Pular para o conteúdo principal

Vitamina B12: veja sintomas da deficiência e como a alimentação pode ajudar a reverter o quadro

 


Cansaço constante, fraqueza e até sensação de formigamento nas pernas. Esses sintomas podem parecer comuns a problemas de circulação, mas muitas vezes têm uma origem bem mais simples: a deficiência de vitamina B12.

Apesar de ser uma preocupação geralmente mais restrita a um público específico (entenda mais abaixo), alguns laboratórios já relatam o aumento na busca por exames que detectam o nível dessa vitamina no sangue no período pós-pandemia.

➡️No caso do laboratório Sérgio Franco, da rede Dasa, por exemplo, a alta na procura foi superior a 75% entre 2022 e 2024.

A vitamina B12 é essencial para o funcionamento do sistema nervoso, além de ser fundamental na produção de glóbulos vermelhos – e os baixos índices podem levar a quadros preocupantes de anemia.

Abaixo, nesta reportagem, você entende:

  • Quais as principais funções da vitamina B12 no corpo e onde encontrar esse nutriente
  • Motivos mais comuns para a deficiência dessa vitamina e quais são os grupos mais vulneráveis
  • Quais os sintomas da deficiência e como tratar

Vitamina B12 no corpo e suas fontes

A vitamina B12, como boa parte desse grupo de nutrientes, tem um papel fundamental em diferentes funções no corpo humano.

Andrea Fioretti, endocrinologista e coordenadora do Departamento de Endocrinologia do Esporte e Exercício da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), destaca que essa vitamina é extremamente importante para a formação de hemácias, sendo essencial para a produção de glóbulos vermelhos no sangue.

Além disso, a vitamina B12 também atua na manutenção da mielina, uma substância que recobre e protege os nervos, facilitando a condução dos impulsos neurológicos.

Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), ainda acrescenta que esse nutriente é fundamental para a síntese de DNA e replicação celular, além de auxiliar no metabolismo de proteínas e gorduras.

🥩Os especialistas destacam que as fontes dessa vitamina são de origem animal e incluem:

  • Carnes bovina, suína e de frango - dentro de uma dieta equilibrada, os mais saudáveis são os cortes magros, com menor teor de gordura;
  • Peixes e frutos do mar - com destaque para salmão, sardinha, atum, truta e mariscos, em especial mexilhões e ostras;
  • Laticínios - além do próprio leite, derivados como queijo e iogurte. Apesar de possuírem um teor menor de B12 se comparados às carnes, são importantes em uma alimentação balanceada, assim como os ovos.

Durval ainda comenta que, no caso de vegetarianos e veganos, "há opções de alimentos fortificados. Nessa lista entram os leites vegetais (de amêndoas, aveia e soja), cereais matinais e certas leveduras nutricionais".

➡️A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que a ingestão diária de vitamina B12 seja em torno de 2,4 microgramas (ou seja, 0,0025 miligramas).

De acordo com os especialistas, 100 gramas de carne vermelha podem conter até 2,8 microgramas dessa vitamina. Ou seja, é relativamente fácil se obter a quantidade necessária somente por meio da alimentação.

Deficiência de vitamina B12

Ainda que a vitamina seja encontrada facilmente em diversos alimentos, alguns grupos são especialmente mais vulneráveis à deficiência de vitamina B12.

👉Os grupos mais suscetíveis a terem baixos índices desse nutriente são:

  • Idosos
  • Vegetarianos e veganos
  • Pessoas com distúrbios gastrointestinais
  • Pessoas com doença celíaca e doença de Crohn
  • Pré-diabéticos e diabéticos (se fizerem uso de metformina, medicamento que interfere na absorção da vitamina B12)
  • Pacientes pós-cirurgia bariátrica
Os especialistas destacam que os motivos mais comuns para a deficiência estão relacionados à ingestão inadequada e insuficiente da vitamina ou à dificuldade da metabolização e da absorção da B12.

Sintomas da deficiência de B12 e tratamento

Por ser parte essencial de diversos processos no corpo humano, os sintomas da deficiência da vitamina B12 também são muitos.

Entre os principais, se destacam:

  • Anemia
  • Fraqueza nas pernas
  • Sensação de agulhamento ou formigamento nas pernas
  • Fadiga
  • Comprometimento cognitivo
💊Os especialistas explicam que os tratamentos mais comuns para a deficiência de vitamina B12 incluem a adequação alimentar com inclusão de mais fontes dessa vitamina e também a prescrição de suplementação por via oral ou injetável.

A endocrinologista Andrea Fioretti ainda comenta que não há necessidade de se suplementar a vitamina B12 quando os níveis estão adequados no organismo.

Ela ainda alerta que o excesso de vitamina B12 pode ser prejudicial ao corpo e, em algum caso, desencadear problemas neurológicos.

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Faculdade de Medicina da UFF celebra 100 anos com nova sede e programação especial

  A UFF celebrou, ontem (1), o centenário da Faculdade de Medicina. O evento, realizado no teatro da universidade, contou com a presença de autoridades acadêmicas e civis, docentes, servidores, estudantes e ex-alunos, reunindo gerações que marcaram a história da unidade. A programação contou com a conferência “ A Medicina nos últimos 100 anos ”, ministrada pela professora Eliete Bouskela, presidente da Academia Nacional de Medicina, além de homenagens a personalidades e ex-professores que contribuíram para a trajetória da unidade e da apresentação do Quarteto de Cordas. Na ocasião, foram entregues medalhas e troféus comemorativos, simbolizando o reconhecimento ao legado de excelência, ética e compromisso social da Faculdade de Medicina ao longo de um século. Quarteto de Cordas durante a solenidade do centenário da Faculdade de Medicina da UFF. Foto: Joaquim Guedes/SCS Com uma trajetória marcada pela excelência na formação de profissionais e pelo compromisso com a saúde pública, a u...

Vacina experimental pode trazer alívio para alergia a amendoim

Um estudo publicado no "Journal of Allergy and Clinical Immunology" nesta quarta-feira (11) demonstra como vacinas podem ser utilizadas com sucesso no tratamento de alergias. Uma boa parte das alergias ocorre quando o sistema imunológico percebe alguns alimentos como "invasores" a serem atacados. Como se o amendoim virasse um vírus, por exemplo. A partir dessa premissa, assim, cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma vacina capaz de fazer com que o sistema imune não reaja a substâncias presentes no amendoim como se elas fossem atacar o organismo. Em testes em camundongos, três doses mensais de uma vacina aplicada pelo nariz protegeram ratos de reações alérgicas. Ao todo, a vacina foi desenvolvida após quase duas décadas de estudo. Os ratos responderam às alergias a amendoim de forma similar aos humanos afetados, com sintomas que incluíam coceira na pele e dificuldade para respirar. O estudo avaliou a proteç...

Huap-UFF é o primeiro hospital de Niterói (RJ) a realizar criobiópsia de nódulo pulmonar por meio de ecobroncoscopia

  O Hospital Universitário Antônio Pedro da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou pela primeira vez um procedimento de criobiópsia de nódulo pulmonar guiado por ultrassonografia endobrônquica radial. O uso da técnica, que é um avanço no diagnóstico precoce do câncer de pulmão, torna o Huap a única instituição a oferecer esse tipo de exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região metropolitana II do Rio de Janeiro. O procedimento, realizado no último dia 22 de agosto, é um marco na modernização do parque tecnológico do Serviço de Endoscopia Digestiva e Respiratória do Huap-UFF e  faz parte das ações do projeto “Integra – uma proposta de integração academia/serviço”,  aprovado pelo edital Nº 15/2023, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, que garantiu o valor de R$4.438.000 (quatro milhões, quatrocentos e trinta e oito mil reais) para 24 m...