Pular para o conteúdo principal

Nossos serviços


 Usuários:

Professores, alunos e funcionários da Universidade e comunidade em geral. Atendemos aos cursos de graduação e especialização em medicina, residência médica e cursos de mestrado e doutorado nas diversas especialidades da área médica.

Inscrições: documentos necessários

     
* Alunos de Graduação: Confirmação no IdUFF da inscrição do aluno ou plano de curso ou declaração da Coordenação de curso que comprove sua matrícula em disciplinas, CPF e identidade;

* Alunos de Pós-Graduação: Declaração que comprove que o aluno está regularmente matriculado e constando a validade do curso ou que na listagem fornecida pelas Coordenações dos cursos seja localizado o nome do aluno, identidade, CPF para cadastro;

* Estagiários: Declaração da chefia imediata constando o prazo do estágio;

* Residentes: Caso a listagem de residentes ainda não tenha sido entregue à biblioteca, o aluno deverá trazer uma Declaração da COREME constando o prazo e a especialidade da residência;

* Funcionários e Docentes: Último contracheque, identidade e CPF para cadastro;

* Professores Substitutos: Declaração da Coordenação com data de início e fim do contrato;

* Comunidade externa: Está restrita à consulta local, e só poderá fazer a retirada do material bibliográfico para cópia mediante apresentação de identidade para arquivar junto à ficha do livro até a devolução do mesmo.

 OBS: A validade da inscrição permanece durante o tempo de vinculação do inscrito com a Universidade.

Empréstimo de livros:

→ O limite / usuário é de 3 livros e o prazo é de 7 dias.
→ Os livros com tarja vermelha (consulta) são emprestados somente na sexta-feira, a partir das 12h, e devem ser devolvidos na segunda-feira seguinte até 12h.
→ O atraso no prazo de devolução do livro acarretará em suspensão. Para cada dia de atraso serão computados 5 dias de suspensão. Em caso de livros de consulta, para cada dia de atraso, 15 dias de suspensão.
→ Na época da matrícula serão encaminhadas às coordenações dos cursos as listas dos devedores e estes só poderão fazer a matrícula com o "nada consta" da biblioteca.

Empréstimo de chave (Escaninho):

É um empréstimo diário cujo usuário requisita uma chave para colocar seus pertences e é permitido para utilização do espaço interno da Biblioteca para estudo, leitura.

A chave deverá ser devolvida até às 18:45h para que não haja penalidade.

Extravio:

      O usuário é responsável pela chave em seu poder. Em caso de extravio e/ou dano da chave, o usuário deverá indenizar a biblioteca com outra chave.

 Reservas:

Os usuários poderão efetuar reservas das obras de seu interesse que estiverem emprestadas, para isto, deverão se dirigir ao balcão de empréstimo, fazer a solicitação ou a própria pessoa pode entrar no sistema pergamum , fazer a reserva e aguardar email de aviso do sistema para retirar o livro, que estará separado  e disponível no prazo de 48 h.

OBS: Se o usuário não procurar o livro no prazo, a reserva será cancelada e transferida para o próximo usuário da reserva.

Atraso na devolução:

Será aplicada suspensão para o usuário que não entregar a obra no prazo previsto.

* Para cada dia de atraso na devolução da obra emprestada, serão contados 05 (cinco) dias de suspensão.

* No caso de livros de consulta, serão contados 15 (quinze) dias de suspensão para cada dia de atraso.

* Será aplicada suspensão de 05 (cinco) dias, vide 01 (um) dia de atraso de devolução de livros, para o usuário que não devolver a chave do escaninho no mesmo dia do empréstimo.

OBS: O usuário que estiver com obras em atraso não poderá utilizar o serviço de empréstimo em nenhuma outra biblioteca do sistema SDC/UFF.


Extravio:


      O usuário é responsável pela obra em seu poder. Em caso de extravio, danos, etc., o usuário deverá indenizar a biblioteca com outro exemplar ou obra de valor equivalente, por indicação da biblioteca.

Consulta

Não será permitida a entrada de usuários portando bolsas, sacolas, pastas ou similares, na área destinada ao acervo da BFM. O livre acesso às estantes é permitido somente ao acervo de livros, teses, monografias e à sala de referência. Os títulos de periódicos deverão ser solicitados para consulta e xérox ao funcionário responsável. Pede-se ao leitor não colocar a publicação consultada na estante, e sim deixá-la sobre qualquer mesa.

A Biblioteca oferece

→ Levantamento bibliográfico;
→ Normalização de Documentos;
→ Ficha catalográfica (monografias, dissertações e teses);
→ COMUT - cópia de teses, artigos de periódicos, capítulos de livros etc;
→ CCN - localização de títulos de periódicos em outas instituições;
→ Empréstimo domiciliar;
→ Consulta na Biblioteca;
→ Serviço de referência.

→ Treinamento e orientação de usuários para utilização dos recursos de informação abaixo:

→ Para acessar o Catálogo eletrônico:

Autenticação Meu Pergamum - <https://app.uff.br/pergamum/catalogo/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php>

Meu Pergamum Mobile - <https://app.uff.br/pergamum/catalogo/mobile/index.php>

Comentários

Populares

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Curso de Eletrocardiograma

Com o Professor Ademir Batista da Cunha Local : Centro de Convenções do Barra Shopping - Avenidas das Américas, 4666 - 3º piso - Barras da Tijuca - Rio de Janeiro Início : 22/11/2011 Término : 17/01/2012 Aulas às terças-feiras das 18h às 21h Inscrições e informações Rua Figueiredo Magalhães, 219/401 - Copacabana Telfax : 2256-5191 / 2235-0856 Cel.: 9246-6514 / 92385775 E-mail: ecgtotal1989@gmail.com

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Saiba como proteger seus filhos dos perigos da internet

O boato de que o desafio da Momo (boneca virtual que orienta crianças a se machucarem) estava no YouTube Kids e notícias sobre grupos de bate-papos online sobre violência, frequentados pelos assassinos do massacre em Suzano (SP), ligaram sinal de alerta para pais e responsáveis. O que crianças e jovens estão fazendo na internet e como protegê-los? Especialistas garantem que orientá-los sobre como se comportar nestes ambientes é a melhor maneira de defendê-los de conteúdos impróprios. — A mesma postura dos pais, que já orientam a não conversar com estranhos no mundo real, deve ser tomada em relação à internet — explica a educadora Andrea Ramal. A conversa sobre o mundo virtual pode ser uma deixa para reforçar os valores daquela família, mostrar o que é certo e errado e aconselhar os filhos a como se comportar em situações nas quais são desafiados, como no caso da Momo. — São os princípios éticos desenvolvidos desde a infância que asseguram a autoconfiança nos momentos em que ...

Filha de Júnior Lima sofre doença rara; entenda o que é a síndrome nefrótica

  O cantor Junior Lima e a mulher dele, Mônica Benini, publicaram um vídeo em suas redes sociais comunicando que a filha deles, Lara, de 3 anos, foi diagnosticada com síndrome nefrótica, uma condição rara que afeta os rins, levando à perda excessiva de proteínas na urina. “Não costumamos abrir nossa intimidade, ainda mais se tratando de filhos, mas aconteceu algo e julgamos muito importante trazer aqui como um alerta para outras famílias que possam viver algo parecido”. O casal revelou que a doença surgiu na menina como uma alergia no olho que fez a região inchar. Eles procuraram médicos, especialistas e alergistas até chegar ao diagnóstico certeiro de síndrome nefrótica. Na maioria dos casos, a síndrome pode ser congênita (rara) e/ou adquirida por um problema de saúde secundário, por doenças infecciosas, autoimunes, diabetes, hepatite ou doenças sistêmicas, como o lúpus. Além disso, existem casos em que a doença é transmitida geneticamente. Sintomas Inchaço nos tornozelos e nos pé...