Pular para o conteúdo principal

Horário das refeições influencia saúde do coração, alerta pesquisa

O planejamento do horário de lanches e refeições — sem esquecer o café da manhã — é um fator fundamental para manter uma dieta saudável, o que poderia reduzir o risco de ataque cardíaco, derrame e outras doenças cardiovasculares. A conclusão é de um estudo da Universidade Columbia (EUA), publicado esta semana na revista “Circulation”, da Associação Americana do Coração.

— O tempo da refeição pode afetar a saúde devido ao seu impacto no relógio interno do corpo — explica Marie-Pierre St-Onge, professora de Medicina Nutricional de Columbia. — Vimos em estudos com animais que, quando eles recebem comida em uma fase inicial, como na hora em que estão dormindo, seus relógios internos são redefinidos de uma forma que pode alterar o metabolismo de nutrientes, resultando em maior ganho de peso, resistência à insulina e inflamação. No entanto, ainda precisamos realizar testes em humanos para saber se nossas conclusões são válidas.


Marie-Pierre enfatiza que ainda é importante manter uma dieta saudável, priorizando frutas, legumes, grãos integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura, aves e peixe. O consumo de carne vermelha, sal e alimentos ricos em açúcares adicionados, por sua vez, deve ser limitado. No entanto, o estabelecimento de um horário para refeição também é um fator importante para prevenir as doenças cardiovasculares.

Estudos afirmam que as pessoas que comem diariamente o café da manhã são menos propensas a ter pressão arterial alta, enquanto quem ignora a refeição — cerca de 20% a 30% dos americanos — são mais propensos à obesidade e ao diagnóstico de diabetes.

— Sugerimos comer conscientemente, prestando atenção ao planejamento do que você come e quando você come refeições e lanches. Dessa forma, combatemos a alimentação emocional — recomenda a pesquisadora. — Muitas pessoas acham que as emoções podem nos fazer comer quando não estamos com fome, o que nos faz procurar comidas muito calóricas e de baixo valor nutricional.
Embora a pesquisa ligue os hábitos alimentares à saúde cardiovascular, ainda são necessários estudos que acompanhem os pacientes durante um longo período de tempo. Os cientistas também recomendam pesquisas clínicas que revelem como ocorre o planejamento das refeições.

Dado o estilo de vida cada vez mais ocupado das pessoas, é vital arrumar um tempo para comer sem distrações.

— Todas as atividades devem ter seu lugar em uma agenda ocupada, incluindo a alimentação saudável e a realização de atividades físicas — assinala Marie-Pierre. — Essas atividades devem ser planejadas com antecedência e um tempo adequado deve ser dedicado a elas.

Fonte: Jornal Extra


Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde