Pular para o conteúdo principal

Hemorio está novamente entre os melhores do mundo




Associação Americana de Bancos de Sangue realizou auditoria no hemocentro

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, foi recertificado pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB) após três dias de auditoria feita por um grupo de hemoterapeutas americanas. É a sexta vez consecutiva que o hemocentro recebe a certificação, comprovando a excelência e a qualidade no sangue oferecido à população do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a semana passada, as auditoras americanas examinaram todos os processos do ciclo do sangue no Hemorio, desde a captação de doadores, passando pelo atendimento ao doador, armazenamento, exames e controle de qualidade. A avaliação não se restringiu às dependências do Hemorio, uma vez que é necessário garantir que o sangue seja transportado para a unidade que irá fazer a transfusão em boas condições de estocagem.

A AABB tem como objetivo promover o desenvolvimento científico da hemoterapia. Para isso, uma das suas principais atividades é auditar serviços de hemoterapia dos Estados Unidos e do resto do mundo, conferindo a certificação quando as unidades cumprem os elevados padrões de qualidade fixados pela associação em manual próprio. Em todo o mundo, dois mil serviços são congregados à AABB.

A associação mantém um programa de acreditação de bancos de sangue há mais de 50 anos. Há 12 anos, o Hemorio se submete a esse processo de acreditação. Desde então, a instituição trabalha para atender a todas as rigorosas exigências do manual da associação, que avalia cerca de 600 itens, divididos em dez categorias: organização; recursos humanos; equipamentos; fornecedores e clientes; controle de processo; documentação e registro; desvios, não conformidades e complicações; avaliações internas e externas; melhoria de processo através de ações corretivas e preventivas e, enfim, instalações e segurança.

O Hemorio foi a primeira instituição fora dos Estados Unidos a obter esse certificado. No Brasil, três outros serviços conquistaram o reconhecimento: o hemocentro de Ribeirão Preto, o banco de sangue do Hospital Israelita Albert Einstein e a área de coleta de sangue do Laboratório de Análises Clínicas (Imunolab), todos em São Paulo.

O laboratório onde são realizados os testes NAT (sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico) foi muito elogiado pela equipe americana. O teste é uma das inovações tecnológicas que estão sendo desenvolvidas para o combate às doenças retrovirais e um grande passo em relação à qualidade e segurança transfusional, já que realiza um diagnóstico ainda mais precoce de doenças transmitidas pelo sangue, diminuindo o risco de infecções contraídas por meio de transfusões de sangue em até 20 vezes.

Apesar de toda amostra de sangue doado ser testada, ainda há um risco de transmissão de doenças, àquele que recebe a transfusão, por conta da "janela imunológica", que é o termo utilizado para designar o período que organismo leva, a partir de uma infecção, para produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. O período para detectar a produção dos anticorpos pelo organismo infectado por HIV, por exemplo, varia de três a 12 semanas. Os exames atuais realizados em hemocentros conseguem enxergar o vírus da Aids em um período de 22 dias. Com o NAT, esse período cai para 10 dias. Já o vírus da hepatite C, que pode levar até 70 dias para ser descoberto nos testes atuais, será detectado em até 20 dias.

O Hemorio realiza sorologia para 80% das bolsas de sangue coletadas e abastece a 200 hospitais da rede pública, em todo o Estado.

Para a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo, obter a acreditação é um passo muito importante para se comprovar a qualidade do sangue no Brasil.

- Mais importante do que ser acreditado, é manter a certificação por seis vezes consecutivas. Cada vez que nos submetemos à recertificação, é avaliada uma quantidade maior de itens, além da adequação às novas normas, treinamento de funcionários e novos equipamentos como o teste NAT. Isso mostra o compromisso com a saúde e uma evolução constante na medicina. Comprova que a saúde pública no país pode dar certo - disse Clarisse Lobo.

A diretora também explicou que a certificação da AABB é um selo de qualidade que garante ganho social, por ser o reconhecimento da excelência dos produtos e serviços oferecidos pelo Hemorio.

O Hemorio, hoje, está no patamar internacional dos processos de hemoterapia. Participar das auditorias mostra nossa busca do aperfeiçoamento e da qualidade do sangue e seus derivados. Uma segurança para a sociedade que é beneficiada e usufrui do serviço, seja como doador, seja como receptor – concluiu Clarisse.


Fonte : HEMORIO

Comentários

Populares

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

UFF Responde: Sífilis

  Outubro é marcado pela campanha nacional Outubro Verde, que visa combater a sífilis e a sífilis congênita no território brasileiro. Segundo o Boletim Epidemiológico sobre a doença, divulgado pelo Ministério da Saúde, revelou que, entre 2021 e 2022, a taxa de detecção de casos de sífilis cresceu 23%, enquanto a detecção em gestantes aumentou 15%. O aumento dos casos gera preocupação entre os especialistas. Neste UFF Responde, convidamos a professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), Sandra Costa Fonseca, para esclarecer detalhes sobre a doença, meios de prevenção e de tratamento. O que é Sífilis? Como podemos identificar os sintomas? Sandra Costa Fonseca:   A sífilis é uma infecção sistêmica de evolução crônica, causada pela bactéria Treponema pallidum. A transmissão é predominantemente sexual e em gestantes pode ocorrer a transmissão vertical para o feto (sífilis congênita). Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários ...

Histerectomia: quando a remoção do útero é necessária e quais problemas ela pode trazer para a saúde física e mental

  As indicações de cirurgia de remoção do útero (histerectomia) estão diminuindo cada vez mais – tanto em casos de doenças benignas quanto malignas - mas o procedimento ainda é um dos mais realizados em mulheres, em todo o mundo. Ele é indicado quando a paciente tem um sangramento uterino anormal, que prejudica muito a qualidade de vida, ou por causa de cânceres. Essa cirurgia em geral ocorre na quarta década de vida da mulher, em casos benignos, mas pode ocorrer em qualquer idade no caso de doenças malignas. Quando é indicada em pacientes mais jovens – o que é bastante raro – é por conta de tumor maligno ou malformação genética ou congênita do útero, que o impede de funcionar adequadamente, segundo a médica Marair Gracio, presidente da Comissão de Uroginecologia e Cirurgia Vaginal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). A retirada somente do útero, biologicamente, não afeta em nada a vida sexual da mulher. Mas quando a histerectomia precisa...

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na F...

Estudo liga produtos de limpeza a asma em adultos

Pessoas que trabalham com produtos de limpeza têm mais risco de ter asma, segundo especialistas britânicos, que publicaram uma pesquisa sobre o tema na revista médica "Thorax". O estudo, do qual participaram mais de 7.000 pessoas, sugere que a exposição a alvejantes e outros produtos químicos está ligada a um em cada seis casos de britânicos que desenvolveram asma depois dos 50 anos. Ele identifica 18 ocupações de alto risco - quatro das quais seriam ligadas ao setor de limpeza. No topo da lista estão agricultores, mecânicos de aeronaves e tipógrafos, mas ela também inclui faxineiros, faxineiros de escritório, empregadas domésticas, cuidadores, cabeleireiros e funcionários de lavanderia. Segundo especialistas, a culpa pela maior incidência de asma parece ser do ambiente de trabalho desses profissionais e não das atividades que eles desenvolvem em seu dia a dia. Partículas inaladas   Muitos produtos têm sido associados à asma, entre eles...