Pular para o conteúdo principal

Artistas e personalidades aderem à campanha 'Abrace muito apertado', que alerta sobre o Alzheimer

Lançada em setembro, mês mundial da conscientização sobre o Alzheimer, a campanha “Abrace Muito Apertado", promovida pelo Blog Alzheimerebook, contou com adesão e participação de diversos artistas e personalidades do esporte e da gastronomia, além de empresários que vestiram a camisa em prol da causa, dando força e visibilidade para a importância de combater o estigma sobre a doença.
Participaram da campanha desse ano os atores Rodrigo Lombardi e José Loreto o cantor Tony Garrido, o embaixador do Alzheimer no Brasil Zico, Bernard Rajzman, os ex-jogadores de vôlei Giba e Marcus Vinícius Freire, os icônicos do futebol: Junior, Ricardo Rocha, Rivelino e Abel Braga, o jogador de handebol Bruno Souza, o diretor da Rádio Catedral Marcus William, O Seu Mário (do Caneco Gelado do Mário), Claude Troisgros, Roberta Sudbrack, Felipe Bronze, a colunista e crítica de gastronomia de "O Globo", Luciana Fróes, a influencer digital de viagens, lifestyle e luxo Cláudia Liechavicius, além do apoio da EGTEX Alpinismo Industrial, entre outros.
"O nosso objetivo era chamar a atenção do público de todas as camadas sociais sobre algumas características comuns entre os familiares e cuidadores que convivem com as pessoas com Alzheimer e outras demências, que são: a depressão e a angústia, além de outras consequências do afastamento social e da sobrecarga emocional e financeira", diz o idealizador da campanha e criador do Blog Alzheimerebook, o empresário Piñon. "A campanha foi um sucesso graças à participação desses voluntários", conclui.
Segundo o empresário, o alvo da campanha foi o combate ao estigma em torno da Doença de Alzheimer, que é a causa mais comum entre os diversos tipos de demência. "A consequência do estigma leva as pessoas envolvidas ao constrangimento, o que acarreta, gradativamente, no afastamento do convívio social. E isso gera um ambiente de muita tristeza e solidão para quem tem a doença e para seus cuidadores", explica Piñon.
A campanha tinha como slogan o lema "Abrace muito apertado" e um coração amarelo sobre uma fita lilás (cor representativa da doença), como forma de lembrar que mesmo que as pessoas com Alzheimer, que pouco a pouco vão esquecendo as coisas; os parentes; os amigos, e a sua própria história, o coração reage ao amor que se tem.
"Acredito que foi isso o que mais motivou a adesão de tantos famosos, que com a força de suas redes sociais reverberaram a mensagem a milhares de brasileiros de todas as idades, reforçando a importância de que não nos afastemos destas pessoas, o que infelizmente, a tecnologia vem promovendo com relações virtuais afastando-nos de gestos tão amigáveis e vitais, capazes de ilustrar a vida em sua essência, como no mote: abrace muito apertado. E com isso estimulamos a quebra de barreiras, quaisquer que fossem não importam, com uma forma simples e grandiosa de cada um contribuir com a campanha, que é estar presente e ser esta pessoa amável que todos nós podemos ser todos os dias, uns com os outros", diz o empresário.
Importância do cuidador
A campanha destacou também a importância de se reconhecer o papel do cuidador, da sua dedicação, do seu amor incondicional, mas sublinhou o fundamental, que é estar junto, participar e ser aquele abraço que conforta. E, segundo o idealizador, deu frutos:
"O sucesso é tamanho que mais e mais pessoas estão pedindo a camisa da campanha, e vimos nisso o desejo de que o Abrace muito apertado não se restrinja ao mês de setembro, em que ocorre a campanha mundial com as entidades representativas em todo o mundo. É muito oportuno o movimento pela continuidade da campanha o ano inteiro para que lembremos da importância vital de nossa presença física junto aos familiares, cuidadores e amigos que estão vivendo ao redor das demências".
O Alzheimer ainda não tem cura, mas o afastamento e a ausência na vida das pessoas idosas, na vida das pessoas com demências, isso sim tem cura, desde o princípio.
Iluminação especial
A campanha contou ainda com a iluminação especial na cor lilás de prédios e monumentos no Rio e Niterói, entre os quais: O Cristo Redentor, o Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro, o Espaço Cultural dos Correios Niterói, o MAC Museu de Arte Contemporânea Niterói. E teve divulgação no programa de Rádio Catedral FM, Vinhetas em dez aeroportos do Brasil em mídia OOH, com 1 milhão de inserções distribuídas nos: Aeroporto de Congonhas; Aeroporto Santos Dumont; Aeroporto Internacional de Salvador; Aeroporto Internacional de Curitiba; Aeroporto Internacional de Porto Alegre; Aeroporto Internacional de Recife; Aeroporto Internacional de Fortaleza; Aeroporto Internacional de Manaus; Aeroporto Internacional de Cuiabá; Aeroporto de Pampulha, e atingiu o seu registro histórico com a obliteração do selo personalizado “Abrace muito apertado” com o carimbo comemorativo dos Correios oficializando a campanha em âmbito nacional e internacional.
Em 2016, a campanha contou com o apoio do apresentador Otaviano Costa, do ex-judoca Flávio Canto, Adriana Benhar, Cyro Delgado Lars Grael, Robson Caetano e Fabi Oliveira.
Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Faculdade de Medicina da UFF celebra 100 anos com nova sede e programação especial

  A UFF celebrou, ontem (1), o centenário da Faculdade de Medicina. O evento, realizado no teatro da universidade, contou com a presença de autoridades acadêmicas e civis, docentes, servidores, estudantes e ex-alunos, reunindo gerações que marcaram a história da unidade. A programação contou com a conferência “ A Medicina nos últimos 100 anos ”, ministrada pela professora Eliete Bouskela, presidente da Academia Nacional de Medicina, além de homenagens a personalidades e ex-professores que contribuíram para a trajetória da unidade e da apresentação do Quarteto de Cordas. Na ocasião, foram entregues medalhas e troféus comemorativos, simbolizando o reconhecimento ao legado de excelência, ética e compromisso social da Faculdade de Medicina ao longo de um século. Quarteto de Cordas durante a solenidade do centenário da Faculdade de Medicina da UFF. Foto: Joaquim Guedes/SCS Com uma trajetória marcada pela excelência na formação de profissionais e pelo compromisso com a saúde pública, a u...

Vacina experimental pode trazer alívio para alergia a amendoim

Um estudo publicado no "Journal of Allergy and Clinical Immunology" nesta quarta-feira (11) demonstra como vacinas podem ser utilizadas com sucesso no tratamento de alergias. Uma boa parte das alergias ocorre quando o sistema imunológico percebe alguns alimentos como "invasores" a serem atacados. Como se o amendoim virasse um vírus, por exemplo. A partir dessa premissa, assim, cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina capaz de fazer com que o sistema imune não reaja a substâncias presentes no amendoim como se elas fossem atacar o organismo. Em testes em camundongos, três doses mensais de uma vacina aplicada pelo nariz protegeram ratos de reações alérgicas. Ao todo, a vacina foi desenvolvida após quase duas décadas de estudo. Os ratos responderam às alergias a amendoim de forma similar aos humanos afetados, com sintomas que incluíam coceira na pele e dificuldade para respirar. O estudo avaliou a proteç...

Huap-UFF é o primeiro hospital de Niterói (RJ) a realizar criobiópsia de nódulo pulmonar por meio de ecobroncoscopia

  O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou pela primeira vez um procedimento de criobiópsia de nódulo pulmonar guiado por ultrassonografia endobrônquica radial. O uso da técnica, que é um avanço no diagnóstico precoce do câncer de pulmão, torna o Huap a única instituição a oferecer esse tipo de exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região metropolitana II do Rio de Janeiro. O procedimento, realizado no último dia 22 de agosto, é um marco na modernização do parque tecnológico do Serviço de Endoscopia Digestiva e Respiratória do Huap-UFF e  faz parte das ações do projeto “Integra – uma proposta de integração academia/serviço”,  aprovado pelo edital Nº 15/2023, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, que garantiu o valor de R$4.438.000 (quatro milhões, quatrocentos e trinta e oito mil reais) para 24 m...