Pular para o conteúdo principal

Surto de febre amarela não chegará ao Rio, diz secretário de Saúde

Diante do surto de febre amarela em Minas Gerais, o secretário municipal de Saúde, Carlos Eduardo de Mattos, afirma que o Rio não corre o risco de ter casos semelhantes. A epidemia no estados vizinho fez com que começassem a circular boatos de que a vacina contra a doença também preveniria contra a zika e a chikungunya. Especialistas ouvidos pelo EXTRA, porém, garantem que essa informação não é verdadeira.

— Embora os vírus sejam da mesma família, eles são totalmente diferentes. A vacina contra a febre amarela é para uma doença específica e não serve para a dengue, zika ou chikungunya — afirma o epidemiologista Guilherme Franco Netto, assessor da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Até esta segunda-feira, a Secretaria estadual de Saúde de Minas Gerais havia registrado 152 casos suspeitos de febre amarela, com 47 mortes sob investigação. No Espírito Santo, foram identificados dois casos.

— O Rio não está na área de risco. Reparamos um aumento da procura pela vacina, mas alertamos que não existe recomendação para isso. Só se a pessoa for viajar para os locais onde a vacinação é indicada. A nossa guerra hoje é contra o Aedes aegypti — declara o secretário.




Doença foi registrada em áreas rurais

O infectologista Alberto Chebabo, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, explica que os casos de febre amarela são “silvestres”, ou seja, foram detectados em áreas rurais.

— A febre amarela acontece com o contato de mosquitos com macacos e, eventualmente, com humanos. Os surtos da doença são cíclicos e último foi em 2010, então já esperávamos outro. O estranho é que essas pessoas, por morarem em áreas de risco, deveriam ser vacinadas — diz.

Chebabo não indica que qualquer pessoa tome a vacina, apenas ser for viajar para áreas de risco. Segundo o infectologista, ela é feita com o vírus vivo atenuado.

— Em casos muito raros, a pessoa pode acabar ficando doente. Principalmente se ela tiver alguma alteração de imunidade, como idosos, grávidas e quem está em tratamento contra o câncer. A vacina só deve ser tomada se houver indicação — afirma.

De acordo com o Ministério da Saúde, não há tratamento específico. O médico deve tratar os sintomas, como dores no corpo, com analgésicos e antitérmicos.




Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No

COREMU 2012

Concurso de seleção para residência multiprofissional Período de inscrições: 17/10/2011 a 24/10/2011 Data da prova: 06/11/2011 ESPECIALIDADES   NÚMERO DE VAGAS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENFERMAGEM FARMÁCIA EDUCAÇÃO FÍSICA ATENÇÃO EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA 03 02 03 ATENÇÃO EM ONCOLOGIA 04 02 01 ATENÇÃO EM TERAPIA INTENSIVA 04 01 02 Site do curso: http://www.coseac.uff.br/coremus.htm COSEAC - tel: (21)2629-2805 ou (21)2629-2806 COREMU - tel: (21)2629-9330 ou (21)2629-9414 ou (21)2629-9415

Você sabia?