Pular para o conteúdo principal

ONG Operação Sorriso oferece cem vagas para cirurgia de correção de lábio leporino e fenda palatina

Crianças que passaram pela cirurgia de lábio leporino ilustram a campanha da ONG Operação Sorriso: correção é gratuita

Estima-se que a cada 650 crianças nascidas no Brasil, uma tenha lábio leporino ou fenda palatina (no céu da boca). Para ajudar pessoas que sofrem dessas malformações congênitas, a ONG Operação Sorriso vai selecionar cem pacientes para fazer, gratuitamente, a cirurgia de correção. A triagem acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro.

Fissuras labiopalatinas afetam a estética e a saúde, daí a importância da operação. Originadas na vida embrionária, quando da formação da face , essas deformidades — dependendo da extensão — trazem consequências para fala, deglutição, mastigação , dentição e, principalmente, para a socialização.

— Além disso, a pessoa fica mais vulnerável a infecções respiratórias e de ouvido, porque as mucosas ficam mais expostas — explica o cirurgião plástico Henrique Cintra, voluntário na Operação Sorriso desde 1998 e diretor do Centro de Tratamento para Anomalias Craniofaciais (Ctac) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Segundo o médico, o procedimento corretivo, cuja duração média é de uma a duas horas, é só a primeira fase do tratamento.

— A complementação envolve especialistas em nutrição, odontologia, fonoaudiologia e psicologia — diz.
Em geral, opera-se lábio leporino a partir do terceiro mês de vida. Já a correção de fenda palatina é realizada a partir do primeiro ano de vida. No entanto, mesmo crianças abaixo dessa idade podem participar da triagem.

— Quem não puder fazer a cirurgia no momento, seja criança ou adulto, será atendido e preparado no Ctac — garante Henrique Cintra.

Criança que operou o lábo leporino faz parte da campanha

Saiba mais

A triagem dos pacientes acontecerá nos dias 8 e 9 de outubro, a partir das 8h, na Policlínica Piquet Carneiro. 

Endereço: Avenida Marechal Rondon 381, São Francisco Xavier, Rio de Janeiro.

O que levar

Bastam os documentos de identificação do paciente e do responsável, além de exames de sangue recentes (feitos há seis meses ou menos). Não é necessário fazer inscrição prévia para entrar na seleção.

Quem pode participar

Pessoas de todas as idades podem se candidatar, mas crianças terão prioridade.

Acolhimento

Pacientes e mais um parente que moram fora da cidade do Rio poderão pedir transporte até o hospital, alimentação e hospedagem gratuita à organização. É só requerer tudo no dia da triagem.

Cirurgias

Correções serão feitas entre 12 e 16 de outubro no Hospital Pedro Ernesto, da Uerj.

Mais informações

Pelo telefone (21) 8515-8307. Site: operacaosorriso.org.br.


Fonte: Jornal Extra

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada