Pular para o conteúdo principal

Niterói celebra o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais


O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado 28 de Julho em todo Brasil.  Lembrando a importância da data, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói está realizando até a sexta-feira (28), das 9 às 17h, a campanha de testagem rápida das hepatites B e C e vacinação de hepatite B nas policlínicas, unidades básicas e módulos do Programa Médico de Família do município. Dentre as ações, estão a intensificação dos testes rápidos, informações sobre cada tipo de hepatite e orientações sobre a vacinação contra a hepatite B nos espaços. Além disso, escolas e salões de beleza próximos das unidades de saúde vão receber atividades educativas. 

As hepatites B e C são doenças infecciosas que afetam o fígado, podendo evoluir para a hepatite crônica, que tem como principais complicações a cirrose hepática e o câncer de fígado. Essas hepatites podem ser transmitidas por transfusão de sangue; compartilhamento de agulhas, seringas, canudos ou cachimbos; exposição percutânea, ou de mucosa, a sangue ou fluidos corpóreos; relações sexuais sem uso de preservativos; uso compartilhado de escova de dente, alicate de unha, barbeadores e lâminas; hemodiálise; transplante; e tratamento dentário.

O uso de preservativo em todas as relações sexuais para a prevenção é fundamental. As diretrizes de prevenção também incluem o não compartilhamento de agulhas e outros objetos que furam, cortam, ou e que entrem em contato com as mucosas e que estejam contaminadas. No caso da hepatite B, a vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível em todas as unidades de saúde para indivíduos com idade até 49 anos. Grupos considerados de alto risco de exposição ou alta suscetibilidade também devem ser vacinados nas unidades da rede.

Carlos Henrique Gomes das Neves, 34 anos, esteve na Policlínica Carlos Antônio da Silva na tarde desta segunda-feira (24) para se inscrever no grupo de tabagismo. Quando soube da campanha de testagem, imediatamente realizou o procedimento. “É uma iniciativa muito importante para saber se temos a doença ou não”, afirmou Carlos. 

 Os testes rápidos para hepatites B e C, realizados para diagnosticar possíveis casos das doenças, também são considerados métodos preventivos, principalmente às gestantes durante o pré-natal, e no caso da hepatite C, às pessoas com idade entre 45 e 65 anos.

A secretária municipal de saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, explica que campanhas como essa são importantes para que as pessoas estejam conscientes dos riscos de contrair doenças e as formas de prevenção.  

“Com a campanha, informamos e alertamos a população que a prevenção é o melhor método de combater essas doenças. Por isso, é fundamental que datas como essa estejam inseridas em nosso calendário”, declara a secretária, reforçando que FMS oferece os testes rápidos e a vacina, no caso da hepatite B, gratuitamente nas unidades da rede. 

Outras atividades – Integrando as atividades do Julho Amarelo, haverá também a reinstalação da Frente Parlamentar das  DST/AIDS e HEPATITES VIRAIS de Niterói no Auditório da Câmara Municipal de Niterói, dia 27/7, às 18h. Encerrando as atividades, a ONG Genesis irá promover uma conscientização da população no Campo de São Bento, dia no dia 29, de 9h às 15h.

Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç

Fiocruz inicia estudo sobre a presença de anticorpos para zika, dengue e chikungunya

A Fiocruz, por intermédio da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), inicia, nesta segunda-feira (9/7), um estudo para identificar a presença de anticorpos de zika, dengue e chikungunya em moradores do Rio de Janeiro - o  Projeto de Pesquisa ZDC . Com a pesquisa, será possível levantar o porcentual da população do município que teve contato no passado ou recentemente com os vírus dessas três doenças. Dessa forma, apresenta-se a possibilidade de conhecer o cenário epidemiológico da cidade, assim como as áreas de circulação dos vírus, e propor estratégias de controle mais eficazes. Tanto a dengue como a zika e chikungunya são doenças com grande impacto social e, em certo momento, apresentam sinais e sintomas semelhantes. O estudo, que conta com financiamento do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, será realizado em 4.500 indivíduos e 1.500 residências em todas as áreas censitárias da cidade. Em cada domicílio selecionado, todos os moradores serão en

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com