Pular para o conteúdo principal

Técnica utilizada no Huap remove tumor cerebral em paciente acordado


A remoção de um tumor cerebral pode ocasionar algumas lesões que podem comprometer áreas onde o tecido cerebral desempenha função. Com o objetivo de proporcionar uma maior segurança ao paciente o Serviço de Neurocirurgia do Huap realizou dois procedimentos cirúrgicos para retirada de tumor cerebral com pacientes acordados. O método trazido do Canadá é conhecido como “craniotomia acordado” e  facilita a retirada de tumores nas áreas sensorias, motora e da fala.
Durante o procedimento o paciente é sedado e recebe anestesia local, com a utilização de um equipamento que através de estímulos elétricos faz um mapeamento cerebral para demonstrar que as funções neurológicas fundamentais não estão sendo comprometidas. Esta técnica permite que o paciente interaja com a equipe durante todo o procedimento, respondendo a testes aplicados durante a cirurgia. Além disso, o período de internação do paciente é bem menor comparado ao método convencional, onde seria necessário ficar internado de 4 a 5 dias. Com o paciente acordado, não há necessidade de internação de CTI, podendo ter alta 24 horas depois e retornando somente 7 dias após para a retirada dos pontos. Outro fator importante é que esta cirurgia evita infecções hospitalares e complicações clínicas  relacionadas à trombose ou úlcera de pressão.
De acordo, com o neurocirurgião do Huap Rafael Leal é de total importância que antes dacirurgia o paciente seja informado sobre todo o procedimento, pois a sua motivação e cooperação é fundamental para uma cirurgia bem sucedida.  As duas cirurgias foram realizadas no mês de agosto, onde o primeiro paciente com 38 anos de idade, tinha um tumor próximo a região giro pre-central, responsável pela força na metade contra-lateral do corpo e já o segundo paciente de 59 anos apresentava o tumor próximo a função cerebral da fala .
Ainda, de acordo com o neurocirurgião não há contraindicação absoluta para a realização deste método em crianças, no entanto uma entrevista detalhada deve ser feita na tentativa de detectar indivíduos que não irão cooperar.
A utilização desta técnica não é indicada no caso de recusa do paciente, sequela neurológica completa na região em questão (por exemplo, tumor próxima a área da força num paciente já com paralisia ), ou pacientes com algum retardo mental, em alguns casos.
A maior causa de conversão para o método convencional é um quadro de crise convulsiva que não melhora com as medidas clinicas. Nestes casos todo o aparato para a conversão para a anestesia geral esta preparado.
Para o chefe de Serviço da Neurocirurgia do Huap Jose Alberto Landeiro, a participação dos anestesiologistas foi fundamental, pois são responsáveis por monitorizar com sedação e analgésicos todo o procedimento, porém mantendo o paciente lúcido. Além disso, a integração com o corpo de enfermagem foi de extrema importância para o êxito do procedimento.

Comentários

  1. Tenho 55 anos, sou coreano, fui diagnosticado com câncer de fígado em segundo estágio após um exame agendado para monitorar a cirrose hepática. Eu tinha perdido muito peso. Uma tomografia computadorizada revelou três tumores; um no centro do fígado em tecido danificado e dois em porções saudáveis ​​do meu fígado. Nenhum tratamento de quimioterapia ou radioterapia foi prescrito devido à minha idade, ao número de tumores no fígado. Um mês após o meu diagnóstico, comecei a tomar 12 suplementos de Salvestrol (350 pontos) por dia, proporcional ao meu peso corporal. Compreendeu seis cápsulas Salvestrol Shield (350 pontos) e seis cápsulas Salvestrol Gold (350 pontos), distribuídas ao longo do dia, tomando duas de cada cápsula após cada refeição principal. Esse nível de suplementação com Salvestrol (4.000 pontos por dia) foi mantido por quatro meses. Além disso, iniciei um programa de exercícios respiratórios, exercícios de chi, meditação, alongamento e prevenção de estresse. Devido à variedade de condições de que sofri, recebi exames médicos em andamento. Onze meses após o início da suplementação com Salvestrol. Mas todos inválidos, então eu continuo procurando uma cura à base de plantas on-line que, como me deparei com um testemunho apreciando o Dr. Itua sobre como ele curou seu HIV / Herpes, entrei em contato com ele por e-mail que ele listou acima, o Dr. Itua me enviou o remédio herbal dele para o câncer beber por duas semanas para curar Eu paguei pela entrega, então eu recebi meu remédio herbal e bebi por duas semanas e fui curado até agora, estou totalmente livre de câncer, aconselho você a entrar em contato Dr. Itua Herbal Center no e-mail ... drituaherbalcenter@gmail.com. Número WhatsApps ... + 2348149277967. Se você sofre de Doenças listadas abaixo, Câncer, HIV / Aids, Herpes Vírus, Câncer de bexiga, Cérebro, Câncer retal do cólon, Câncer de mama, Câncer de próstata,
    Câncer de esôfago, Câncer de vesícula biliar, Doença trofoblástica gestacional, Câncer de cabeça e pescoço, Linfoma de Hodgkin
    Câncer intestinal, Câncer renal, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos, Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de ovário, Câncer de seio, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer na coluna vertebral, Câncer de estômago, Câncer de testículo, Câncer de garganta, Câncer de tireóide, Câncer uterino, Câncer vaginal, Câncer vulvar, Hepatite, Doença crônica. Lúpus, fibromialgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Cyprienne Gueu, fui diagnosticado com HIV em 2015 e, desde então, minha vida virou de cabeça para baixo. Eu até infectou meu marido com o vírus, até ler um testemunho de uma mulher sobre uma curandeira que usa ervas para curar doenças como HIV, verrugas genitais, herpes, hepatite, câncer de mama e muito mais. E ela deixou cair o e-mail dele, que eu costumava entrar em contato com ele e lhe contar sobre o meu problema, ele me garantiu que pode me curar e me disse tudo o que preciso fazer, depois do qual ele me enviou alguns remédios fitoterápicos em Montreal, onde eu estava residindo com meu marido no Canadá. Ele disse que eu e meu marido tomávamos o medicamento por 3 semanas, o que fizemos religiosamente. Agora estamos totalmente curados, agora somos HIV negativos. Mesmo na semana passada, fizemos um teste novamente e tudo foi negativo, graças ao curador Dr'Water por salvar nossa vida. E irei aconselhar qualquer um de vocês que precisou de ajuda sobre esse vírus mortal deve ou deseja aumentar seu sistema imunológico contra o COVID-19, entre em contato com Dr'Water através do seu e-mail: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM ou Whatsapp: +2349050205019
      Ele também pode curar câncer, hepatite, herpes, HPV, doenças da artéria coronária ou qualquer doença. Eu acredito que ele pode ajudá-lo também, obrigado. Se você ainda quiser me perguntar alguma coisa, envie um email para Cypriennegueu81@gmail.com

      Excluir
  2. Prezado,

    Muito obrigada pela sua colaboração.
    Att,
    Equipe da BFM

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada