Pular para o conteúdo principal

Acervo digital: biblioteca livre registra mais de 50 mil downloads

Primeira editora universitária a oferecer gratuitamente suas publicações em versão digital, a Eduff (Editora da Universidade Federal Fluminense) tem motivos de sobra para comemorar. Sua Biblioteca Livre acaba de atingir mais de 50 mil downloads. E, segundo seu diretor, professor Mauro Romero Leal Passos, a meta é dobrar esse número em 2015. Atualmente, o acervo dispõe de 98 livros digitais para acesso gratuito.
O serviço foi inaugurado em 2007 com o objetivo de tornar acessíveis ao público livros integrais de pesquisadores da UFF em formato PDF ou E-book, disponíveis no site da editora. No ano passado, a Biblioteca recebeu o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), ampliando em 45% o número de títulos cadastrados.
“Nossa intenção é apresentar novo projeto à Faperj em 2015, ampliando o acervo em mais 50 títulos. Por outro lado, estamos analisando várias obras da Eduff que estão esgotadas e, por um motivo ou outro, não serão reimpressas, para transformá-las em versão digital gratuita”, conta Mauro Romero.
Entre as publicações que são destaque no acervo da Biblioteca, Romero cita o “Programa de apoio acadêmico-português”, com 4.612 acessos. “É nosso principal título e traz informações preciosas para os estudantes com relação aos diversos tipos de texto acadêmico, como resenha, fichamento, relatório, resumo e monografia - além de exercícios e um capítulo dedicado à revisão de coesão/coerência e de regras da língua portuguesa”, afirma o professor.
“Há também ‘Em busca da boa sociedade’, de Selene Herculano, obra de referência das Ciências Sociais; ‘Somos todos criminosos em potencial’, da jornalista Maria Léa Monteiro de Aguiar, o primeiro a ser disponibilizado gratuitamente, e ‘Luis Antônio Pimentel e a vida cultural de Niterói nos anos 1930’, de Ana Paula Campos, sobre o poeta e jornalista que no dia 29 de março completará 103 anos”, acrescenta Romero.
Além dos livros, o acervo conta, ainda, com edições de periódicos científicos, como a revista “Gragoatá”, voltada para a área de Letras e Literatura.
“Nosso objetivo, desde o início, era disponibilizar uma série de obras da editora para a população, não apenas à comunidade da UFF. Isto porque, principalmente, somos uma editora pública e devemos dar o retorno à comunidade em geral, cumprindo um de nossos papéis primordiais, que é a extensão universitária. A Biblioteca Livre aproxima e divulga nossos títulos e autores com a população, em um contato dinâmico”, diz Romero.
E ele completa: “Nossa ideia é atingir todo público leitor, seja brasileiro ou não, em qualquer lugar no mundo. Isso se tornou possível com a internet”.
Para acessar a Biblioteca Livre, basta entrar na página da editora da UFF (www.editora.uff.br), clicar no link da biblioteca, escolher o título que deseja, fazer o cadastro e realizar o download do arquivo. Para se cadastrar, é preciso informar, apenas, o nome completo e criar uma senha.
Fonte: O Fluminense

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada