Pular para o conteúdo principal

Rio assume compromisso global para acabar com a epidemia de Aids até 2030

Pelo menos 200 prefeitos de todo o mundo, entre eles o do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinaram um compromisso para acabar com a epidemia de Aids até 2030. Os prefeitos se comprometeram com uma série de metas, entre elas ter 90% das pessoas soropositivas diagnosticadas, 90% dessas recebendo tratamento, e 90% daquelas que recebem o coquetel com sua carga viral zerada. Se tais metas forem alcançadas em 2020, o número de novas infecções cairá muito, calculam autoridades.

As áreas urbanas são particularmente afetadas pela epidemia. De acordo com relatório do Unaids também divulgado ontem, mais de um quarto dos 35 milhões de casos de infecção por HIV estão nas cidades. Em muitos países, vivem nessas metrópoles mais da metade dos soropositivos. Ainda segundo o levantamento, 50% da população mundial vivem em áreas urbanas. Tal proporção deve chegar a 60% até 2050.

- As cidades são peças-chave para acelerar a resposta e, finalmente, para acabar com a epidemia de Aids - afirmou a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, ao divulgar o compromisso em sua cidade. - Nosso dever é, sobretudo, humano. Como representantes eleitos, nossa escolha é a de demonstrar solidariedade. Em Paris, estamos determinados a assumir nossas responsabilidades e cumprir nossos compromissos.

A prefeitura do Rio acredita que as metas podem ser alcançadas.

- Prefeitos de grandes cidades têm o dever político de oferecer a testagem de maneira mais abrangente, para que as pessoas soropositivas saibam de sua condição e recebam o tratamento precoce - afirmou a subsecretária de Atenção Primária, Promoção e Vigilância em Saúde, Betina Durazni. - O objetivo, a médio e longo prazo, é ter o máximo de pessoas em tratamento para, com isso, reduzir a transmissão e já ter a epidemia sob controle em 2020.

ZERO DISCRIMINAÇÃO

Estima-se, hoje, que, para cada cinco soropositivas, uma pessoa não sabe de sua condição. Já está comprovado cientificamente que os pacientes que recebem tratamento chegam a ter a carga viral zerada e, por isso, deixam de transmitir a doença.

- Esta semana, até por conta do Dia Mundial, estamos com campanhas em todas as nossas unidades de atenção primária para conscientização, testagem e tratamento - contou a subsecretária. - O teste está disponível em todas as nossas unidades, mas, pelo menos duas vezes por ano, a ideia é fazer uma campanha de forma mais intensa.

Até sábado, o mutirão da campanha Teste, Trate, Viva Melhor fará testagens gratuitas em 194 centros de saúde municipais.

Além das metas 90-90-90 do Unaids, os prefeitos também se comprometeram a reduzir o número anual de novas infecções pelo HIV em mais de 75%, de forma que, em 2020, este número seja de 500 mil em todo o mundo. Se tudo correr bem, a cifra seria de apenas 200 mil em 2030.

Com isso, calculam, seriam evitadas pelo menos 21 milhões de mortes em todo o mundo. O compromisso inclui ainda pôr fim à discriminação contra as populações mais vulneráveis (homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas injetáveis e profissionais do sexo) justamente para incentivá-los a buscar, sem medo, o diagnóstico e o tratamento.

Fonte: Jornal Extra


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/rio-assume-compromisso-global-para-acabar-com-epidemia-de-aids-ate-2030-14713502.html#ixzz3Kk6VObPU

Comentários

Populares

UFF Responder: Dengue

 🦟 A elevação do número de casos de dengue no Brasil tem sido motivo de preocupação no âmbito da saúde pública. Entretanto, com a campanha de vacinação, a esperança é que a população esteja imunizada e que a mortalidade caia.  🤔 Para esclarecer as principais dúvidas acerca da dengue, conversamos com a professora Cláudia Lamarca Vitral, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFF. 💬 A docente aborda temas como as razões para o aumento dos casos, as diferenças entre os sorotipos do vírus, sintomas, infecções simultâneas e as principais medidas no combate à proliferação da doença. Além disso, também elucida questões sobre a tão esperada vacina. Leia a matéria completa pelo link: https://bit.ly/3SuOZXV #UFFResponde

Normas Vancouver curiosidades

Normas Vancouver: dia de um manual muito explicativo Como referenciar e citar seguindo o estilo Vancouver. Elaborado pela professora Jeorgina Getil( Fiocruz), o manual é muito explicativo e vai te ajudar nos trabalhos acadêmicos. Este guia baseia-se nas recomendações das “Normas de Vancouver” - Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals, organizadas pelo International Committee of Medical Journal Editors Vancouver Group (www.icmje.org), documento adotado pela grande maioria das revistas científicas nacionais e internacionais da área. ( GENTIL, 208) Fonte: http://www.fiocruz.br/bibsmc/media/comoreferenciarecitarsegundooEstiloVancouver_2008.pdf

Painel Coronavírus

Diariamente, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) divulga dados consolidados sobre o COVID-19. Link:  https://covid.saude.gov.br/

Outubro Rosa

  Outubro chegou! Durante este mês, o Ministério da Saúde traz conteúdos educativos e histórias inspiradoras relacionadas à detecção e ao tratamento do câncer de mama, com o objetivo de levar informações confiáveis à população. Incentive outras mulheres a adotarem práticas saudáveis e buscarem assistência médica em caso de alterações suspeitas. Informar para proteger. Cuidar para viver. Fonte: Ministério da Saúde

NBR 6028:2021 atualizada