Pular para o conteúdo principal

portal mdico

CFM abre inscrições para a 3ª edição do Fórum de Clínica Médica

Estão abertas as inscrições para o III Fórum de Clínica Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM), que terá como tema “Clínica médica na estruturação e acesso ao sistema de saúde”, e será realizado de 31 de agosto a 1º de setembro, em Brasília. O evento debaterá temas como as expectativas da população em relação à especialidade clínica médica, que em outros países de língua portuguesa é chamada de medicina interna. “Ao contrário de outros países como Inglaterra, Espanha e Portugal, em que o papel do clínico está bem definido, o nosso sistema de saúde não incorporou este especialista. Consequentemente, o paciente crônico se vê obrigado a visitar vários médicos, o que gera desperdício de dinheiro e tempo”, constata a professora de Clínica Geral e Propedêutica da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Clínica Médica do CFM, Maria do Patrocínio Tenório Nunes.
A primeira atividade do III Fórum no dia 31 de agosto, após a abertura, será uma apresentação “Demografia Médica – a clínica médica/medicina interna no Brasil”. Em seguida, será realizada a conferência “A medicina interna, o internista e o Sistema de Saúde de Portugal”, proferida pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Luís Campos, que também falará sobre o tema “Opinião e expectativas da população em relação ao médico clínico/ internista”.
No horário da tarde, será realizado o painel “Qual é a função do clínico/internista no Sistema de saúde público e suplementar no Brasil?”, que terá como participantes, além de Luís Campos, representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do Sistema Unimed. Em seguida, será distribuído para os participantes uma proposta com as competências do clínico/internista.
Na sexta-feira, dia 1º, serão formados grupos para analisar e debater essa proposta. À tarde, membros da Câmara Técnica de Clínica Médica; a secretária executiva do Conselho Nacional de Residência Médica, Rosana Leite; o presidente da Associação Brasileira de Ensino Médico, Sigisfredo Brenelli, e o professor da Faculdade de Medicina da USP Milton Arruda, participarão da mesa redonda “Repercussões das competências na formação do clínico/internista”.
Maria do Patrocínio explica que ao contrário do especialista em Medicina de Família e Comunidade, que está habilitado a acompanhar desde o bebê até o idoso em eventos no nível da atenção primária à saúde, o clínico geral/internista atende o paciente crônico adulto, nas interações entre os vários especialistas que este paciente tenha de recorrer. “Pelo SUS, atendi recentemente um paciente que estava sendo tratado por um hospital de ponta paulista, mas que estava confuso com as várias prescrições que recebera. Foi ao ambulatório da HCFMUSP à procura do que ele bem definiu como ‘síndico’. Alguém que o visse  como um todo. O papel do médico internista’ é fazer a gestão da saúde do adulto, nos níveis secundário e terciário em saúde, define Maria do Patrocínio.
Para a coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Clínica Médica, o Fórum terá reflexos na definição das competências e habilidades da especialidade, sendo importante que participem, além dos médicos que atuam na área, representantes dos setores público e suplementar, de todas as regiões do país. “Temos uma concepção do como deve ser a formação deste profissional, mas precisamos ouvir o gestor, saber o que ele espera do profissional. Será um evento muito rico e é fundamental uma participação ampla”, afirmou.



SERVIÇO:
III FÓRUM DE CLÍNICA MÉDICA
CLÍNICA MÉDICA NA ESTRUTURAÇÃO E ACESSO AO SISTEMA DE SAÚDE
CÂMARA TÉCNICA DE CLÍNICA MÉDICA DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - CFM
DATA: 31 de agosto e 01 de setembro de 2017
Local: Conselho Federal de Medicina - Brasília – DF
Inscrições abertas: clique aqui

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
Dia 31/08/2017 (quinta-feira)
8h30 – 9h00  Credenciamento dos participantes

09h00 – 09h15  Sessão de Abertura

- Carlos Vital Correa Tavares Lima - Presidente do CFM
- Mauro Luiz de Britto Ribeiro –Coordenador da Câmara Técnica de Clínica Médica
- Maria do Patrocinio Tenorio Nunes -Coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Clínica Médica
9h15 – 09h45 Demografia Médica - A Clínica Médica/Medicina Interna no Brasil 
Palestrante – ACP/CT CM CFM
09h45 – 10h45 Conferência – A Medicina Interna, o Internista e o Sistema de Saúde de Portugal.
Dr. Luis Campos – Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
10h45 – 11h00 Intervalo
11h00 – 11h30 Opinião e Expectativas da População em Relação ao Médico Clínico/Internista
Dr. Luis Campos – Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna

11h30 – 13h00  Intervalo para almoço    
13h00 – 14h30 Painel: Qual é a Função do Clínico/Internista no Sistema de Saúde Público e  Suplementar no Brasil?
2-3 Membros da CT de CM do CFM
Dr. Luis Campos - SPMI
Representante do Ministério da Saúde – Secretária de Atenção à Saúde – SAS
Representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS
Representante do Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde- CONASEMS
Representante do Sistema Suplementar de Saúde - UNIMED
14h30 – 15h00 Intervalo
15h00 – 16h30 Perguntas, sugestões e debates entre painelistas e plateia
Distribuição de proposta de competências do Clínico/Internista para os participantes
Dia 01/09/2017 (sexta-feira)
                       
Competências e Formação do Clínico/Internista
Competências do Clínico/Internista
Estratégia – formação de grupos para leitura e debate das competências

08h30 – 09h30 – leitura (individual ou em grupo)

09h30 – 10h30 – Debate em grupos (estabelecer relator)

10h30 – 11h30 – Debates entre os relatores dos grupos e apresentação de consenso
11h30 – 13h00 – Intervalo para almoço
Repercussões das Competências na Formação do Clínico/Internista
13h00 – 14h00    Membros da CT/CM do CFM
Secretaria Executiva da CNRM – Profa Rosana Leite
Representante da ABEM – Prof. Sigisfredo Brenelli
Prof. Milton de Arruda Martins
14h30 – 16h30 Perguntas,  sugestões e debates entre painelistas e plateia
16h30 – 17h00 Encerramento

Fonte: http://www.eventos.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21111&Itemid=605

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Faculdade de Medicina da UFF celebra 100 anos com nova sede e programação especial

  A UFF celebrou, ontem (1), o centenário da Faculdade de Medicina. O evento, realizado no teatro da universidade, contou com a presença de autoridades acadêmicas e civis, docentes, servidores, estudantes e ex-alunos, reunindo gerações que marcaram a história da unidade. A programação contou com a conferência “ A Medicina nos últimos 100 anos ”, ministrada pela professora Eliete Bouskela, presidente da Academia Nacional de Medicina, além de homenagens a personalidades e ex-professores que contribuíram para a trajetória da unidade e da apresentação do Quarteto de Cordas. Na ocasião, foram entregues medalhas e troféus comemorativos, simbolizando o reconhecimento ao legado de excelência, ética e compromisso social da Faculdade de Medicina ao longo de um século. Quarteto de Cordas durante a solenidade do centenário da Faculdade de Medicina da UFF. Foto: Joaquim Guedes/SCS Com uma trajetória marcada pela excelência na formação de profissionais e pelo compromisso com a saúde pública, a u...

Vacina experimental pode trazer alívio para alergia a amendoim

Um estudo publicado no "Journal of Allergy and Clinical Immunology" nesta quarta-feira (11) demonstra como vacinas podem ser utilizadas com sucesso no tratamento de alergias. Uma boa parte das alergias ocorre quando o sistema imunológico percebe alguns alimentos como "invasores" a serem atacados. Como se o amendoim virasse um vírus, por exemplo. A partir dessa premissa, assim, cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina capaz de fazer com que o sistema imune não reaja a substâncias presentes no amendoim como se elas fossem atacar o organismo. Em testes em camundongos, três doses mensais de uma vacina aplicada pelo nariz protegeram ratos de reações alérgicas. Ao todo, a vacina foi desenvolvida após quase duas décadas de estudo. Os ratos responderam às alergias a amendoim de forma similar aos humanos afetados, com sintomas que incluíam coceira na pele e dificuldade para respirar. O estudo avaliou a proteç...

Huap-UFF é o primeiro hospital de Niterói (RJ) a realizar criobiópsia de nódulo pulmonar por meio de ecobroncoscopia

  O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou pela primeira vez um procedimento de criobiópsia de nódulo pulmonar guiado por ultrassonografia endobrônquica radial. O uso da técnica, que é um avanço no diagnóstico precoce do câncer de pulmão, torna o Huap a única instituição a oferecer esse tipo de exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região metropolitana II do Rio de Janeiro. O procedimento, realizado no último dia 22 de agosto, é um marco na modernização do parque tecnológico do Serviço de Endoscopia Digestiva e Respiratória do Huap-UFF e  faz parte das ações do projeto “Integra – uma proposta de integração academia/serviço”,  aprovado pelo edital Nº 15/2023, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, que garantiu o valor de R$4.438.000 (quatro milhões, quatrocentos e trinta e oito mil reais) para 24 m...