Associação Americana de Bancos de Sangue realizou auditoria no hemocentro
O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, foi recertificado pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB) após três dias de auditoria feita por um grupo de hemoterapeutas americanas. É a sexta vez consecutiva que o hemocentro recebe a certificação, comprovando a excelência e a qualidade no sangue oferecido à população do Estado do Rio de Janeiro.
Durante a semana passada, as auditoras americanas examinaram todos os processos do ciclo do sangue no Hemorio, desde a captação de doadores, passando pelo atendimento ao doador, armazenamento, exames e controle de qualidade. A avaliação não se restringiu às dependências do Hemorio, uma vez que é necessário garantir que o sangue seja transportado para a unidade que irá fazer a transfusão em boas condições de estocagem.
A AABB tem como objetivo promover o desenvolvimento científico da hemoterapia. Para isso, uma das suas principais atividades é auditar serviços de hemoterapia dos Estados Unidos e do resto do mundo, conferindo a certificação quando as unidades cumprem os elevados padrões de qualidade fixados pela associação em manual próprio. Em todo o mundo, dois mil serviços são congregados à AABB.
A associação mantém um programa de acreditação de bancos de sangue há mais de 50 anos. Há 12 anos, o Hemorio se submete a esse processo de acreditação. Desde então, a instituição trabalha para atender a todas as rigorosas exigências do manual da associação, que avalia cerca de 600 itens, divididos em dez categorias: organização; recursos humanos; equipamentos; fornecedores e clientes; controle de processo; documentação e registro; desvios, não conformidades e complicações; avaliações internas e externas; melhoria de processo através de ações corretivas e preventivas e, enfim, instalações e segurança.
O Hemorio foi a primeira instituição fora dos Estados Unidos a obter esse certificado. No Brasil, três outros serviços conquistaram o reconhecimento: o hemocentro de Ribeirão Preto, o banco de sangue do Hospital Israelita Albert Einstein e a área de coleta de sangue do Laboratório de Análises Clínicas (Imunolab), todos em São Paulo.
O laboratório onde são realizados os testes NAT (sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico) foi muito elogiado pela equipe americana. O teste é uma das inovações tecnológicas que estão sendo desenvolvidas para o combate às doenças retrovirais e um grande passo em relação à qualidade e segurança transfusional, já que realiza um diagnóstico ainda mais precoce de doenças transmitidas pelo sangue, diminuindo o risco de infecções contraídas por meio de transfusões de sangue em até 20 vezes.
Apesar de toda amostra de sangue doado ser testada, ainda há um risco de transmissão de doenças, àquele que recebe a transfusão, por conta da "janela imunológica", que é o termo utilizado para designar o período que organismo leva, a partir de uma infecção, para produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. O período para detectar a produção dos anticorpos pelo organismo infectado por HIV, por exemplo, varia de três a 12 semanas. Os exames atuais realizados em hemocentros conseguem enxergar o vírus da Aids em um período de 22 dias. Com o NAT, esse período cai para 10 dias. Já o vírus da hepatite C, que pode levar até 70 dias para ser descoberto nos testes atuais, será detectado em até 20 dias.
O Hemorio realiza sorologia para 80% das bolsas de sangue coletadas e abastece a 200 hospitais da rede pública, em todo o Estado.
- Mais importante do que ser acreditado, é manter a certificação por seis vezes consecutivas. Cada vez que nos submetemos à recertificação, é avaliada uma quantidade maior de itens, além da adequação às novas normas, treinamento de funcionários e novos equipamentos como o teste NAT. Isso mostra o compromisso com a saúde e uma evolução constante na medicina. Comprova que a saúde pública no país pode dar certo - disse Clarisse Lobo.
A diretora também explicou que a certificação da AABB é um selo de qualidade que garante ganho social, por ser o reconhecimento da excelência dos produtos e serviços oferecidos pelo Hemorio.
O Hemorio, hoje, está no patamar internacional dos processos de hemoterapia. Participar das auditorias mostra nossa busca do aperfeiçoamento e da qualidade do sangue e seus derivados. Uma segurança para a sociedade que é beneficiada e usufrui do serviço, seja como doador, seja como receptor – concluiu Clarisse.
Fonte : HEMORIO
Comentários
Postar um comentário