo cada vez mais – tanto em casos de doenças benignas quanto malignas - mas o procedimento ainda é um dos mais realizados em mulheres, em todo o mundo. Ele é indicado quando a paciente tem um sangramento uterino anormal, que prejudica muito a qualidade de vida, ou por causa de cânceres. Essa cirurgia em geral ocorre na quarta década de vida da mulher, em casos benignos, mas pode ocorrer em qualquer idade no caso de doenças malignas. Quando é indicada em pacientes mais jovens – o que é bastante raro – é por conta de tumor maligno ou malformação genética ou congênita do útero, que o impede de funcionar adequadamente, segundo a médica Marair Gracio, presidente da Comissão de Uroginecologia e Cirurgia Vaginal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). A retirada somente do útero, biologicamente, não afeta em nada a vida sexual da mulher. Mas quando a histerectomia precisa...

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na F...

Estudo liga produtos de limpeza a asma em adultos

Pessoas que trabalham com produtos de limpeza têm mais risco de ter asma, segundo especialistas britânicos, que publicaram uma pesquisa sobre o tema na revista médica "Thorax". O estudo, do qual participaram mais de 7.000 pessoas, sugere que a exposição a alvejantes e outros produtos químicos está ligada a um em cada seis casos de britânicos que desenvolveram asma depois dos 50 anos. Ele identifica 18 ocupações de alto risco - quatro das quais seriam ligadas ao setor de limpeza. No topo da lista estão agricultores, mecânicos de aeronaves e tipógrafos, mas ela também inclui faxineiros, faxineiros de escritório, empregadas domésticas, cuidadores, cabeleireiros e funcionários de lavanderia. Segundo especialistas, a culpa pela maior incidência de asma parece ser do ambiente de trabalho desses profissionais e não das atividades que eles desenvolvem em seu dia a dia. Partículas inaladas   Muitos produtos têm sido associados à asma, entre eles...