Pular para o conteúdo principal

Bactéria usada no controle do Aedes aegypti pode diminuir casos de febre amarela


Bactéria que vem sendo usada no Brasil para ajudar no controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Wolbachia pode contribuir para diminuir os casos de febre amarela no país. Estudo recente mostrou que a bactéria está presente em mais de 60% dos insetos do Brasil, inclusive em pernilongos.


- A Wolbachia impede o Aedes de transmitir a dengue, a chikungunya e a zika, além da febre amarela. Com isso, o número de pessoas que podem ser infectadas diminui exponencialmente - explica o coordenador geral do projeto da FioCruz “Eliminar a Dengue”, Luciano Moreira. O pesquisador trabalhou na descoberta do método e foi responsável por trazê-lo ao Brasil.

A bactéria bloqueia a transmissão dos vírus pelo Aedes Aegypti, uma proposta natural e autossustentável para evitar as doenças relacionadas ao mosquito. Dessa forma, os exemplares que contêm a bactéria ficam impedidos de contaminar qualquer ser humano.

Uma vez inseridos em uma determinada comunidade, os mosquitos continuam a transmitir a Wolbachia naturalmente para seus descendentes, dispensando a necessidade de intervenções adicionais e, consequentemente, diminuindo de casos das doenças.

Durante cinco anos, pesquisadores do programa “Eliminar a Dengue”’ alimentaram, na Austrália, uma colônia de mosquitos com Wolbachia, resultando em centenas de milhares de picadas de mosquitos na equipe sem que fossem detectadas reações.

- Foram realizados diversos testes de segurança durante a pesquisa na Austrália e não foram encontrados indícios de reações em seres humanos. É um método 100% seguro, que não oferece nenhum risco - conclui.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

NBR 6028:2021 atualizada

 

Risco de trombose

 

Fale com a Biblioteca

📝 Olá! Queremos saber como tem sido a sua experiência com as bibliotecas da UFF até agora.  . 👨‍💻Estamos empenhados em melhorar nossos serviços virtuais. Para isso, a Coordenação de Bibliotecas da Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense desenvolveu um formulário on-line para mapear as necessidades da nossa comunidade acadêmica. . 📝Preencha o formulário e nos ajude a oferecer serviços melhores para vocês. São apenas 15 perguntas rápidas. Vamos lá? . 🔎Onde responder? Em https://forms.gle/jmMv854ZrikiyRs29 (link clicável na Bio) . 🔺Quem deve responder? Alunos, técnicos-administrativos e professores da UFF, ex-aluno da UFF, alunos, professores e técnicos de outras instituições que utilizam as bibliotecas da UFF. . 👩‍💻Apesar de estarmos fechados para os serviços presenciais, estamos atendendo on-line pelo DM ou e-mail. . #UFF #SDC #BFM #gtmidiassociaisuff #bibliotecasuff #uffoficial  

Você sabia?