Pular para o conteúdo principal

Fiocruz inicia liberação do Aedes aegypti contra a dengue nesta terça no Rio



A Fundação Oswaldo Cruz dá início a uma nova fase de combate à dengue, zika e chikungunya, no Rio nesta terça-feira (29). Com o projeto Eliminar a Dengue, serão soltos em dez bairros da Ilha do Governador 1,6 milhão de mosquitos de Aedes aegypti modificados, contendo a bactéria Wolbachia, que reduz significativamente a propagação do vírus que transmite as doenças. Neste projeto, que termina no final de 2018, também serão soltos mosquitos modificados no Centro e nas zonas Norte e Sul da cidade. Como planejado com a prefeitura, somente a Zona Oeste Ficará de fora, neste primeiro momento.

A liberação em larga escala começa na Ilha do Governador, nos bairros de Ribeira, Zumbi, Cacuia, Pitangueiras, Praia da Bandeira, Cocotá, Bancários, Freguesia, Tauá e Moneró.

Moreira diz que os resultados desta nova fase, ou seja, quando serão percebidos os impactos dos mosquitos com a Wolbachia soltos no ambiente deve levar de três a cinco anos para aparecer, já que o trabalho depende de vários fatores, como a sazonalidade - no calor o mosquito se reproduz com mais rapidez - morte dos insetos pelo fumacê, por exemplo. Por isso, destaca que o método australiano é altamente eficaz, mas não anula as necessidades de toda a população continuar a acabar com os focos do Aedes aegypti.

"O mosquito com a Wolbachia reduz muito a capacidade de transmissão do vírus das doenças, mas não é só isso. Toda a população tem de continuar a fazer o seu trabalho de evitar que a água se acumule em poças ou recepientes, como os pratinhos dos vasos de plantas, os terrenos devem estar limpos, os ralos e calhas secos. Todo mundo tem de continuar a combater o mosquito", observou o pesquisador da Fiocruz.

A partir desta terça, além dos mosquitos adultos com a Wolbachia, também estão sendo colacadas nas residências e em locais público dispositivos para a liberação de ovos dos mosquitos. Agentes de saúde, como Gracileide da Cruz, já estão há uma semana distribuindo folhetos e fazendo um trabalho de conscientização com os moradores da Ilha do Governador.

De acordo com a Fiocruz, a capacidade de produção semanal de ovos do mosquito é de 10 milhões por semana. A liberação acaba em 2018 e espera beneficiar 2,5 milhões de habitantes.

Segundo o pesquisador Luciano Moreira, o mosquito modificado tem capacidade para, a partir de sua reprodução, reduzir em 30% a incidência de epidemias nos locais onde foram soltos. Em 2015, mosquitos modificados foram soltos em Tubiacanga, uma comunidade da Ilha do Governador, e em Jurujuba, em Niterói, na Região Metropolitana. A redução de mosquitos com o vírus da dengue foi de 100% e de 96,5%, respectivamente, nesses locais.

"Trata-se de um projeto australiano, já realizado em 40 localidades no mundo e com resultados muito positivos, com a redução de ausência de epidemias dessas doenças. Na primeira fase do projeto liberamos mosquitos com a bactéria em de agosto de 2015 a janeiro de 2016 e houve uma redução muito grande dos mosquitos com o vírus. O bloqueio desses mosquitos com o vírus varia de 60% a 100%, o que leva a uma ausência de 30 anos de epidemias", explicou Moreira.

"A gente explica o projeto, como funciona, qual o objetivo e os moradores vão construindo a ideia do que é o "Eliminar a dengue". A primeira reação, quando a gente diz que vai soltar mais mosquitos no ambiente é negativo. Mas depois que eles compreendem o processo aceitam bem a ideia e querem colaborar", disse a agente de saúde.

Quanto ao fato de a Zona Oeste ter ficado de fora desta fase do "Elimina a dengue", a subsecretária municipal de Saúde, Beatriz Busch explica que, como não teria verba para atingir toda a cidade, a Prefeitura do Rio - que apoia o projeto - optou-se por áreas com características e capacidade de monitoramento das pesquisas. Depois de soltar os mosquitos são feitas pesquisas de campo - coleta de mosquitos - semanalmente para se verificar o nível de proliferação dos insetos modificados.

"Foi uma opção científica. Optamos junto com a Fiocruz pelas regiões onde há maior infraestrutura de Clínicas de Família e um conglomerado para o acompanhamento dos trabalhos de campo. Mas isso não quer dizer que a Zona Oeste foi esquecida. O trabalho pega toda a Zona Norte até Deodoro, uma cobertura de uma grande área onde vivem 2,5 milhões de pessoas", disse a subsecretária.


Como funciona o 'Aedes do Bem'?

Os mosquitos com a bactéria Wolbachia, que não transmitem a doença, promovem uma substituição gradual da população de mosquitos que transmite a doença.

Nos cruzamentos dos mosquitos que têm e dos mosquitos que não têm a bactéria, a Wolbachia é transmitida e impede que os novos mosquitos passem doenças como dengue, Zika e chikungunya.


Fonte: Bem Estar

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

Outubro Rosa

O mês de outubro está acabando, mas a luta continua! Amanhã é o último dia do Outubro Rosa e você também pode ajudar vestindo-se de rosa no dia 28/10/11. Este foi o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. A marca principal é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, a Opera House, na Austrália, e o Arco do Triunfo, na França. No

Janeiro Branco

 Saúde mental em foco aqui na Universidade com o Janeiro Branco. 💙 O movimento criado propositalmente no primeiro mês do ano amplia a perspectiva de discussão sobre saúde mental e reforça a necessidade de ações de prevenção, que estimulem a qualidade de vida de todos.  Aqui na UFF, diferentes ações institucionais corroboram com esse propósito. Confira: ▶ Projeto Gato em teto de zinco quente: voltado para as grandes dificuldades psíquicas apresentadas por estudantes e egressos da UFF, e, também, pelas crianças e jovens do COLUNI. Para marcação, ligar: 2629-2664 ou 998117129. Mais informações: subjetividadefeuff@gmail.com ▶ Projeto Saúde e Bem estar da UFF: disponibiliza escuta psicológica para servidores e estudantes. Saiba mais em (21) 96743-8502 ou sabegra.uff@gmail.com. Siga o perfil @sabegra.uff ▶ SPA da Escola de Psicologia: disponibiliza vagas para atendimento psicoterápico à comunidade de Niterói. Oferece também espaços de cuidado grupal com a Oficina Vivências Negras, somen

Destaque UFF

  Mais um projeto da UFF que vem para somar na cidade de Niterói. Com foco no turismo responsável, o Observatório do Turismo de Niterói (ObservaTur Niterói) busca monitorar a atividade turística da região visando à geração de empregos, implementação de políticas públicas e outros investimentos no setor.  O projeto, elaborado pela nossa Universidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), envolve docentes e estudantes de graduação e pós.  Como destaca o reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a cidade sorriso tem um grande potencial turístico. ""A UFF está atuando junto ao município para cooperar neste processo de recuperação dos efeitos da pandemia, para que Niterói avance e se torne referência para todo o estado"". Leia a matéria completa do #DestaquesUFF  no link https://bit.ly/3FaRxBT