Pular para o conteúdo principal

Tomógrafos móveis em Cachoeiras de Macacu e Macaé

0F4530BF_cpia2Os municípios de Cachoeiras de Macacu e Macaé vão receber durante o mês de julho e agosto os serviços de tomografia computadorizada móvel (TCM), projeto criado pelo governo do Estado há dois anos para atender aos moradores de cidades em que não há esse tipo de exame na rede pública de Saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda. Instalados em carretas especiais, fabricadas e montadas por uma empresa norte-americana, os dois equipamentos são capazes de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos).

Entre os dias 12 e 22 deste mês, uma das TCM estará na Praça Manoel Dias Martinez, em Cachoeiras de Macacu, das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 15h. A previsão é que cerca de 400 pessoas sejam atendidas neste período no município. O outro aparelho segue para Macaé entre os dias 26 de julho e 13 de agosto e ficará na Praça Washington Luiz, no Centro da cidade. Quinhentos pacientes devem passar pelo serviço.
Os aparelhos são operados por médicos radiologistas e o resultado do exame é entregue à prefeitura, que fica responsável por enviar ao paciente, para ser encaminhado ao médico solicitante. Para agendar o exame, o paciente deve entregar o pedido à secretaria municipal de Saúde da sua cidade, que encaminhará uma planilha com as demandas para o Serviço.

A Prefeitura fica encarregada de informar ao paciente sobre a data em que deverá comparecer para realizar o exame. Os pacientes que possuem aparelho celular recebem uma confirmação da SES, via torpedo. O envio é feito 48 horas antes da data marcada para o exame, com informações sobre o local e horário. Para fazer o procedimento, é necessária a prescrição de um médico especialista.

A tomografia móvel funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de 8h a 9h por dia; dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e conta, ainda, com vestiário para o paciente.

Os exames de imagem possibilitam um diagnóstico preciso e rápido, além de permitir um tratamento mais adequado. A tomografia de múltiplos detectores tem alta sensibilidade e é indicada para a identificação de lesões provocadas por traumas, tumores, processos infecciosos, entre outros.

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada