Pular para o conteúdo principal

‘Turma da Mônica’ ganha personagem com doença rara

Edu é um personagem com distrofia muscular de Duchenne.

O novo personagem da Turma da Mônica, o pequeno Edu de 9 anos, tem distrofia muscular de Duchenne, uma doença hereditária e degenerativa que, inicialmente, afeta a capacidade motora dos meninos. A ideia de contar a história de uma criança com doença rara — um a cada 5 mil meninos são acometidos no mundo — é promover a inclusão entre os pequenos.
— Esta doença é causada pela ausência de uma proteína chamada distrofina, que é essencial para a formação do músculo. Sem a presença dela, o paciente fica cada vez mais incapacitado de andar — explica a especialista em doenças neuromusculares Camila Pupe, neurologista do Hospital Badim e professora da UFF.
A doença afeta principalmente os meninos e os sintomas começam a aparecer entre os 3 e 6 anos de idade. A dificuldade para correr e se levantar são sinais de alerta para este tipo de distrofia, assim como as panturrilhas aumentadas e a necessidade de andar na ponta dos pés.
— Como a criança apresenta fraqueza para andar,a musculatura das panturrilhas acabam ficando sobrecarregadas, dando uma falsa impressão de crescimento muscular nesta região — afirma o ortopedista Guilherme Sellos.
Com o avanço da doença, os músculos dos membros inferiores ficam cada vez mais fracos e há necessidade do uso de cadeiras de rodas.
A doença não tem cura e por isso é importante que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, para melhorar a qualidade de vida do paciente. Os medicamentos utilizados e as sessões de fisioterapia visam prolongar a saúde dos músculos e evitar a perda de locomoção.
De onde surgiu a ideia
Fábio Ivankovich, diretor-geral da farmacêutica Sarepta, foi quem teve a ideia de desenvolver uma história em quadrinhos sobre a distrofia muscular de Duchenne. A iniciativa foi motivada pelo diagnóstico tardio da doença no Brasil.
— Sempre achei que os quadrinhos seriam uma ótima forma de tratar o assunto. Fui conversar com o Mauricio Sousa sobre o tema e ele gostou da ideia. Esta é uma forma lúdica de apresentar a doença, ensinando as crianças sobre a inclusão de pessoas diferentes. O que mais me deixa feliz é a boa repercussão do assunto e a emoção dos pacientes e seus parentes por se sentirem representados — diz Fábio.
Quadrinho vai explicar doença de forma didática.
A ideia é promover a inclusão de crianças com doenças raras.
Saiba mais
Diagnóstico
A partir da apresentação dos sintomas, recomenda-se fazer um exame de sangue para descobrir se as enzimas ligadas às necroses estão altas. A partir daí são feitos uma biópsia muscular e um teste genético para confirmar a doença.
Muito tarde
Enquanto em outros países essa doença é diagnosticada aos 3 anos de idade, no Brasil o diagnóstico costuma ser feito aos 6, o que prejudica muito a qualidade de vida do paciente.
Evolução
A distrofia muscular de Duchenne é uma doença que evolui de maneira muito rápida. Normalmente, ao entrar na adolescência, o paciente já está na cadeira de rodas. Como essa é uma doença degenerativa, após atingir os músculos responsáveis pela locomoção, a condição também afeta a musculatura respiratória e gera a necessidade de uso de aparelhos que auxiliem na respiração.
Remédios
O tratamento medicamentoso é feito à base de corticoides, cuja principal função é diminuir os processos inflamatórios do músculo.
Esperança
Estudos realizados por especialistas na doença testam a possibilidade de fazer uma edição gênica no DNA de pacientes retirando o gene causador da doença e impedindo sua evolução.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Risco de trombose

 

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde