Pular para o conteúdo principal

Estímulos ajudam crianças com Síndrome de Down a se desenvolverem melhor

Crianças com Síndrome de Down têm desenvolvimento físico, mental e intelectual mais lento e por isso precisam de estímulo precoce para realizar atividades como sentar, falar e andar. Quanto mais cedo os pais trabalharem estímulos com a criança, melhor será o crescimento do filho.
— Para os pacientes portadores da Síndrome de Down é importante que o estímulo seja realizado de forma contínua para ajudar nas limitações decorrentes da condição genética. A estimulação precoce ajuda no desenvolvimento e, acima de tudo, na interação social — afirma Nathália Jereissati, psicóloga e coordenadora do Centro de Apoio Familiar do Prontobaby.
A síndrome é causada pela pela presença de três cromossomos 21 nas células. Isso ocorre no momento da concepção da criança. As pessoas com Down têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
— Além dos atrasos globais de desenvolvimento, a criança com a síndrome também aumenta o risco do desenvolvimento de infecções, de câncer, de problemas cardíacos, baixa estatura e obesidade — detalha Clay Brites, pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber.
De acordo com o médico, ao receber o diagnóstico do filho com Down os pais devem buscar muitas informações sobre a condição.
— A partir do momento em que a síndrome é descoberta, é preciso fazer uma avaliação multidisciplinar para que possamos oferecer um acompanhamento médico e não médico para favorecer um desenvolvimento pleno desta criança — finaliza Clay.
Como estimular a criança

Recém-nascidos

Brincadeiras e carinhos devem ser feitos com a criança deitada, já que ela tem o corpo mais mole e dificuldade de firmar o pescoço.

Brinquedos

Use sempre brinquedos coloridos e que façam barulho para desenvolver a visão e audição da criança.

Massinha

Brincar de massinha ajuda a criança a desenvolver sua coordenação motora.

Exercícios adequados

Crianças com Down tem mais dificuldade de correr. A natação seria um esporte melhor para elas.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde