Pular para o conteúdo principal

Suspeita de ‘mal da vaca louca’ em Niterói



Quatro pacientes com diagnóstico da Doença de Creutzfeldt–Jakob (DCJ), que tem uma variação chamada de “mal da vaca louca”, estão internados em diferentes hospitais da rede particular de Niterói. De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde de Niterói, três deles foram notificados no final do ano passado e um neste início de ano. Os casos estão sendo monitorados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que até o momento não confirma nenhuma morte. Em nota a Prefeitura de Niterói afirma que “não há até o momento evidências da relação desses casos suspeitos com o consumo de carne bovina”. 
Para médico neurologista Marcus Tulius, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apesar dos sintomas serem os da Creutzfeldt–Jakob (DCJ), não há evidências de que seja a variação transmitida pelo consumo de carne infectada. Ou seja, não motivo para a população da cidade se preocupar ou deixar de participar de churrascos, por exemplo.
“É importante dizer que o que se chama de doença da vaca louca é a variante da doença de Creustzfeldt-Jakob (DCJ). Esta variante pode ser adquirida através da ingestão de carne contaminada com o príon, a partícula proteica que causa a doença e que causa as alterações no encéfalo que resultam nas lesões irreversíveis. Não há em nosso meio evidências de que a carne bovina está contaminada. Não há risco portanto. O sistema de vigilância sanitária brasileiro é bem rigoroso”, explica. 
Já a doença de Creustzfeldt-Jakob é uma doença humana, com média de 1 a 2 casos por milhão de habitantes, prossegue o especialista.
 “É doença letal, que causa uma demência de rápida evolução. Há raros casos hereditários, mas a maioria é dita esporádica. Ela também pode ser transmitida para outras pessoas caso partículas do sistema nervoso sejam inoculadas em outra pessoa. Isto porque a partícula priônica (o príon) é transmissível e infectiva. Isto pode ocorrer por exemplo em material cirúrgico utilizado em neurocirurgia não esterilizado adequadamente. Assim, quando um caso suspeito de DCJ é operado, o material deve ser descartado”. 
Ainda segundo o neurologista, não há tratamento ou cura. Os pacientes evoluem ao óbito em poucos meses após o diagnóstico. O diagnóstico é feito através de Exame neurológico, ressonância do crânio e análise do liquor. A biópsia cerebral pode também. Ser usada, mas quase não é necessária.
“É doença de rápida evolução. Média de 4 a 6 Meses de sobrevida geralmente”, completa.
Os primeiros casos do “mal da vaca louca” surgiram em 1996 no Reino Unido e diferentemente da forma tradicional (DCJ), essa variação acomete predominantemente pessoas jovens, abaixo dos 30 anos. Diversos exames ajudam no diagnóstico de um caso suspeito para DCJ ou DCJ. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de um caso suspeito da doença se baseia nas análises dos exames, sinais e sintomas e história epidemiológica do paciente. Sendo assim, ela pode ser definida como possível, provável e definitiva, mas a confirmação final só pode ser feita através da necropsia com a análise neuropatológica de fragmentos do cérebro. 
Colaboraram: Pamella Souza e Lislane Rottas
Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Risco de trombose

 

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia

NBR 6028:2021 atualizada

 

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç