Pular para o conteúdo principal

Eu fiscalizo

                                                                           Aplicativo de Fake News
 
 
Idealizado com base em um projeto de pós-doutoramento da pesquisadora Claudia Galhardi na ENSP, o aplicativo Eu fiscalizo tem recebido diversas notificações de fake news relacionadas ao novo coronavírus. Desenvolvido para que usuários notifiquem conteúdos impróprios em veículos de comunicação, mídias sociais e whatsapp, o app tem contribuído para que a sociedade tire suas dúvidas e obtenha esclarecimentos com a Fiocruz, de forma simples e rápida, a respeito de informações veiculadas sobre a Covid-19.
 
Para desmistificar as notícias falsas disseminadas sobre o novo coronavírus e denunciadas no Eu fiscalizo, o Informe ENSP conversou com a pneumologista e pesquisadora da Escola, Margareth Dalcolmo, a fim de esclarecer o porquê de essas notícias não corresponderem com a realidade. 
 
Confira, abaixo, 10 fake news veiculadas sobre o coronavírus denunciadas por meio do Eu fiscalizo:
 
 
1.Água fervida com alho serve como tratamento para o coronavírus – É FAKE NEWS!
 
Segundo Margareth Dalcolmo, até o momento, não existe tratamento cientificamente comprovado contra o coronavírus. Estão sendo realizados testes com medicamentos, mas ainda não há nada que comprove cientificamente sua eficácia. 
 
 
2.O coronavírus é maior do que o normal, e, por isso, qualquer máscara impede sua entrada no organismo – É FAKE NEWS!
 
O coronavírus não é maior do que o normal, de acordo com a pesquisadora. A máscara protege, sobretudo, em transportes coletivos, elevadores, entre outros lugares com maior número de pessoas.
 
 
3.Quando cai em uma superfície de metal, o vírus permanece vivo por 12 (doze) horas e, em tecido, 9 (nove) horas. Portanto, lavar a roupa ou colocá-la ao sol por 2 (duas) horas elimina o vírus – É FAKE NEWS!
 
O vírus permanece maior tempo em superfícies de plástico. A pesquisadora destaca que a lavagem de roupa, com água e sabão, é indicada para a eliminação do vírus. No entanto, a exposição ou não da roupa ao sol não interfere em sua eliminação.
 
 
4.O vírus vive na mão 10 minutos - É FAKE NEWS!
 
Não há evidências científicas que comprovem o tempo em que o vírus permanece nas mãos, segundo Margareth. O indicado é fazer a lavagem adequada das mãos, sempre que possível, com água e sabão.
 
 
5.O vírus exposto a uma temperatura superior a 26 graus morre. É FAKE NEWS!
 
Não existe um limite de temperatura à qual o vírus não resiste, de acordo com a pesquisadora.
 
 
6.Como o vírus não resiste à temperatura superior a 26 graus, a água exposta ao sol pode ser consumida sem qualquer perigo. É FAKE NEWS! 
 
Não existe limite de temperatura à qual o vírus não resista. A pesquisadora alerta que não é indicado consumir água exposta ao sol.
 
 
7.O vírus se propaga no ar – É FAKE NEWS!
 
O vírus não se propaga no ar, a não ser por meio de contato próximo com o doente. Margareth explica que o vírus pode, sim, ser carreado por gotículas ou em aerossol, provocado pela tosse, inclusive, em procedimentos médicos. Daí a razão de tantos profissionais de saúde terem sido contaminados, segundo ela.
 
 
8.Evitar comer gelados ou pratos frios – É FAKE NEWS!
 
Pratos frios ou quentes não interferem na resistência do vírus, de acordo com a pesquisadora.
 
 
9.Gargarejar com água morna ou salgada evita que o vírus vá para os pulmões – É FAKE NEWS!
 
Água morna ou salgada não evita que o vírus atinja os pulmões. Margareth esclarece que o comprometimento dos pulmões vai depender de características fisiológicas do indivíduo infectado pelo vírus.
 
 
10. Álcool em gel pode ser feito em casa com apenas dois ingredientes – É FAKE NEWS!
 
Não é indicado que se produza álcool em gel em casa, de acordo com a pesquisadora. O material de limpeza mais indicado na eliminação do coronavírus, segundo Margareth, é qualquer detergente, que se usa para lavar a louça, ou água sanitária. “Pode ser feito um material de limpeza caseiro, diluindo água sanitária na proporção de 1 litro de água sanitária para 3 litros de água. Isso serve também para limpar superfícies lisas, sobretudo as de plástico, onde o vírus pode permanecer mais tempo. A melhor maneira e padrão ouro de limpeza é, ainda, água e sabão. O álcool em gel sozinho não pode ser utilizado todo o tempo. As mãos precisam ser realmente lavadas”, destaca a pesquisadora.
 
 
Você leu uma notícia falsa sobre o novo coronavírus? Então, baixe o aplicativo Eu fiscalizo e faça a notificação da fake news. O processo é rápido e fácil! Além de registrar conteúdos inapropriados, o app informa as datas das notificações e permite o envio de fotos, vídeos e mensagens de texto. O aplicativo está disponível na playstore e pode ser baixado em smartphones.  
 
Saiba mais, aqui, sobre o Eu fiscalizo.
 
 

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Getulinho reabre a pediatria

Sem emergência há 1 ano e 2 meses e após o fim da UTI pediátrica por determinação da Vigilância Sanitária Estadual em dezembro, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca, Niterói, retomou  nesta quinta-feira os atendimentos à população, só que no estacionamento. O hospital de campanha montado, com capacidade para atender 300 crianças por dia, foi alívio para a população e deverá durar o tempo das obras de reforma da unidade. “Esperamos atender 150 por dia na primeira semana”, declarou o coordenador-geral da Força Estadual de Saúde, Manoel Moreira. Foram disponibilizados também ambulância e CTI. Ao assumir, o prefeito Rodrigo Neves decretou situação de emergência no atendimento de urgência pediátrica no município e assinou termo de compromisso para a instalação do hospital de campanha com a Força Estadual. Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia   Nesta quinta-feira, a auxiliar de serviç

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Médicos importados

O governo federal decidiu importar médicos para suprir a falta de profissionais em programas de atenção básica, como o Saúde da Família, e em cidades do interior do País. A medida, que será anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, inclui a flexibilização das normas de validação de diplomas obtidos em faculdades estrangeiras. A decisão, que deverá ser anunciada até o fim de fevereiro, prevê a contratação de milhares de médicos . O governo acredita que muitos cubanos serão atraídos pelos novos empregos. Efeito sanfona Por falar em saúde: a pressão arterial de Pezão voltou a subir no fim da manhã de ontem. Pessoas próximas dizem que o problema está relacionado às bruscas variações no peso do governador em exercício. Ele acaba de terminar outra temporada em um SPA.  Fonte : O Dia

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/