Pular para o conteúdo principal

Nossos serviços


 Usuários:

Professores, alunos e funcionários da Universidade e comunidade em geral. Atendemos aos cursos de graduação e especialização em medicina, residência médica e cursos de mestrado e doutorado nas diversas especialidades da área médica.

Inscrições: documentos necessários

     
* Alunos de Graduação: Confirmação no IdUFF da inscrição do aluno ou plano de curso ou declaração da Coordenação de curso que comprove sua matrícula em disciplinas, CPF e identidade;

* Alunos de Pós-Graduação: Declaração que comprove que o aluno está regularmente matriculado e constando a validade do curso ou que na listagem fornecida pelas Coordenações dos cursos seja localizado o nome do aluno, identidade, CPF para cadastro;

* Estagiários: Declaração da chefia imediata constando o prazo do estágio;

* Residentes: Caso a listagem de residentes ainda não tenha sido entregue à biblioteca, o aluno deverá trazer uma Declaração da COREME constando o prazo e a especialidade da residência;

* Funcionários e Docentes: Último contracheque, identidade e CPF para cadastro;

* Professores Substitutos: Declaração da Coordenação com data de início e fim do contrato;

* Comunidade externa: Está restrita à consulta local, e só poderá fazer a retirada do material bibliográfico para cópia mediante apresentação de identidade para arquivar junto à ficha do livro até a devolução do mesmo.

 OBS: A validade da inscrição permanece durante o tempo de vinculação do inscrito com a Universidade.

Empréstimo de livros:

→ O limite / usuário é de 3 livros e o prazo é de 7 dias.
→ Os livros com tarja vermelha (consulta) são emprestados somente na sexta-feira, a partir das 12h, e devem ser devolvidos na segunda-feira seguinte até 12h.
→ O atraso no prazo de devolução do livro acarretará em suspensão. Para cada dia de atraso serão computados 5 dias de suspensão. Em caso de livros de consulta, para cada dia de atraso, 15 dias de suspensão.
→ Na época da matrícula serão encaminhadas às coordenações dos cursos as listas dos devedores e estes só poderão fazer a matrícula com o "nada consta" da biblioteca.

Empréstimo de chave (Escaninho):

É um empréstimo diário cujo usuário requisita uma chave para colocar seus pertences e é permitido para utilização do espaço interno da Biblioteca para estudo, leitura.

A chave deverá ser devolvida até às 18:45h para que não haja penalidade.

Extravio:

      O usuário é responsável pela chave em seu poder. Em caso de extravio e/ou dano da chave, o usuário deverá indenizar a biblioteca com outra chave.

 Reservas:

Os usuários poderão efetuar reservas das obras de seu interesse que estiverem emprestadas, para isto, deverão se dirigir ao balcão de empréstimo, fazer a solicitação ou a própria pessoa pode entrar no sistema pergamum , fazer a reserva e aguardar email de aviso do sistema para retirar o livro, que estará separado  e disponível no prazo de 48 h.

OBS: Se o usuário não procurar o livro no prazo, a reserva será cancelada e transferida para o próximo usuário da reserva.

Atraso na devolução:

Será aplicada suspensão para o usuário que não entregar a obra no prazo previsto.

* Para cada dia de atraso na devolução da obra emprestada, serão contados 05 (cinco) dias de suspensão.

* No caso de livros de consulta, serão contados 15 (quinze) dias de suspensão para cada dia de atraso.

* Será aplicada suspensão de 05 (cinco) dias, vide 01 (um) dia de atraso de devolução de livros, para o usuário que não devolver a chave do escaninho no mesmo dia do empréstimo.

OBS: O usuário que estiver com obras em atraso não poderá utilizar o serviço de empréstimo em nenhuma outra biblioteca do sistema SDC/UFF.


Extravio:


      O usuário é responsável pela obra em seu poder. Em caso de extravio, danos, etc., o usuário deverá indenizar a biblioteca com outro exemplar ou obra de valor equivalente, por indicação da biblioteca.

Consulta

Não será permitida a entrada de usuários portando bolsas, sacolas, pastas ou similares, na área destinada ao acervo da BFM. O livre acesso às estantes é permitido somente ao acervo de livros, teses, monografias e à sala de referência. Os títulos de periódicos deverão ser solicitados para consulta e xérox ao funcionário responsável. Pede-se ao leitor não colocar a publicação consultada na estante, e sim deixá-la sobre qualquer mesa.

A Biblioteca oferece

→ Levantamento bibliográfico;
→ Normalização de Documentos;
→ Ficha catalográfica (monografias, dissertações e teses);
→ COMUT - cópia de teses, artigos de periódicos, capítulos de livros etc;
→ CCN - localização de títulos de periódicos em outas instituições;
→ Empréstimo domiciliar;
→ Consulta na Biblioteca;
→ Serviço de referência.

→ Treinamento e orientação de usuários para utilização dos recursos de informação abaixo:

→ Para acessar o Catálogo eletrônico:

Autenticação Meu Pergamum - <https://app.uff.br/pergamum/catalogo/biblioteca_s/php/login_usu.php?flag=index.php>

Meu Pergamum Mobile - <https://app.uff.br/pergamum/catalogo/mobile/index.php>

Comentários

Populares

UFF Responde: Menopausa

  A data 18 de outubro é marcada pelo Dia Mundial da Menopausa, criado na intenção de promover a conscientização e o apoio para a melhora da saúde e bem-estar da mulher diante das mudanças fisiológicas. A menopausa é um processo natural que indica o fim do período reprodutivo, definida respectivamente pela ausência da menstruação por 12 meses consecutivos, sem causas secundárias, como gravidez ou uso de medicamentos. Trata-se de uma transição biológica que costuma ocorrer entre os 45 e 55 anos, com idade média no Brasil em torno de 48 anos. Durante a menopausa, ocorre a queda progressiva dos níveis de estrogênio e de progesterona, hormônios produzidos pelos ovários. Essa diminuição hormonal provoca alterações físicas, metabólicas e emocionais. Entre os sintomas mais comuns estão os fogachos (ondas de calor), sudorese noturna, alterações do sono e humor, ressecamento vaginal e redução da libido. Além disso, é possível que haja o surgimento de condições mais graves, como impacto na s...

Campanha Hanseníase 2018

Fonte: Portal da Saúde

Câncer de próstata mata 48 homens por dia no Brasil; atendimento por causa da doença cresce entre jovens

                        Administrador de empresas, Luciano foi diagnosticado com câncer de próstata em 2022 — Foto: Arquivo Pessoal Luciano Ferreira, de 50 anos, só foi ao médico porque estava prestes a perder o plano de saúde. Procurava resolver um problema no estômago, mas saiu do consultório com outro pedido de exame: o PSA, marcador usado para rastrear o câncer de próstata. O tumor foi descoberto em 2022, ainda no início e, poucos meses depois, Luciano passou por cirurgia para retirar a próstata, a prostatectomia radical. Não precisou de quimioterapia nem radioterapia. “Tive sorte e diagnóstico precoce. Estou há três anos em remissão (sem sinal da doença). Hoje entendo que exame de rotina não é exagero, é cuidado com a vida”, resume. Crescimento entre homens mais jovens 📊 Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de atendimentos por câncer de próstata em homens com até 49 anos cresceu 32% entre 2020 e 2024, passand...

UFF responde: Alzheimer

  Doença de causa desconhecida e incurável, o Alzheimer é a forma mais comum de demência e afeta, principalmente, idosos com mais de 65 anos. Identificada inicialmente pela perda de memória, pessoas acometidas pela doença têm, a partir do diagnóstico, uma sobrevida média que oscila entre 8 e 10 anos, segundo o  Ministério da Saúde  .  Em um  Relatório sobre Demência , a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 55 milhões de pessoas no mundo possuem algum tipo dessa doença, sendo mais de 60% dessas pessoas habitantes de países de baixa e média renda. A previsão é de que esse número ultrapasse mais de 130 milhões no ano de 2050. Outros dados apresentados na publicação indicam que a demência é a sétima maior causa de morte no mundo e que, em 2019, representou um custo global superior a 1 trilhão de dólares. Com o intuito de criar ações para o tratamento e a conscientização sobre a Doença de Alzheimer e de demências, em junho de 2024, foi instituída a...

Crioablação: Nova técnica em teste para tratar o câncer de mama usa congelamento; entenda

Crioablação, em teste do Hospital de Amor de Barretos, usa congelamento em tumores de até 2 cm na mama — Foto: Reprodução/EPTV O Hospital de Amor em Barretos (SP) é um dos dez centros de saúde no estado de São Paulo a participar de um estudo de fase 3, ou seja, em larga escala, que testa uma nova técnica de combate ao câncer de mama. A pesquisa avalia a eficácia da crioablação, procedimento que utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir as células responsáveis pelo tumor no seio. O Hospital do Coração (HCor), em São Paulo (SP), é o principal responsável pelo estudo e conta com a participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Hospital da Mulher, Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Faculdade de Medicina de Jundiaí e Hospital Santa Marcelina, além do Hospital de Barretos, entre outras unidades. Até agora, os estudos anteriores demonstraram resultados promissores e seguros, principalmente para pacientes com tumores ...