Pular para o conteúdo principal

Hemorio está novamente entre os melhores do mundo




Associação Americana de Bancos de Sangue realizou auditoria no hemocentro

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, foi recertificado pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB) após três dias de auditoria feita por um grupo de hemoterapeutas americanas. É a sexta vez consecutiva que o hemocentro recebe a certificação, comprovando a excelência e a qualidade no sangue oferecido à população do Estado do Rio de Janeiro.

Durante a semana passada, as auditoras americanas examinaram todos os processos do ciclo do sangue no Hemorio, desde a captação de doadores, passando pelo atendimento ao doador, armazenamento, exames e controle de qualidade. A avaliação não se restringiu às dependências do Hemorio, uma vez que é necessário garantir que o sangue seja transportado para a unidade que irá fazer a transfusão em boas condições de estocagem.

A AABB tem como objetivo promover o desenvolvimento científico da hemoterapia. Para isso, uma das suas principais atividades é auditar serviços de hemoterapia dos Estados Unidos e do resto do mundo, conferindo a certificação quando as unidades cumprem os elevados padrões de qualidade fixados pela associação em manual próprio. Em todo o mundo, dois mil serviços são congregados à AABB.

A associação mantém um programa de acreditação de bancos de sangue há mais de 50 anos. Há 12 anos, o Hemorio se submete a esse processo de acreditação. Desde então, a instituição trabalha para atender a todas as rigorosas exigências do manual da associação, que avalia cerca de 600 itens, divididos em dez categorias: organização; recursos humanos; equipamentos; fornecedores e clientes; controle de processo; documentação e registro; desvios, não conformidades e complicações; avaliações internas e externas; melhoria de processo através de ações corretivas e preventivas e, enfim, instalações e segurança.

O Hemorio foi a primeira instituição fora dos Estados Unidos a obter esse certificado. No Brasil, três outros serviços conquistaram o reconhecimento: o hemocentro de Ribeirão Preto, o banco de sangue do Hospital Israelita Albert Einstein e a área de coleta de sangue do Laboratório de Análises Clínicas (Imunolab), todos em São Paulo.

O laboratório onde são realizados os testes NAT (sigla em inglês para Teste de Ácido Nucleico) foi muito elogiado pela equipe americana. O teste é uma das inovações tecnológicas que estão sendo desenvolvidas para o combate às doenças retrovirais e um grande passo em relação à qualidade e segurança transfusional, já que realiza um diagnóstico ainda mais precoce de doenças transmitidas pelo sangue, diminuindo o risco de infecções contraídas por meio de transfusões de sangue em até 20 vezes.

Apesar de toda amostra de sangue doado ser testada, ainda há um risco de transmissão de doenças, àquele que recebe a transfusão, por conta da "janela imunológica", que é o termo utilizado para designar o período que organismo leva, a partir de uma infecção, para produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. O período para detectar a produção dos anticorpos pelo organismo infectado por HIV, por exemplo, varia de três a 12 semanas. Os exames atuais realizados em hemocentros conseguem enxergar o vírus da Aids em um período de 22 dias. Com o NAT, esse período cai para 10 dias. Já o vírus da hepatite C, que pode levar até 70 dias para ser descoberto nos testes atuais, será detectado em até 20 dias.

O Hemorio realiza sorologia para 80% das bolsas de sangue coletadas e abastece a 200 hospitais da rede pública, em todo o Estado.

Para a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo, obter a acreditação é um passo muito importante para se comprovar a qualidade do sangue no Brasil.

- Mais importante do que ser acreditado, é manter a certificação por seis vezes consecutivas. Cada vez que nos submetemos à recertificação, é avaliada uma quantidade maior de itens, além da adequação às novas normas, treinamento de funcionários e novos equipamentos como o teste NAT. Isso mostra o compromisso com a saúde e uma evolução constante na medicina. Comprova que a saúde pública no país pode dar certo - disse Clarisse Lobo.

A diretora também explicou que a certificação da AABB é um selo de qualidade que garante ganho social, por ser o reconhecimento da excelência dos produtos e serviços oferecidos pelo Hemorio.

O Hemorio, hoje, está no patamar internacional dos processos de hemoterapia. Participar das auditorias mostra nossa busca do aperfeiçoamento e da qualidade do sangue e seus derivados. Uma segurança para a sociedade que é beneficiada e usufrui do serviço, seja como doador, seja como receptor – concluiu Clarisse.


Fonte : HEMORIO

Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

Anvisa suspende lote de paracetamol e de outros 3 remédios de laboratório

Quatro medicamentos produzidos pelo Laboratório Teuto Brasileiro S.A. tiveram lotes suspensos por determinação da Anvisa, entre eles o Paracetamol 500 mg, indicado para febre e alívio de dores. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20). O lote 1998101 do Paracetamol 500 mg, com validade em 11/2015, foi suspenso depois que um consumidor contatou o Procon para denunciar  que havia um parafuso no lugar de um dos comprimidos, em uma das cartelas do medicamento. Após notificação do Procon, o laboratório já iniciou o recolhimento voluntário do lote, que foi distribuído em Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. O medicamento Cetoconazol 200 mg, indicado para tratamentos de infecções por fungos ou leveduras, teve suspenso o lote 1048105, com validade em 6/2015.  O motivo da suspensão foi uma queixa de um consumidor feita ao SAC do laboratório. Ele afirmou que encontrou um outro medicamento, o Atenolol 100 mg, na cartela do Cetocona...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...