Pular para o conteúdo principal

Um em cada dez adultos sofre com doenças renais: diabéticos e hipertensos correm mais risco

Esta quinta-feira é o Dia Mundial do Rim, data que alerta para a importância de manter a saúde deste órgão responsável por filtrar substâncias tóxicas no organismo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), um em cada dez adultos sofre com problemas renais crônicos.
— Os rins são compostos por vários glomérulos, que são pequenos filtros. Nas doenças renais, os pacientes perdem essas estruturas e, consequentemente, a funcionalidade do rim é prejudicada — explica Mario Ernesto Rodrigues, nefrologista e membro do comitê de Diálise Peritoneal da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
De acordo com o especialista, a doença renal crônica possui cinco fases. A quinta e mais grave é a o que faz com que o paciente necessite de diálise e transplante. Pessoas com diabetes ou hipertensão apresentam mais chances de desenvolver doença renal e por isso precisam, obrigatoriamente, acompanhar o funcionamento dos rins, já que a doença só apresenta sintomas quando está na fase mais grave.
— Pessoas que possuem casos de doenças renais graves na família também devem ficar atentas. Indicamos sempre a realização dos exames, que são simples. Com eles, é possível descobrir a doença no começo — orienta Ana Beatriz Barra, nefrologista e gerente médica da Fresenius Medical Care.
O tratamento depende da fase em que a doença é descoberta. Caso seja diagnosticada até a quarta etapa, é possível tratar com medicamentos e dieta, a fim de adiar a entrada do paciente na etapa final da doença, na qual o tratamento é feito com diálise e transplante.
— Essa data é importante para incentivar as pessoas a conversar com a família e demonstrar a vontade de ser um doador de órgãos — analisa Patrícia Finni, nefrologista da equipe de transplantes do Hospital São Francisco na Providência de Deus.

Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde