Pular para o conteúdo principal

Reforma e ampliação do setor ambulatorial do Huap oferecerá maior qualidade de atendimento


O ambulatório do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) será reformado e ampliado para proporcionar maior qualidade no atendimento ao paciente, melhoria das condições de trabalho da equipe de saúde e criação de ambientes propícios ao ensino da prática dos profissionais da saúde. O setor é responsável por promover o diagnóstico e a orientação terapêutica de pacientes de média e alta complexidades.

Localizado no pavimento térreo, o ambulatório tem consultórios para atendimento às diversas especialidades, dentre elas: cardiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, mastologia, nefrologia, neonatologia, neurologia, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, urologia, fisioterapia, obstetrícia, reumatologia, oncologia, nutrição, serviço social, estomatologia, buco-maxilo-facial, realizando inclusive pequenas cirurgias ambulatoriais. 

A média de atendimentos ambulatoriais realizados nos anos de 2011 e 2012 foi de cerca de 173 mil, entre consultas e procedimentos. Com a reforma proposta, esse número deverá aumentar em pelo menos 20%, passando a atender aproximadamente 34.600 novas consultas. A previsão de atendimentos por ano passará então para 200 mil. 

O projeto de reforma e ampliação da área ambulatorial do Huap respeita a legislação vigente, para melhorar a infraestrutura de atendimento ao paciente e a humanização dos ambientes. Estão sendo planejados 78 consultórios, salas de exame, reestruturação do Centro Cirúrgico Ambulatorial e a projeção de um bloco de enfermagem contemplando sala de curativos, sala de medicamentos e pulsoterapia, sala de inalação e sala de serviço. 

Haverá também a criação de balcões informativos para orientar os pacientes e controlar o fluxo de pessoas nas áreas dos ambulatórios. Toda a infraestrutura será dotada de soluções que, além de garantir o conforto térmico, acústico e de iluminação para os usuários, permitirão reduzir o consumo de energia elétrica e água. O projeto procurou favorecer a ventilação natural e a utilização de um sistema de captação de água de chuva e reuso de águas servidas. 

Na primeira fase da obra será executada a ampliação de um segundo pavimento em estrutura metálica, com acesso em rampa de igual estrutura. Concluído o segundo pavimento, será iniciado o remanejamento de atividades para ele, permitindo a reforma e adequações do primeiro pavimento. 

Todas as soluções foram projetadas visando garantir a segurança necessária ao ambiente hospitalar, de forma a reduzir o seu impacto ambiental. A obra encontra-se em fase de licitação, tendo o aviso de edital publicado da concorrência pública nº 01/2013, em 17 de setembro de 2013. A conclusão das obras está prevista para o segundo semestre de 2014. 

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada