Pular para o conteúdo principal

Por que a cirurgia bariátrica que Romário fez é tão polêmica? Bem Estar explica

Fotos do ex-jogador Romário publicadas na internet chamaram a atenção. Será que o baixinho está doente? Não está. O motivo do emagrecimento tão brusco é uma cirurgia bariátrica para auxiliar o controle da diabetes.
Para entender melhor o procedimento e saber porque ele é tão polêmico, o Bem Estar desta terça-feira (31) convidou o consultor do programa Dr. Fábio Atuí, cirurgião do aparelho digestivo, e o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, Dr. Caetano Marchesini.
Saiba mais
As cirurgias bariátricas mais realizadas no mundo são a gastrectomia vertical e a bypass gástrico. Todas elas apresentam resultados metabólicos, melhoram a diabetes, contribuem com a baixa da hipertensão, além da perda de peso.
Inúmeras publicações científicas demonstram os resultados da cirurgia gastrointestinal no tratamento da diabetes do tipo 2, não-controlada. Sabe-se que um número considerável de pacientes com diabetes tipo 2, mesmo com o melhor tratamento clínico, não têm sua doença controlada. Esses dados estão publicados na revista da Sociedade Americana de Diabetes (ADA) desde maio de 2016, juntamente com outras importantes comunicações científicas, que respaldam o papel da cirurgia no tratamento da diabetes.
Gastrectomia vertical – Consagrada no Brasil e a mais realizada nos EUA. Consiste em tirar um pedaço do estômago e deixá-lo tubular, ligado ao intestino.
Bypass – É a mais feita no Brasil e tem um efeito metabólico mais duradouro. É considerada padrão-ouro para síndrome metabólica.
Interposição ileal (a que Romário fez) – Uma parte do intestino é cortada e transferida. A técnica é considerada experimental, tecnicamente complexa e pode trazer complicações. Para ser aprovada, ela precisa ser tecnicamente precisa e se mostrar viável, com baixo risco para o paciente. O procedimento não é autorizado pelo Conselho Federal de Medicina.
Segundo o CFM, existem estudos em andamento para validá-la, porém, até lá, essa opção não deve ser considerada terapêutica.

Fonte: G1

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde